Pilhas

Uma pilha é uma estrutura de dados com padrão de acesso LIFO (Last-In, First-Out), ou seja, o último elemento que é armazenado é obrigatoriamente o primeiro elemento a ser retirado.

Em Java, pilhas de objetos são implementadas por objetos da classe java.util.Stack. O método construtor cria uma pilha vazia.

Os dois métodos fundamentais associados a uma pilha devem permitir inserir um elemento no topo da pilha e remover o elemento do topo da pilha. Para inserir um novo objeto no topo da pilha, o método void push(Object) é utilizado. Para retirar o objeto que está no topo da pilha, o método Object pop() é usado.

Além desses dois métodos, a classe Stack oferece as seguintes funcionalidades:

Object peek()
Retorna o objeto que está no topo da pilha sem removê-lo;
int search(Object)
Retorna a profundidade em relação ao topo (distância 0) em que está armazenada a primeira ocorrência do objeto igual ao especificado, ou -1 se não há tal ocorrência na pilha;
boolean empty()
Verdadeiro se a pilha estiver vazia.

© Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP

Last modified: Fri Jul 7 14:04:32 EST 2000