Rótulos são componentes que têm uma apresentação gráfica que não reagem a interações com usuários. O objetivo principal de um rótulo é dar orientações ao usuário.
A classe
JLabel
define o componente Swing para implementar rótulos.
Um rótulo Swing pode estar associando tanto a texto como a imagem.
Para criar um objeto rótulo com texto, é possível usar
o construtor que recebe uma String ou usar o construtor padrão e depois
o método setText()
. Por exemplo, para criar um rótulo
como abaixo, as duas possibilidades são:
![]() |
JLabel l1 = new JLabel(); l1.setText("Digite seu nome: "); |
JLabel l1 = new JLabel("Digite seu nome: "); |
Rótulos de imagem podem ser criados da mesma forma, sendo
necessário neste caso criar o objeto que encapsula a imagem a ser
apresentada (um objeto javax.swing.Icon
). Por exemplo:
![]() |
Icon img = new ImageIcon("bighand.right.gif"); JLabel l2 = new JLabel(); l2.setIcon(img); |
JLabel l2 = new JLabel(new ImageIcon("bighand.right.gif")); |
Um mesmo rótulo pode ter as duas representações:
![]() |
Icon img = new ImageIcon("bighand.right.gif"); JLabel l3 = new JLabel(); l3.setText("Digite seu nome"); l3.setIcon(img); |
JLabel l3 = new JLabel("Digite seu nome", new ImageIcon("bighand.right.gif")); |
Outra propriedade de um rótulo é seu alinhamento (horizontal,
vertical), que pode ser alterado com os métodos setHorizontalAlignment()
e setVerticalAlignment()
. A relação entre
o texto e o ícone, quando ambos estão presentes, pode ser alterada
com os métodos setHorizontalTextPosition()
, setVerticalTextPosition()
e setIconTextGap()
.
©
Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP