Os componentes do jogo


 

Os jogos de bilhar e sinuca devem ser jogados normalmente por duas pessoas (sendo um contra o outro). É possível que o jogo seja disputado por quatro pessoas, formando duas duplas adversárias, mas este projeto será focado apenas nas disputas que envolvem no máximo dois jogadores.

O jogo possui três componentes fundamenais, os quais são descritos a seguir.

 

1. Bolas

 

O jogo de sinuca é composto por 15 bolas (esferas maciças) de mesmo tamanho e numeradas de um 1 a 15. Para facilitar a visualização e melhorar a atratividade do jogo, as bolas são coloridas aos pares. Pelo fato de existir um número ímpar de bolas, uma delas deve ter cor única (não existe uma outra bola com a mesma cor) e normalmente esta é a bola oito.

Além das 15 bolas coloridas existe uma bola especial, a qual não é numerada e é ligeiramente maior que as bolas coloridas: a bola branca. Esta bola deve ser usada pelo jogador para impulsionar qualquer uma das outras bolas (as coloridas). Portanto o jogador nunca tem acesso direto às bolas numeradas. Este acesso deve ser feito sempre por intermédio da bola branca.
A figura 1 mostra um exemplo de um conjunto de bolas de bilhar.

 

Figura 1 - As bolas de bilhar

 

O projeo a ser desenvolvido deve seguir fielmente o número de bolas que fazem parte do jogo e as seguintes cores serão utilizadas: 

·  Amarela - Bolas 1 e 9

·  Azul - Bolas 2 e 10

·  Vermelha - Bolas 3 e 11

·  Roxa - Bolas 4 e 12

·  Laranja - Bolas 5 e 13

·  Verde - Bolas 6 e 14

·  Marrom - Bolas 7 e 15

·  Preta - Bola 8

2. Tacos

 

Como mencionado anteriormente, as bolas coloridas devem ser impulsionadas pela bola branca sobre a mesa de jogo. Entretanto, o jogador deve impulsionar a bola branca em direção às outras bolas por intermédio de um taco. O taco de bilhar é normalmente feito de madeira e possui uma espécie de um ponteiro de borracha na extremidade que deve entrar em contato com as bolas. O jogo a ser desenvolvido deve implementar dois tacos, sendo que cada um ficará a disposição de um dos jogadores.
A Figura 2 mostra exemplos de tacos de bilhar.

 

Figura 2 - Os tacos de bilhar

 

3. Mesa

 

O terceiro, e último, componente fundamental do jogo é a mesa, a qual pode ser entendida como o "campo" de jogo. Ela tem formato retangular, é coberta por um manto aveludado e possui seis buracos em pontos pré-estabelecidos. A Figura 3 mostra o formato convencional da mesa de sinuca e as posições usuais dos buracos.

 

Figura 3 - A mesa de sinuca

 

Os buracos a mesa estão diretamente relacionados ao objetivo principal do jogo, o qual é colocar o maior número de bolas possíveis em qualquer um dos buracos.

Um detalhe importante é que as mesas de sinuca devem possuir uma borda emborrachada de modo que se alguma bola atingir a extremidade da mesa, ela deve bater nesta borda e voltar para  o interior da mesma.