Aula 2
Dia 15/03/2002
O artigo de preparação elaborado pelos participantes foi sobre
"O que é aprendizagem colaborativa".
Em sala, os participantes foram organizados em grupos para discutir os aspectos
positivos ou os aspectos negativos do uso da tecnologia para apoiar a aprendizagem
colaborativa. As posições foram debatidas em sessão
plenária, ao final da aula.
Algumas posições relativas a essas discussões são
reproduzidas a seguir.
Exemplos negativos do uso do computador
coordenador de grupo: david b.
A introdução do computador na educação acontece
desde os primeiros anos,
como a alfabetização e em alguns casos se torna ferramenta
de trabalho
quase que único em diversos cursos durante a vida de muitos. O que
não
se deseja:
- Nas escolas infantis: que o virtual chegasse antes do real, comprometendo
o aprendizado da vida,
- Que o computador não padronizasse a vida, com seus
modelos pré-defindios de fazer as coisas, limitando nossa criatividade,
como já denunciou Marx quando criticava a fábrica e o condicionamento
do homem pela mecanização.
- Que ele não nos escravizasse, sem computador não penso,
não faço, cruzo os braços e espero. Nãso há
alternativas sem ele.
- Que não modelasse minha percepção do outro ( o
humano) nos mesmos critérios de tempo de resposta, de banco de dados.
Os seres humanos não são máquinas, eu não devo
ser uma.
- Que ele não me iludisse com suas fantasias coloridas, espetaculares,
roubando o olhar crítico, a análise do conteúdo.
- Que ele respeitasse minha capacidade de absorver informações
sem me condicionar e escravizar a leitura constante, incessante, maquinal
de tudo que ele pode disponibilizar.
- Que ele pudesse me acompanhar um pouco mais, sem envelhecer tão
depressa, tornando-se obsoleto e lerdo, da noite para o dia. Investimento
caro, de hardware condicionado por softwares que nem sempre são tão
melhores como se afirma.
- Que ele não reinasse nas escolas sózinho, na sala fechada
, onde os humanos mortais não têm como alcançá-lo
com sua limitada tecnologia pedagógica.
- Que ele não nos dominasse com suas simulações
do real, com a falsa certeza de que tudo pode ser visto com os olhos dos
software, das perspectivas, dos relatórios, fazendo real perdesse
sua significação.
- Que ele não dominasse os professores e modelasse sua capacidade
de ensinar, deformando sua criatividade e aprisionando-os em suas perspectivas
pensadas por outros.
- Que nunca se tornasse o elemento principal, mas sempre o coadjuvante
na aula.
- Que o ensino fosse sempre voltado para o "aprender a aprender" e não
ficasse reduzido a " aprender a usar" onde a ferramenta se torna mais
importante que o conteúdo.
( Coordenadores para os temas david, luciano, ludimila, mauricio)
Preparação para a aula 3
Para a próxima aula, prepare um artigo sobre o mote modelagem:
o que é e como pode ser usada para auxiliar a construção
de ambientes computacionais?