Aula 2


Dia 15/03/2002

O artigo de preparação elaborado pelos participantes foi sobre "O que é aprendizagem colaborativa".

Em sala, os participantes foram organizados em grupos para discutir os aspectos positivos ou os aspectos negativos do uso da tecnologia para apoiar a aprendizagem colaborativa. As posições foram debatidas em sessão plenária, ao final da aula.

Algumas posições relativas a essas discussões são reproduzidas a seguir.

Exemplos negativos do uso do computador

coordenador de grupo: david b.

A introdução do computador na educação acontece desde os primeiros anos,
como a alfabetização e em alguns casos  se torna ferramenta de trabalho
quase que único em diversos cursos durante a vida de muitos. O que não
se deseja:
  1. Nas escolas infantis:  que o virtual chegasse antes do real, comprometendo o aprendizado da vida,
  2. Que o computador  não padronizasse a  vida, com seus modelos pré-defindios de fazer as coisas, limitando nossa criatividade, como já denunciou Marx quando criticava a fábrica e o condicionamento do homem pela mecanização.
  3. Que ele não nos escravizasse, sem computador não penso, não faço, cruzo os braços e espero. Nãso há alternativas sem ele.
  4. Que não modelasse minha percepção do outro ( o humano) nos mesmos critérios de tempo de resposta, de banco de dados. Os seres humanos não são máquinas, eu não devo ser uma.
  5. Que ele não me iludisse com suas fantasias coloridas, espetaculares, roubando o olhar crítico, a análise do conteúdo.
  6. Que ele respeitasse minha capacidade de absorver informações sem me condicionar e escravizar a leitura constante, incessante, maquinal de tudo que ele pode disponibilizar.
  7. Que ele pudesse me acompanhar um pouco mais, sem envelhecer tão depressa, tornando-se obsoleto e lerdo, da noite para o dia. Investimento caro, de hardware condicionado por softwares que nem sempre são tão melhores como se afirma.
  8. Que ele não reinasse nas escolas sózinho, na sala fechada , onde os humanos mortais não têm como alcançá-lo com sua limitada tecnologia pedagógica.
  9. Que ele não nos dominasse com suas simulações do real, com a falsa certeza de que tudo pode ser visto com os olhos dos software, das perspectivas, dos relatórios,  fazendo real perdesse sua significação.
  10. Que ele não dominasse os professores e modelasse sua capacidade de ensinar, deformando sua criatividade e aprisionando-os em suas perspectivas pensadas por outros.
  11. Que nunca se tornasse o elemento principal, mas sempre o coadjuvante na aula.
  12. Que o ensino fosse sempre voltado para o "aprender a aprender" e não ficasse reduzido a " aprender a usar"  onde a ferramenta se torna mais importante que o conteúdo.
( Coordenadores para os temas david, luciano, ludimila, mauricio)

Preparação para a aula 3

Para a próxima aula, prepare um artigo sobre o mote modelagem: o que é e como pode ser usada para auxiliar a construção de ambientes computacionais?