UML é a Unified Modeling Language, padrão para a representação de modelagens utilizadas no desenvolvimento orientado a objetos. Um dos componentes mais difundidos de UML é o seu diagrama de classes.
A representação de classes em diagramas UML contempla três tipos básicos de informação: o nome da classe, os seus atributos e os seus métodos. Graficamente, um retângulo com três compartimentos internos representa esses grupos de informação, como ilustrado a seguir para uma classe Aluno:
A especificação de uma classe é composta por três regiões:
Um identificador para a classe, que permite referenciá-la posteriormente -- por exemplo, no momento da criação de um objeto.
O conjunto de propriedades da classe. Para cada propriedade, especifica-se:
nome: um identificador para o atributo.
tipo: o tipo do atributo (inteiro, real, caráter, outra classe, etc.)
valor_default: opcionalmente, pode-se especificar um valor inicial para o atributo.
visibilidade: opcionalmente, pode-se especificar o quão acessível é um atributo de um objeto a partir de outros objetos. Valores possíveis são:
O conjunto de funcionalidades da classe. Para cada método, especifica-se sua assinatura, composta por:
nome: um identificador para o método.
tipo: quando o método tem um valor de retorno, o tipo desse valor.
lista de argumentos: quando o método recebe parâmetros para sua execução, o tipo e um identificador para cada parâmetro.
visibilidade: como para atributos, define o quão visível é um método a partir de objetos de outros classes.