Em algumas situações pode ser de interesse fazer com que o applet interaja com o contexto no qual ele está executando (usualmente, o navegador Web). A interface AppletContext especifica algumas funcionalidades que permitem essa interação.
Para obter o contexto no qual o applet está executando, o método getAppletContext() de Applet é utilizado. Esse método retorna um objeto AppletContext, a partir do qual é possível obter referências a outros applets no mesmo contexto através de uma enumeração, usando o método getApplets(). Alternativamente, se ao applet foi atribuído um nome usando o atributo name na tag APPLET, uma referência a esse applet pode ser obtida através do método getApplet().
Como exemplo, considere a execução de dois applets em uma página, onde um applet tem um campo de texto para obter uma entrada do usuário e o outro tem uma área de texto para exibir as entradas que o usuário digitou na outra janela. O primeiro applet é definido em uma classe Entrada, enquanto que o segundo é definido em uma classe TextAreaApplet. A inclusão em uma página HTML dá-se através de dois elementos APPLET:
<p> <applet code="Entrada.class" width="200" height="100" name="entra"> </applet> <applet code="TextAreaApplet.class" width="200" height="100" name="mostra"> </applet> </p>
A execução desse código deve resultar em algo similar a:
É possível também determinar que o navegador deve carregar um novo documento a partir de um applet, usando o método showDocument() de AppletContext. O argumento para esse método é um objeto localizador uniforme de recursos, do tipo java.net.URL.