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Trabalho de Computação Gráfica
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Autora: Cláudia Maria Caixeta Bezerra
A COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Na figura 1 está representado o contexto onde se insere a Computação Gráfica (Ting, 2003).
Figura 1. Diagrama de Blocos representativo do trabalho com imagens
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Segundo, Gomes e Velho (1998), a definição comumente encontrada da Computação Gráfica é que se trata de um conjunto de métodos e técnicas
para transformar dados em imagem através de um dispositivo gráfico, como representado na Figura 2.
Figura 2. Computação Gráfica: conversão de dados em imagem.
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Através dos dados pode-se chegar à imagem, como nos passos representados na Figura 3 a seguir:
Figura 3.Representação dos processos da Computação Gráfica para resolução do problema de transformar dados em imagem (Ting, 2003).
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Para realização da transformação de dados tem-se o auxílio do OpenGL. Trata-se de uma interface gráfica computacional (software) para
hardware gráficos (Woo, Neider e Davis, 1997).
Os três trabalhos se encontram nos links a seguir:
Trabalho1 Logotipo
Trabalho2 Dithering
Trabalho3 Textura
Bibliografia
Gonzalez, R.C., Woods, R., Processamento de Imagens Digitais, Tradução de Roberto Marcondes César Junior, São Paulo, Editora Edgard Blucher, 2000.
Gomes, J., Velho, L., Computação Gráfica: Imagem, Rio de Janeiro, IMPA/SBM, 1994.
Gomes, J., Velho, L., Computação Gráfica, volume 1, Rio de Janeiro, IMPA, 1998.
Velho, L., Gomes, J., Sistemas Gráficos 3D, Rio de Janeiro, IMPA, 2001.
Woo, M., Neider, J., Davis, T., Second Edition, 1997.
Ting, W.S., Notas de Aula, Unicamp, Campinas, São Paulo, 2003.