IA725 -
Computação Gráfica I
Primeiro Semestre de 2022
Profa. Wu,
Shin - Ting
DCA/
FEEC/ UNICAMP
[Horário]
[Tópicos]
[Livros-Texto]
[Calendário de atividades]
[Critério de Avaliação]
[Notas]
Horário
Estamos retornando às atividades presenciais depois de quatro semestres. Vamos trabalhar juntos para um retorno responsável e seguro. Por favor, siga às riscas as medidas sanitárias recomendadas:
- Leia com atenção os protocolos sanitários elaborados pela Pró-Reitoria de Graduação.
- Tenha em mãos EducaSaude para acompanhamento do estado de saúde nos campi da Unicamp. Basta baixar o aplicativo Unicamp Serviços no Play Store.
- Dentro da sala de aula: higienizar as mãos com álcool em gel, evitar conversas paralelas com colegas sem distanciamento, manter a sala arejada (o aparelho de ar condicionado não tem troca com ar externo), usar continua e corretamente máscaras com mínimo 3 camadas de proteção (cirúrgicas ou PFF2/N95).
Tópicos
- Fluxo de Renderização (OpenGL)
- Fundamentos Matemáticos
- Modelagem Geométrica
- Transformações Geométricas
- Técnicas de Interação
- Transformações Projetivas
- Recortes: Volume de visão
- Modelos de Cor
- Modelo de Iluminação Local e Tonalização
- Percepção Visual
- Rasterização
- Sombra
- Texturização
- Visibilidade
- Processadores Gráficos Modernos
Livros-texto
- Computer Graphics: Principles and Practice in C,
3rd edition
John F. Hughes, Andries van Dam, Morgan McGuire, David F. Sklar, James D. Foley, Steven K. Feiner e Kurt Akeley
Addison-Wesley Professional, 2013
ISBN: 0321399528
- OpenGL® Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 4.3, 8th edition
Dave Shreiner, Graham Sellers, John Kessenich e Bill Licea-Kane
Addison-Wesley Publishing Company, 2013
ISBN: 978-0-321-77303-6
Outras fontes de consulta
- Learn Modern OpenGL in C++: uma série de vídeos-tutorial sobre programação da API OpenGL.
Frahaan Hussain
Os tutoriais são muito didáticos, mas os códigos-fonte dos tutoriais nem sempre seguem as especificações.
- OpenGL API Documentation
- OpenGL SuperBible: Comprehensive Tutorial and Reference
Graham Sellers, Richard S. Wright, Jr. , Nicholas Haemel
Addison-Wesley Professional, 2015
ISBN: 0672337479
- OpenGL 4.0 Shading Language Cookbook
David Wolff
Packet, 2013
ISBN: 9781782167020
- Síntese de Imagens: Uma Introdução ao Mundo de Desenho e Pintura dos Sistemas Digitais,
EA978 - Sistemas de Informações Gráficas: Notas de Aula
Wu, Shin - Ting
Avaliações
- Avaliação Individual Escrita, O (20%)
- Atividades práticas (exercícios ou programação), Ai, com base em OpenGL (60%): é imprescindível que o aluno tenha uma placa de vídeo com suporte OpenGL >= 3.0
Entrega no Moodle: conforme o prazo definido.
- Resumos dos tópicos de cada aula em até 500 palavras, Rj (20%)
Entrega no Moodle: até um dia antes da aula.
Serão aprovados os alunos que tiverem uma média acima de 5.0 (conceitos A (10.0-8.5), B (8.4-7.0) e C (6.9-5.0)).
Notas
Last modified: Seg Mar 7 17:08:33 -03 2022
Back to home page.
"Esta página, assim como todas as páginas sob esta
mesma árvore, não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo
não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A
responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do
autor."
"This page, as well as all pages
under this same tree, is not an official publication from UNICAMP;
its content has not been verified and/or edited by this
institution. The author is solely responsible by its
contents."