Aula
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Dia
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Tópico |
Leitura |
Exercícios |
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01/março
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Fluxo de Renderização (OpenGL)
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Hughes:
Capítulos 1 e 16; Redbook:
Capitulo 1;
Official OpenGL website |
Instale as
bibliotecas de desenvolvimento dos programas em OpenGL nos computadores pessoais: Windows, Linux, Mac, Freeglut - The Free OpenGL Utility Toolkit, The OpenGL Extension Wrangler Library, GLM - OpenGL Mathematics
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Percepção Visual
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Hughes: Capítulo 5; Apostila: Capítulo 1 |
Assista os seguintes vídeos:
The science behind optical illusions: Video reveals how easy it is to fool our brains into seeings,
Gestalt Principles of Perception - With Examples,
Motion Induced Blindness,
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3
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08/março
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Revisão de Conceitos Matemáticos
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Hughes: Capítulo 7;
Apostila: Seção 3.1
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Resolva os exercícios: 7.1, 7.2, 7.3, 7.4, 7.5, 7.6, 7.9
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Um Programa em OpenGL
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Redbook: apêndice A
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Analise a estrutura dos arquivos de códigos-fonte de Redbook e gere os executáveis a partir dos programas das pastas "ch03_drawcommands" e "ch03_instancing".
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06-09/março
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Alteração de matrícula em disciplinas do 1o período letivo de 2016
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15/março
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Modelagem Geométrica
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Hughes:
Capítulo
8; Redbook: Capítulo 3;
Apostila: Seções 3.2 e 3.3
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Implemente um programa que desenha um tetraedro regular com um dos seus lados (2cm) coincidente com o eixo x do referencial. Os vetores normais das suas faces fixados nos respectivos baricentros devem ser desenhados também.
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22/março
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Transformações Geométricas (transparências) |
Hughes: Capítulo 11; Redbook: Capitulo 5
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Resolva os exercícios 11.10, 11.12, 11.13, 12.4, 12.5 e 12.6. Insira o controle por esfera virtual (virtual-sphere control) para rodar o tetraedro: (1) obter as coordenadas de mouse; (2) transformá-las para o espaço do tetraedro; (3) determinar o ângulo de rotação; e (4) construir a matriz de rotação.
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8
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Discussões sobre implementações em OpenGL e Transformações Projetivas (transparências)
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Hughes: Capítulos 12 e 13; Redbook: Capitulo 5
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Resolva 13.1, 13.2 e 13.3. Insira no seu programa a função que chaveia a projeção da sua cena de tetraedro entre projeção paralela, projeção perspectiva com um ponto de fuga, projeção perspectiva com dois pontos de fuga e projeção perspectiva com três pontos de fuga. Utilize glutCreateMenu para criar um menu de alternativas. |
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29/março
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05/abril
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Recorte (transparências)
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12/abril
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Primeira Avaliação
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19/abril
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Modelos de Cor (transparências) |
Hughes: Capítulos 28,
Apostila: Capítulo 7 |
Resolva 28.1, 28.5 e 28.7. Insira no seu programa a função que altera a croma (H aumenta o ângulo; h reduz o ângulo no disco de cor), saturação (S aumenta o branco; s reduz o branco) e a luminância (V aumenta o brilho; v reduz o brilho) da cor do tetraedro.
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26/abril
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Modelos de Iluminação Local e Tonalização (transparências)
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Hughes: Capítulos 26 e 27,
Apostila: Capítulo 8 |
Resolva 26.1, 26.2, 26.5, 26.12, 26.13, 27.1, 27.3 e 27.4. Adicione na sua cena uma fonte de luz branca. Aplique o modelo de iluminação Phong e três tipos de tonalização (Flat, Gouraud e Phong) para "colorir" o tetraedro da sua cena conforme as explicações em
Redbook: Capítulo 7.
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03/maio
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Rasterização |
Hughes: Capítulo 15; Apostila: Capítulos 10 e 11 |
Derive a equação do ponto de intersecção em coordenadas baricêntricas de Listing 15.16. Resolva 15.2, 15.5 e 15.6
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10/maio
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Texturização |
Hughes: Capítulo 20;
Apostila: Capítulo 12 |
Resolva 20.4. Adicione uma textura bump sobre o tetraedro da sua cena conforme as explicações em
Redbook: Capítulo 8 (Exemplo 8.9) e Simple Texture
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17/maio
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Processamento de Imagens |
Hughes: Capítulos 17, 18 e 19
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Resolva 17.4 e 19.7. Com base nas explicações em Redbook: Capítulo 8 e Image Filtering with GLSL aplique um filtro passa-baixo na imagem da sua cena. |
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24/maio
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Revisão |
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31/maio
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Segunda Avaliação |
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07/junho
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Apresentação e discussões das soluções dos exercícios práticos até transformações projetivas |
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14/junho
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Apresentação e discussões sobre os exercícios práticos até processamento de imagens |
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28/junho
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Avaliação Substitutiva
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