Primeiro Trabalho

Imagem monocromática de um objeto modelado


    Um esquema simplificado do projeto consiste em :

·            Modelar um objeto;

·            Aplicar Transformações Geométricas nos Modelos para que as criar Cenas;

·            Aplicar Transformações Projetivas nas Cenas;

·            Aplicando o Modelo de Iluminação, a luminância da imagem será exibida no dispositivo raster.

    O objeto descrito se trata do logotipo da UNICAMP . Cada componente do grupo utilizou uma técnica diferente para modelá-lo.     

                      

 Método 1

    Para modelar o logotipo da Unicamp, um arquivo de imagem no formato JPG foi aberto em um software de editoração gráfica.

    Aproximando a imagem, os pixels poderão ser determinados com mais facilidade pela posição do cursor do mouse .

    Existe uma diferença entre o sistema de coordenadas do editor gráfico, cuja origem está no canto superior esquerdo direcionado para baixo, e o sistema de coordenadas do OpenGL , semelhante ao sistema utilizado na elaboração de gráficos. Os pontos obtidos foram utilizados para gerar os polígonos da cada face. Devido aos poucos pontos obtidos, a implementação pode ser considerada como Low-polygon .

    Para corrigir a diferença entre o eixo Y do editor e do OpenGL um fator -1 deve ser multiplicado em todas as componentes Y dos pontos mapeados. Com os pontos determinados, polígonos côncavos podem ser definidos no OpenGL .

    O código fonte do arquivo principal segue abaixo:

Download do Arquivo Executável

Código do Fonte Completo

Método 2

    O outro método utilizado utilizou um arquivo gráfico de um sistema CAD (. DWG).

    No Delphi, foi criada uma sub-rotina que desenha as fatias que compõem o logotipo. A sub-rotina permite a entrada de parâmetros geométricos como raios e ângulos, como mostra o esquema abaixo:

Parâmetro

Descrição

xo

 Componente em relação ao eixo X do centro da circunferência externa.

yo

 Componente em relação ao eixo Y do centro da circunferência externa.

ang

 Ângulo inicial da curva externa.

delta

 Variação do ângulo da curva externa.

r

 Raio da curva externa.

ang1

 Ângulo inicial da curva interna.

dlt1

 Variação do ângulo da curva interna.

ri

 Raio da curva interna. Medido no arquivo CAD como 24 unidades.

h

 Espessura do logotipo.

    Todos os arcos internos estão centrados em (0 ;0) por este motivo não é informado.

    Para construir os arcos, quadriláteros de lados muito pequenos foram construídos com os parâmetros dos arcos internos e externos.

    De maneira semelhante, a superfície externa foi desenvolvida com pequenos retângulos.    

    Para que a marca nominativa fosse exibida, o mesmo padrão de raciocínio foi aplicado, criando assim sub-rotinas que geram os polígonos (normalmente trapézios) e as curvas, semelhantes às apresentadas acima.

    O código fonte do arquivo principal segue abaixo:

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Código Fonte Completo

   Em uma segunda versão do software , o modelo de iluminação foi aplicado:

 

Download do Arquivo Executável

Código Fonte Completo


Última atualização: terça-feira, 11 de junho de 2003