Vetores
Um vetor é uma estrutura de dados que, assim como um
arranjo, permite acesso direto a seus elementos através da
especificação de sua posição. Ao contrário de um arranjo, no
entanto, um vetor não tem tamanho fixo.
Em Java, vetores são implementados pela classe
java.util.Vector
.
Objetos dessa classe têm internamente um arranjo de objetos. A diferença
para um Object[] é que objetos vetores lidam transparentemente
com as necessidades de criar mais espaço para ampliar o vetor, enquanto
arranjos em Java são de tamanho fixo e pré-determinado.
Quando um objeto vetor é criado, pela invocação de um dos construtores da
classe, seu conteúdo é inicialmente vazio. Os métodos para manipular o
conteúdo de um vetor são:
- addElement(Object)
- Adiciona o objeto especificado na próxima posição do vetor, sendo a
primeira posição associada ao índice 0;
- elementAt(int)
- Retorna o objeto armazenado na posição especificada do vetor;
- insertElementAt(Object, int)
- Adiciona o objeto na posição especificada, deslocando os demais
elementos para a frente;
- removeElementAt(int)
- Remove o objeto armazenado na posição especificada, deslocando os
demais objetos para que a posição liberada seja ocupada;
- setElementAt(Object, int)
- Muda o objeto armazenado na posição especificada pelo objeto
especificado no argumento;
- removeAllElements()
- Limpa o conteúdo do vetor;
- size()
- indica o número de elementos no vetor.
Além desses métodos, a classe Vector oferece alguns mecanismos
de acesso aos elementos a partir do contéudo:
- contains(Object)
- Retorna true se o objeto especificado é igual a algum
objeto armazenado no vetor; e
- indexOf(Object)
- Como acima, mas retornando o índice no vetor do objeto igual ao
especificado, ou -1 se não há objeto igual.
© Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP
Last modified: Fri Jul 7 14:02:01 EST 2000