Versão 0.1
Esta versão representa a primeira versão do código fonte do projeto, que pode ser baixado desta página. O código atual apresenta uma versã em wireframe do jogo, ainda sem iluminação, que será introduzida na próxima entrega.
Dentre as funcionalidades já implementadas nesta versão, destacam-se a utilização de modelos complexos todos carregados de arquivos no formato VTK (inclusive o terreno), o loader de arquivos VTK calcula as normais segundo o modelo de Gouraud (que será necessário para a próxima versão), engine física funcional e quase completa (falta apenas inserir o cálculo da resistência do ar e melhorar a detecção de colisões), etc.
Por se tratar de uma primeira liberação, muitas coisas ainda não totalmente terminadas ou bem polidas. Mais especificamente, a interação com o usuário ainda é primitiva e todo o feedback do jogo é fornecido por meio do console (um HUD - Heads-Up Display - gráfico ainda será inserido nas próximas versões), e a contagem do placar ainda não está implementada.
Download
Para baixar o código fonte da versão 0.1 do projeto, clique aqui
Interação com o usuário
O usuário interage com o sistema por meio do teclado e do mouse. As teclas para movimentação do tanque são as seguintes:
Teclas W e S
Movimentam o tanque para a frente e para trás, respectivamente.Teclas A e D
Fazem o tanque rotacionar em torno do próprio eixo nos sentidos anti-horário e horário, respectivamente.Segurar tecla CTRL mais movimento do mouse
Com a tecla CTRL segurada, o mouse passa a controlar o movimento das partes articuladas do tanque. Movimentos laterais do mouse fazem a cabine sobre a base do tanque rotacionar sobre seu eixo, e movimentos verticais do mouse fazem o canhão do tanque ter seu ângulo aumentado ou diminuído.Teclas + e -
Aumenta e diminui a força do disparo, respectivamente.Teclas 1, 2 e 3
Utilizadas para escolher o tipo de projétil que se deseja lançar.Problemas conhecidos desta versão
Esta versão do projeto apresenta ainda algums bugs que não puderam ser solucionados a tempo da liberação, dentre os quais destacam-se:
- Em algumas situações o projétil lançado sofre algumas rotações inesperadas, fazendo com que não se movimentem de uma forma natural;
- Em algumas situações o projétil é lançado de uma posição abaixo do canhão;
- Os modelos dos alvos ainda são provisórios e serão trocados por modelos no formato Wavefront/OBJ nas próximas verões;
- Ainda não é tratada a situação em que o tanque sai dos limites do terreno;
- O tanque ainda não acompanha corretamente as ondulações do terreno.
Screenshots desta versão
Seguem mais algumas imagens capturadas do projeto em execução em seu estado atual:
Na página de screenshots podem ser encontradas várias outras imagens desta fase do desenvolvimento do projeto.
Diagramas UML
São apresentados a seguir alguns diagramas UML de como os componentes do projeto foram desenvolvidos e como se inter-relacionam:
Cronograma de Desenvolvimento
Atividade | Data prevista | Data concluída |
---|---|---|
Detalhamento final e modelagem do sistema (UML) | 07/04/2006 | 17/04/2006 |
Desenvolvimento da engine do jogo (controles do usuário, simulação física e lógica do jogo) | 21/04/2006 | 27/04/2006 |
Testes | 28/04/2006 | 10/05/2006 |
Modelagem dos objetos, implementação da estrutura de dados dos objetos e loader de arquivos VTK | 04/05/2006 | 26/04/2006 |
Implementação dos skyboxes (diurno e noturno) | 12/05/2006 | |
Iluminação | 19/05/2006 | |
Testes | 26/05/2006 | |
Texturização | 09/06/2006 | |
Efeitos avançados de câmera e explosão dos alvos | 16/06/2006 | |
Efeitos de sombra | 30/06/2006 |