IA725 -
Computação Gráfica I
Primeiro Semestre de 2023
Profa. Wu,
Shin - Ting
DCA/
FEEC/ UNICAMP
[Horário]
[Tópicos]
[Livros-Texto]
[Calendário de atividades]
[Critério de Avaliação]
[Notas]
[Moodle]
Horário
Tópicos
- Fluxo de Renderização (OpenGL)
- Fundamentos Matemáticos
- Modelagem Geométrica
- Transformações Geométricas
- Técnicas de Interação
- Transformações Projetivas
- Recortes: Volume de visão
- Modelos de Cor
- Modelo de Iluminação Local e Tonalização
- Percepção Visual
- Rasterização
- Sombra
- Texturização
- Visibilidade
- Processadores Gráficos Modernos
Livros-texto
- Computer Graphics: Principles and Practice in C,
3rd edition
John F. Hughes, Andries van Dam, Morgan McGuire, David F. Sklar, James D. Foley, Steven K. Feiner e Kurt Akeley
Addison-Wesley Professional, 2013
ISBN: 0321399528
Materiais complementares online
- OpenGL® Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 4.3, 8th edition
Dave Shreiner, Graham Sellers, John Kessenich e Bill Licea-Kane
Addison-Wesley Publishing Company, 2013
ISBN: 978-0-321-77303-6
Outras fontes de consulta
- Real-Time Rendering, 3rd edition
Tomas Akenine-Möller, Eric Haines e Naty Hoffman
Taylor & Francis, 2008
ISBN: 978-1-568-81424-7
- OpenGL API Documentation
- Learn Modern OpenGL in C++: uma série de vídeos-tutorial sobre programação da API OpenGL.
Frahaan Hussain
Os tutoriais são muito didáticos, mas os códigos-fonte dos tutoriais nem sempre seguem as especificações.
- OpenGL API Documentation
- OpenGL SuperBible: Comprehensive Tutorial and Reference
Graham Sellers, Richard S. Wright, Jr. , Nicholas Haemel
Addison-Wesley Professional, 2015
ISBN: 0672337479
- OpenGL 4.0 Shading Language Cookbook
David Wolff
Packet, 2013
ISBN: 9781782167020
- Síntese de Imagens: Uma Introdução ao Mundo de Desenho e Pintura dos Sistemas Digitais,
EA978 - Sistemas de Informações Gráficas: Notas de Aula
Wu, Shin - Ting
Avaliações
- Avaliação Individual Escrita, O (20%)
- Estudo Dirigido sobre o tópico da aula no Moodle (20%): até início da aula.
- Atividades práticas (programação), Ai, com base em OpenGL (60%): é imprescindível que o aluno tenha uma placa de vídeo com suporte OpenGL >= 3.0. São discutidas/implementadas nas aulas as soluções dos problemas.
Entrega no Moodle: conforme o prazo definido.
Serão aprovados os alunos que tiverem uma média acima de 5.0 (conceitos A (10.0-8.5), B (8.4-7.0) e C (6.9-5.0)).
Notas
Last modified: Seg Mar 7 17:08:33 -03 2022
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