Estudo Dirigido - Modelos de Iluminação
- Comente a seguinte afirmação: "Fotorealismo em Computação Gráfica
envolve dois componentes: representação geométrica precisa e boa
descrição física dos efeitos luminosos numa cena."
- Como os diferentes algoritmos de visibilidade podem ser
combinados com os modelos de iluminação para gerar uma imagem
"fotorealística"?
- Os modelos de iluminação adotados em Computação Gráfica se baseiam
nos modelos desenvolvidos pelos físicos. Como é a interação entre
a luz e os objetos numa cena segundo a Ótica Geométrica?
- Como se modela a interação entre a luz e os objetos usando os
princípios energéticos?
- Em Computação Gráfica distingue-se o "modelo de iluminação local" e o
"modelo de iluminação global". Qual é a diferença entre estes
dois modelos?
- Como se pode classificar as fontes emissoras de luz quanto ao tipo
de feixe luminoso emitido?
- Como se pode modelar a intensidade luminosa emitida por uma fonte?
- Quais são os principais modificadores da trajetória e da intensidade de
um raio luminoso num modelo de iluminação
geométrico simplificado?
- Por que as propriedades físicas (material) e geométricas da superfície dos
objetos são importantes na determinação da intensidade
luminosa em cada ponto de uma superfície?
- O que você entende por superfícies lambertianas?
- O que você entende por fator de atenuação?
- Comente a afirmação: "A luz ambiente é uma forma empírica de
considerar todas as multireflexões entre os objetos de uma cena."
- O modelo de iluminação mais popular em Computação Gráfica
é o modelo de Phong. Neste modelo a luz refletida por uma superfície
é decomposta em dois componentes: luz difusa e luz especular. Explique
como cada um afeta na aparência visual de uma superfície.
- Quando a fonte luminosa é muito distante do objeto, a componente
difusa é praticamente
igual para todos os pontos da superfície? Justifique.
- No modelo de Phong a intensidade da luz especular depende do ângulo entre
o observador V e o raio refletido R, e o expoenete
de reflexão especular do material n. Exprime R em função
do vetor normal da superfície N e do vetor da luz
incidente L.
- Em algumas aplicações o termo R.V é substituído
por N.H, onde H é o halfway vector. Mostre que os
dois termos não são iguais e, portanto, para o mesmo expoente n
podemos ter diferentes efeitos especulares.
- Quando o termo N.H pode ser aplicado vantajosamente na
determinação
do componente especular num ponto da superfície?
- Como se especifica o comportamento de uma superfície em relação
à luz ambiente, à luz difusa e à luz especular no modelo de Phong?
- Considere que o coeficiente de reflexão difusa do objeto seja igual
a (0.8,0.4,0.0) e a fonte luminosa seja azul (0,0,1). Qual é a cor
do objeto que "veremos"? Justifique.
- Se o objeto da questão anterior for iluminado por uma luz verde (0,1,0),
qual será a cor que "veremos"? Justifique.
- O que você entende por fator de opacidade?
- Para acelerar a determinação da intensidade em todos os pontos visíveis,
adota-se em Computaçào Graáfica diferentes técnicas de interpoalção. Quais são as
três mais conhecidas?
- Qual é a diferença básica entre modelos de iluminação e tonalização?
- O que você entende por Bandas de Mach? Quando elas aparecem?
- Por que na tonalização de Gouraud pontos especulares no meio de
uma face não aparecem
na imagem final? Qual solução você adotaria para contornar este problema?
- Comente: "Na tonalização de Phong os efeitos de bandas de Mach são bastante reduzidos."
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