Segundo Trabalho

Representação de uma imagem em escala de cinza utilizando dois níveis de intensidade (preto e branco) 


   

    Os processos apresentados são descritos abaixo:

·        Modelos Geométricos: Descrição de um objeto por meio do cálculo da posição dos seus vértices e seus respectivos vetores normais;

·        Cenas: Mudança do sistema de referência, permitindo que o modelo seja visualizado a partir de qualquer ponto de vista do espaço (posição da câmera);

·        Projeção: Aplicação da geometria projetiva, mapeando os pontos do volume calculado para os pontos do plano de projeção;

·        Imagem Monocromática: Determinação da luminância de cada ponto da imagem considerando que existam fontes luminosas pertencentes ao modelo;

·        Imagem Discreta: Como o dispositivo de saída é um dispositivo raster (possui número limitado de pontos), somente alguns pontos serão representados;

·        Imagem Digital: A luminância de cada ponto amostrado da imagem deve pertencer a uma faixa limitada e sub dividida em valores inteiros.

 

Quantização

O efeito de quantização é dado pela impossibilidade de se medir uma quantidade infinita de valores de luminância dos pixels. Portanto a quantização ou discretização consiste na codificação dos valores contínuos de cada pixel em intervalos discretos. Em equipamentos que possuem 8 bits para armazenar a luminância, existem 256 diferentes níveis de cinza. O número de bits por pixel corresponde ao número de cores ou tons de cinza que podem ser representados.

 

Apresentação do aplicativo

·         Manual do usuário

Para abrir uma imagem (BitMaP ou Protable GrayMap) o usuário deve clicar sobre o menu Arquivo e logo em seguida, no item Abrir. A tecla de atalho F2 possui o mesmo efeito.

Uma caixa de diálogo solicitará ao usuário que indique o caminho e o nome do arquivo de imagem que deverá ser aberto. :

Com o arquivo escolhido, deve-se clicar sobre o botão Abrir

Uma tela contendo a distribuição das tonalidades estará visível até que o usuário clique sobre o botão X, no canto superior direito.

 

Para visualizar as imagens após a aplicação dos métodos, deve-se clicar sobre o item Próximo ou pressionar a tecla F4. As imagens seguintes representam, respectivamente, os métodos Ordered Dithering, Disperded Dithering (Bayer) e Difusão do Erro (Floyd-Steinberg).

Pode-se verificar a aplicação dos métodos sobre uma imagem sintetizada internamente pelo software clicando sobre o item Exemplo ou pressionado a tecla F3.

   

Com a imagem sendo exibida, a visualização dos métodos segue normalmente com apresentado anteriormente.

O menu Ajuda possui informações sobre a condução do programa e os elaboradores:

 

·         Imagem original colorida (BMP)

O exemplo que será apresentado consiste em uma imagem sintética de uma nave da classe Sovereign. Esta imagem possui 800x448 pixels de resolução espacial e 24 bits de resolução radiométrica.

 

·         Imagem original em tons de cinza

Alguns processos para a conversão de uma imagem colorida para uma imagem com 256 níveis de luminância (L) foram analisados, dentre eles:

·        Exibição de apenas um dos canais (vermelho, verde ou azul)

·        Cálculo da componente Y (luminância) do modelo de cor NTSC–YIQ:

;

·        Cálculo da média dos componentes vermelho, verde e azul:

            Este último método mostrou um melhor efeito visual para as imagens utilizadas como exemplo.

 

·         Imagem original (PGM)

O arquivo do tipo PGM (Portable GrayMap) é composto de informações, sob a forma de texto, sobre a luminância de cada ponto. Estes valores são números inteiros pertencentes ao intervalo [0; 255].

Os arquivos que foram submetidos ao teste são: Lena.pgm e Gray_scale.pgm.

 

Aproximação da técnica Meio-Tom por aglomeração de pixels (Clustered-Dots)

·           Introdução

Existem dispositivos que possuem um número limitado de cores. Serão analisados os dispositivos que podem produzir apenas duas tonalidades de cinza (preto e branco).

Em equipamentos de característica analógica, como por exemplo, uma impressora jato de tinta, a representação das diferentes tonalidades de cinza são feitas com diferentes áreas de preenchidas com tinta em torno do ponto.

Ao contrário dos equipamentos analógicos, a representação de imagens em dispositivos raster é feita em cada um dos seus elementos de tamanho fixo. Desta maneira as diferentes luminâncias são representadas por aglomerados de pontos que, a uma certa distância, o olho humano não diferencia os pixels pretos dos brancos, gerando a impressão de uma tonalidade intermediária entre estas luminâncias.

Uma máscara deve percorrer toda a matriz dos pontos da imagem original. Esta máscara (matriz quadrada de ordem N) possui os valores das porcentagens em relação ao limite máximo de luminância permitido, no caso 255. O número de tons de cinza que serão exibidos pode ser calculado da seguinte maneira:

            Para está aplicação, será utilizada uma matriz de ordem 4, gerando assim 17 diferentes tonalidades da luminância.

            Quando a máscara percorre a imagem, os valores de luminância são comparados com os elementos da máscara. Caso o valor esteja acima do limiar estabelecido pela máscara, o pixel recebe o valor máximo de luminância (branco), caso contrário, o valor atribuído ao pixel da imagem recebe o valor 0 (preto).

Várias máscaras com os limiares de luminância podem ser determinadas de acordo com a aplicação.

·         Método Ordered Dithering

            Esta técnica simula o preenchimento utilizado por uma impressora jato de tinta, onde o preenchimento dos pixels ocorre radialmente, do centro para o exterior.

            Os valores da matriz abaixo não representam valores de luminância, mas os índices de cada limiar.

·           Resultados obtidos

 

 

Dispersão (Dithering)

·         Introdução

De maneira semelhante ao apresentado anteriormente, a dispersão compara os valores de intensidade da imagem  com uma máscara de limiares. Caso o valor da intensidade seja maior do que o limiar, a nova cor do pixel será branca, caso contrário recebe o valor preto.

A principal diferença entre os métodos é a distribuição dos limiares na máscara.

·         Método Dispersed Dithering (Bayer)

Esta técnica gera tonalidades mais homogêneas, pois os limiares da máscara não se encontram adjacentes, como no método Ordered Dithering. Esta distribuição gera a impressão de uma quantidade maior de valores de luminância.

Para o cálculo dos limiares da máscara, temos:

 

 

Para o exemplo da aplicação, temos 17 diferentes tonalidades de cinza, sendo necessário uma matriz de ordem 4:

Substituindo os valores das matrizes D e U, temos:

 

·           Resultados obtidos

 

 

Difusão do Erro

·         Introdução

            Quando a matriz dos métodos anteriores percorrem a imagem, os valores de cada pixel é alterado para branco ou preto, sem considerar grandes diferenças de intensidades: uma luminância pouco acima da metade possuirá a mesma cor de uma luminância próxima ao limite superior.

            Para evitar grandes discrepâncias, este método considera o a diferença entre o valor original e um limiar previamente definido. Este erro é distribuído para os pixels vizinhos.

            Ao contrário dos outros métodos, na Difusão de Erro existe apenas um limiar de comparação. Este limar pode ser desde um valor definido pelo usuário até uma constante obtida após um tratamento estatístico da imagem. Nesta aplicação, o limiar escolhido equivale a 70% da média das luminâncias da imagem.

            O  erro de cada pixel é calculado pela diferença entre a luminância do pixel e o limiar. Caso o erro seja positivo, a nova intensidade do pixel analisado será branca, caso contrário, receberá o valor preto.

            A diferença será distribuída entre os pixels vizinhos, seguindo uma máscara de distribuição de pesos.

·         Método Floyd-Steinberg

            A máscara utilizada distribui os pesos somente para os pixels que ainda não foram visitados, ou seja, o pixels à direita e abaixo do pixel analisado.

           Como o pixel analisado corresponde ao elemento central da matriz, os elementos que serão analisados na imagem não incluirão as bordas. Como a borda direita e a borda inferior não serão analisadas, mas receberam a propagação do erro, as luminâncias destes elementos  não deverão ser consideradas válidas.

·           Resultados obtidos

 

Arquivo Executável Código Fonte

 

  


Última atualização: segunda-feira, 16 de junho de 2003