Métodos

A forma genérica para a definição de um método em uma classe é

     [modificador]  tipo  nome(argumentos) {
          corpo do método
     }

onde

Métodos são essencialmente procedimentos que podem manipular atributos de objetos para os quais o método foi definido. Além dos atributos de objetos, métodos podem definir e manipular variáveis locais; também podem receber parâmetros por valor através da lista de argumentos.

Uma boa prática de programação é manter a funcionalidade de um método simples, desempenhando uma única tarefa. O nome do método deve refletir de modo adequado a tarefa realizada. Se a funcionalidade do método for simples, será fácil encontrar um nome adequado para o método.

Como ocorre para a definição de atributos, a definição de métodos reflete de forma quase direta a informação que estaria presente em um diagrama de classes UML, a não ser por uma diferença vital: o corpo do método.

Métodos de mesmo nome podem co-existir em uma mesma classe desde que a lista de argumentos seja distinta, usando o mecanismo de sobrecarga.


© Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP

Last modified: Wed Jun 28 16:08:54 EST 2000