next up previous contents
Next: Instruções de desvios Up: Codificação binária Previous: Instruções com operando imediato   Sumário

Instruções de transferência

A forma primordial de transferência de dados ocorre através da instrução MOVE, que recebe dois operandos, respectivamente o endereço efetivo do operando fonte e o endereço efetivo do destino. Três formas básicas desta instrução são

Instrução Codificação
MOVE <ea>,<ea> 00.ss.ttt.nnn.mmm.rrr
MOVEA <ea>,An 00.ss.ttt.001.mmm.rrr
MOVEQ #<data>,Dn 0111.rrr.0.vvvvvvvv

Para a forma MOVE, os campos são:

ss
campo de tamanho do operando, sendo
byte word long
01 11 10

ttt.nnn
o registrador (ttt) e o modo (nnn) de endereçamento do operando destino, sendo permitidos apenas os modos de endereçamento de dados alteráveis;

mmm.rrr
o modo e registrador do operando fonte, sendo permitidos todos os modos de endereçamento.

No exemplo da instrução MOVE.W D5,-(A7), a seqüência de bits da instrução codificada será 00 (código da operação), 11 (comprimento word). O destino é especificado como o registrador de endereço A7 (111) no modo indireto pré-decrementado (100) -- portanto, a seqüência de bits para o endereço efetivo do destino será 111100. O operando fonte é o registrador de dados D5 (101) acessado no modo direto (000). Portanto, a seqüência de bits para o operando fonte será 000101. Portanto, a instrução é codificada pela palavra $3F05.

Para a forma MOVEA, o campo de tamanho (ss) pode assumir apenas os valores 11 (word) ou 10 (long). Os demais campos equivalem à descrição de MOVE.

A forma MOVEQ tem apenas um tamanho de operando, long. O campo rrr identifica o registrador de dados (destino) e vvvvvvvv é o campo de valor imediato de oito bits que são estendidos para um operando long.


next up previous contents
Next: Instruções de desvios Up: Codificação binária Previous: Instruções com operando imediato   Sumário
Ivan L. M. Ricarte 2003-02-14