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O jogo

Detecção de bordas:

Uma vez que a pista possui formato elíptico, a detecção de bordas destas foi feita usando-se expressões matemáticas (equações de parábolas): caso o carro se encontre entre a expressão da elipse maior e a de elipse menor, ele está rodando normalmente. Entretanto, se o carro estiver fora das elipses, mas dentro do limite estabelecido, sua velocidade diminui e ele trepida.

Para os outros objetos realizou-se processo semelhante: caso o carro passe em uma área definida ao redor do objeto, ele irá colidir com o mesmo e será parado, de forma que o jogador deverá colocar o carro em movimento novamente.

 

Possibilidades

A seguir, as possibilidades que o jogador tem de interagir com o jogo:

x, X y, Y z, Z – Permite a rotação da pista de acordo com os eixo de Euler.

w, W – Alternam entre apresentação em Wireframe e cheio (glPolygonMode), conforme mostrado na Figura 1.

c, C – As setas controlam velocidade/direção do carro.

d, D – Habilita a seleção do período do dia (possui 6 períodos dentro de um dia). Depois de habilitada a função escolhe entre 1 e 6 qual é o período desejado.

Figura 4 – Diferentes níveis de iluminação permitidos

r, R – Rotação

p, P – Modelo é transladado mais para o fundo ou mais para a frente da tela, se comporta como um ‘zoom’.

o, O – Alternam entre projeção em perspectiva (gluPerspective) e projeção ortográfica (glOrtho).

Figura 6 – Projeção em perspectiva e ortográfica.

0 – Carro fica visível/invisível.

1 a 6 – Permite que o usuário escolha a posição da câmera. Esta funcionalidade foi implementada com auxílio da função gluLookAt

 

 

Figura 7 – Pista com carro vistos de diferentes possibilidade de posição da câmera.

e, E – Mostra eixos duplos ou simples do carro.

A movimentação do carro é feita com as setas do teclado.

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