Primeiro Trabalho
Imagem monocromática de um objeto modelado
Um esquema simplificado do projeto consiste em :
· Modelar um objeto;
· Aplicar Transformações Geométricas nos Modelos para que as criar Cenas;
· Aplicar Transformações Projetivas nas Cenas;
· Aplicando o Modelo de Iluminação, a luminância da imagem será exibida no dispositivo raster.
O objeto descrito se trata do logotipo da UNICAMP . Cada componente do grupo utilizou uma técnica diferente para modelá-lo.
Método 1
Para modelar o logotipo da Unicamp, um arquivo de imagem no formato JPG foi aberto em um software de editoração gráfica.
Aproximando a imagem, os pixels poderão ser determinados com mais facilidade pela posição do cursor do mouse .
Existe uma diferença entre o sistema de coordenadas do editor gráfico, cuja origem está no canto superior esquerdo direcionado para baixo, e o sistema de coordenadas do OpenGL , semelhante ao sistema utilizado na elaboração de gráficos. Os pontos obtidos foram utilizados para gerar os polígonos da cada face. Devido aos poucos pontos obtidos, a implementação pode ser considerada como Low-polygon .
Para corrigir a diferença entre o eixo Y do editor e do OpenGL um fator -1 deve ser multiplicado em todas as componentes Y dos pontos mapeados. Com os pontos determinados, polígonos côncavos podem ser definidos no OpenGL .
O código fonte do arquivo principal segue abaixo:
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Método 2
O outro método utilizado utilizou um arquivo gráfico de um sistema CAD (. DWG).
No Delphi, foi criada uma sub-rotina que desenha as fatias que compõem o logotipo. A sub-rotina permite a entrada de parâmetros geométricos como raios e ângulos, como mostra o esquema abaixo:
Parâmetro |
Descrição |
xo |
Componente em relação ao eixo X do centro da circunferência externa. |
yo |
Componente em relação ao eixo Y do centro da circunferência externa. |
ang |
Ângulo inicial da curva externa. |
delta |
Variação do ângulo da curva externa. |
r |
Raio da curva externa. |
ang1 |
Ângulo inicial da curva interna. |
dlt1 |
Variação do ângulo da curva interna. |
ri |
Raio da curva interna. Medido no arquivo CAD como 24 unidades. |
h |
Espessura do logotipo. |
Todos os arcos internos estão centrados em (0 ;0) por este motivo não é informado.
Para construir os arcos, quadriláteros de lados muito pequenos foram construídos com os parâmetros dos arcos internos e externos.
De maneira semelhante, a superfície externa foi desenvolvida com pequenos retângulos.
Para que a marca nominativa fosse exibida, o mesmo padrão de raciocínio foi aplicado, criando assim sub-rotinas que geram os polígonos (normalmente trapézios) e as curvas, semelhantes às apresentadas acima.
O código fonte do arquivo principal segue abaixo:
Em uma segunda versão do software , o modelo de iluminação foi aplicado:
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Última atualização: terça-feira, 11 de junho de 2003