Rótulos

Rótulos são componentes que têm uma apresentação gráfica que não reagem a interações com usuários. O objetivo principal de um rótulo é dar orientações ao usuário.

A classe JLabel define o componente Swing para implementar rótulos. Um rótulo Swing pode estar associando tanto a texto como a imagem. Para criar um objeto rótulo com texto, é possível usar o construtor que recebe uma String ou usar o construtor padrão e depois o método setText(). Por exemplo, para criar um rótulo como abaixo,  as duas possibilidades são:

Exemplo de rótulo
JLabel l1 = new JLabel();
l1.setText("Digite seu nome: ");
JLabel l1 = new JLabel("Digite seu nome: ");

 Rótulos de imagem podem ser criados da mesma forma, sendo necessário neste caso criar o objeto que encapsula a imagem a ser apresentada (um objeto javax.swing.Icon). Por exemplo:

Exemplo de JLabel icônico
Icon img = new ImageIcon("bighand.right.gif");
JLabel l2 = new JLabel();
l2.setIcon(img);
JLabel l2 = new JLabel(new ImageIcon("bighand.right.gif"));

Um mesmo rótulo pode ter as duas representações:

Exemplo de JLabel
Icon img = new ImageIcon("bighand.right.gif");
JLabel l3 = new JLabel();
l3.setText("Digite seu nome");
l3.setIcon(img);
JLabel l3 = new JLabel("Digite seu nome",
                       new ImageIcon("bighand.right.gif"));

Outra propriedade de um rótulo é seu alinhamento (horizontal, vertical), que pode ser alterado com os métodos setHorizontalAlignment() e setVerticalAlignment().  A relação entre o texto e o ícone, quando ambos estão presentes, pode ser alterada com os métodos setHorizontalTextPosition(), setVerticalTextPosition() e setIconTextGap().


© Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP