Vetores

Um vetor é uma estrutura de dados que, assim como um arranjo, permite acesso direto a seus elementos através da especificação de sua posição. Ao contrário de um arranjo, no entanto, um vetor não tem tamanho fixo.

Em Java, vetores são implementados pela classe java.util.Vector. Objetos dessa classe têm internamente um arranjo de objetos. A diferença para um Object[] é que objetos vetores lidam transparentemente com as necessidades de criar mais espaço para ampliar o vetor, enquanto arranjos em Java são de tamanho fixo e pré-determinado.

Quando um objeto vetor é criado, pela invocação de um dos construtores da classe, seu conteúdo é inicialmente vazio. Os métodos para manipular o conteúdo de um vetor são:

addElement(Object)
Adiciona o objeto especificado na próxima posição do vetor, sendo a primeira posição associada ao índice 0;
elementAt(int)
Retorna o objeto armazenado na posição especificada do vetor;
insertElementAt(Object, int)
Adiciona o objeto na posição especificada, deslocando os demais elementos para a frente;
removeElementAt(int)
Remove o objeto armazenado na posição especificada, deslocando os demais objetos para que a posição liberada seja ocupada;
setElementAt(Object, int)
Muda o objeto armazenado na posição especificada pelo objeto especificado no argumento;
removeAllElements()
Limpa o conteúdo do vetor;
size()
indica o número de elementos no vetor.

Além desses métodos, a classe Vector oferece alguns mecanismos de acesso aos elementos a partir do contéudo:

contains(Object)
Retorna true se o objeto especificado é igual a algum objeto armazenado no vetor; e
indexOf(Object)
Como acima, mas retornando o índice no vetor do objeto igual ao especificado, ou -1 se não há objeto igual.

© Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP

Last modified: Fri Jul 7 14:02:01 EST 2000