A linguagem Java oferece, dentre as funcionalidades incorporadas à sua API padrão, um extenso conjunto de classes e interfaces para o desenvolvimento de aplicações gráficas. Esse conjunto facilita a criação de saídas na forma gráfica e de interfaces gráficas com usuários (GUIs), tanto na forma de aplicações autônomas como na forma de applets.
Aplicações gráficas são criadas através da utilização de
componentes gráficos, que estão
agrupados em dois grandes pacotes: java.awt
e javax.swing
.
AWT é o Abstract Windowing Toolkit, sendo definido
através das classes do pacote
java.awt
e seus subpacotes, tais como
java.awt.event
.
Essas classes agrupam as funcionalidades gráficas que estão
presentes desde a primeira versão de Java, que
operam tendo por base as funcionalidades de alguma biblioteca gráfica
do sistema onde a aplicação é executada.
Já o pacote
javax.swing
é uma extensão definida a partir de AWT que
define componentes gráficos que utilizam exclusivamente Java
(lightweight components), com funcionalidades e aparência
independentes do sistema onde a aplicação é executada.
©
Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP