Desenvolvimento de aplicações gráficas

A linguagem Java oferece, dentre as funcionalidades incorporadas à sua API padrão, um extenso conjunto de classes e interfaces para o desenvolvimento de aplicações gráficas. Esse conjunto facilita a criação de saídas na forma gráfica e de interfaces gráficas com usuários (GUIs), tanto na forma de aplicações autônomas como na forma de applets.

Aplicações gráficas são criadas através da utilização de componentes gráficos, que estão agrupados em dois grandes pacotes: java.awt e javax.swing.

AWT é o Abstract Windowing Toolkit, sendo definido através das classes do pacote java.awt e seus subpacotes, tais como java.awt.event. Essas classes agrupam as funcionalidades gráficas que estão presentes desde a primeira versão de Java, que operam tendo por base as funcionalidades de alguma biblioteca gráfica do sistema onde a aplicação é executada.

Já o pacote javax.swing é uma extensão definida a partir de AWT que define componentes gráficos que utilizam exclusivamente Java (lightweight components), com funcionalidades e aparência independentes do sistema onde a aplicação é executada.


© Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP

Last modified: Sat Aug 12 09:40:15 Hora padrão leste Am. Sul 2000