Classes em UML
Em UML (Unified Modeling Language), a
representação para uma classe no diagrama de classes é expressa na forma:
A especificação de uma classe é composta por três regiões:
- Nome da classe
- Um identificador para a classe, que permite referenciá-la
posteriormente -- por exemplo, no momento da criação de um
objeto.
- Atributos
- O conjunto de propriedades da classe. Para cada propriedade,
especifica-se:
- nome: um identificador para o atributo.
- tipo: o tipo do atributo (inteiro, real, caráter,
etc.)
- valor_default: opcionalmente, pode-se especificar um
valor inicial para o atributo.
- visibilidade: opcionalmente, pode-se especificar o quão
acessível é um atributo de um objeto a partir de
outros objetos. Valores possíveis são:
- (privativo), nenhuma visibilidade
externa;
+ (público), visibilidade externa
total; e
# (protegido), visibilidade externa
limitada.
- Métodos
- O conjunto de funcionalidades da classe. Para cada método,
especifica-se sua assinatura, composta por:
- nome: um identificador para o método.
- tipo: quando o método tem um valor de retorno, o tipo
desse valor.
- lista de argumentos: quando o método recebe parâmetros
para sua execução, o tipo e um identificador para cada
parâmetro.
- visibilidade: como para atributos, define o quão visível
é um método a partir de objetos de outros classes.
©
Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP
Last modified: Tue Jun 27 17:44:58 EST 2000