Os componentes do jogo
Os jogos de bilhar e sinuca devem ser jogados normalmente por duas pessoas (sendo um contra o outro). É possível que o jogo seja disputado por quatro pessoas, formando duas duplas adversárias, mas este projeto será focado apenas nas disputas que envolvem no máximo dois jogadores.
O jogo possui três componentes fundamenais, os quais são descritos a seguir.
1. Bolas
O
jogo de sinuca é composto por 15 bolas (esferas maciças) de mesmo tamanho e
numeradas de um 1 a 15.
Para facilitar a visualização e melhorar a atratividade do jogo, as bolas são
coloridas aos pares. Pelo fato de existir um número ímpar de bolas, uma delas
deve ter cor única (não existe uma outra bola com a mesma cor) e normalmente esta
é a bola oito.
Além das 15 bolas coloridas existe uma bola especial, a qual não é numerada e é
ligeiramente maior que as bolas coloridas: a bola branca. Esta bola deve ser
usada pelo jogador para impulsionar qualquer uma das outras bolas (as coloridas).
Portanto o jogador nunca tem acesso direto às bolas numeradas.
Este acesso deve ser feito sempre por intermédio da bola branca.
A figura 1 mostra um exemplo de um conjunto de bolas de bilhar.
Figura 1 - As bolas de bilhar
O projeo a ser desenvolvido deve seguir fielmente o número de bolas que fazem parte do jogo e as seguintes cores serão utilizadas:
· Amarela - Bolas 1 e 9
· Azul - Bolas 2 e 10
· Vermelha - Bolas 3 e 11
· Roxa - Bolas 4 e 12
· Laranja - Bolas 5 e 13
· Verde - Bolas 6 e 14
· Marrom - Bolas 7 e 15
· Preta - Bola 8
2. Tacos
Como mencionado anteriormente, as bolas coloridas devem ser impulsionadas pela bola
branca sobre a mesa de jogo. Entretanto, o jogador deve impulsionar a bola
branca em direção às outras bolas por intermédio de um taco. O taco de bilhar é
normalmente feito de madeira e possui uma espécie de um ponteiro de borracha na
extremidade que deve entrar em contato com as bolas. O jogo a ser desenvolvido
deve implementar dois tacos, sendo que cada um ficará a disposição de um dos
jogadores.
A Figura 2 mostra exemplos de tacos de bilhar.
Figura 2 - Os tacos de bilhar
3. Mesa
O terceiro, e último, componente fundamental do jogo é a mesa, a qual pode ser entendida como o "campo" de jogo. Ela tem formato retangular, é coberta por um manto aveludado e possui seis buracos em pontos pré-estabelecidos. A Figura 3 mostra o formato convencional da mesa de sinuca e as posições usuais dos buracos.
Figura 3 - A mesa de sinuca
Os buracos a mesa estão diretamente relacionados ao objetivo principal do jogo, o qual é colocar o maior número de bolas possíveis em qualquer um dos buracos.
Um detalhe importante é que as mesas de sinuca devem possuir uma borda emborrachada de modo que se alguma bola atingir a extremidade da mesa, ela deve bater nesta borda e voltar para o interior da mesma.