Janelas são áreas retangulares que podem ser exibidas em qualquer parte da tela gráfica de um usuário. Em AWT, objetos da classe Window estão associados a essa funcionalidade, sendo que nessa classe são definidos os métodos aplicáveis a qualquer tipo de janela. O pacote Swing oferece a classe JWindow, derivada da classe Window, com esse mesmo tipo de funcionalidade porém adaptada a esse novo framework.
Um objeto Window, no entanto, corresponde a uma janela sem nenhum tipo de "decoração". É mais comum que aplicações gráficas criem janelas através de uma das classes derivadas de Window. Um frame agrega a uma janela as funcionalidades mínimas para que ela possa ser identificada e manipulada pelo usuário da aplicação, tais como uma borda e a barra de títulos com botões de controle da janela. Outro tipo de janela existente em várias aplicações é a janela de diálogo.
Convém destacar da classe Window os métodos show(), para trazer a janela para a frente da tela; dispose(), para eliminar uma janela e liberar os recursos usados por ela usados; e addWindowListener() e removeWindowListener() para associar ou remover objetos manipuladores de eventos de janelas.
© Ivan L. M. Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP