Estudo Dirigido - Visibilidade
- Comente a importância dos algoritmos de visibilidade no processo de síntese de imagesn.
- Dados três pontos P1(1,3,5), P2(4,9,15) e P3(2,5,15).
Quais pontos não são visíveis
por um observador posicionado no ponto PRP (0,1,-5) (centro de projeção perspectiva)?
E se for numa projeção paralela, quais pontos não são visíveis?
- Explique a seguinte afirmação: "A determinação de visibilidade de um ponto numa projeção
paralela é mais simples que a determinção de visibilidade de um ponto numa projeção
perspectiva"?
- É correto dizer que o problema de visibilidade dos pontos pode ser reduzido a um problema
de ordenação de pontos ao longo dos raios projetores? Explique.
- Como se formula matematicamente os pontos que ficam ao longo de um raio projetor?
- Quando se trata de formas geométricas "mais complexas", como curvas e superfícies, o
número de pontos de interesse é teoricamente infinito. Para reduzir a complexidade
do algoritmo, utiliza-se o princípio de coerência de
objetos (ou coerência espacial) para discardar
trivialmente os objetos que não se interferem "visualmente". Como é este algoritmo?
- Visando a reduzir a complexidade dos aloritmos de visibilidade,
qual é a aproximação que se pode fazer
em termos de número de raios projetores para reduzir a complexidade na
geração de imagens para os
dispositivos raster? Qual é o compromisso desta
aproximação?
- Qual é a diferença básica entre os "algoritmos de visibilidade de linha" e os "algoritmos de
visibilidade de superfície"?
- Um dos algoritmos de visibilidade de linha mais antiga é o algoritmo de Robert, que reduz o
problema de determinação de intervalos visíveis em um problema de programação linear.
Utilize o algoritmo de Robert para determinar os intervalos visíveis do segmento
definido pelos pontos P1(-2,0,-2) e P2(2,0,-2) em relação a um cubo
unitário centrado na origem.
- Um segundo algoritmo de visibilidade de linha bastante utilizada nos pacotes de plot
de gráficos das funções de duas dimensões é o algorimto de Wright
ou de linhas
no horizonte (horizon line algorithm). Este algoritmo faz
uso do princípio de coerência de linha, ou seja, uma linha só
muda de visibilidade quando ela atravessa uma fronteira de
visível/invisível determinada pelos objetos já processados de uma
imagem. Aplique este
algoritmo no plot
da função: f(x,y) = y cos x, para 1
- Com uso dos dois algoritmos acima, é possível plotar as partes não visíveis com linhas
pontilhadas?
- Nos algoritmos de superfície escondida, interessa-se apenas pelas superfícies visíveis. Neste
caso, é comum aplicar o algoritmo de back-face cull para discardar trivialmente as faces
"não-visíveis". Em que consiste este algoritmo? Qual é o compromisso deste paradigma?
- Pode-se aplicar o "algoritmo de back-face cull" para otimizar o processo de determinação
das linhas escondidas? Justifique.
- Qual é o princípio básica de algoritmo de Z-buffer? Por que ele é classificado como um
algoritmo do espaço de imagem?
- Seja um segmento determinado pelos pontos
L1(1/2,1/2,0) e L2(2,2,0) e um polígno de vértices
P1(0,0,1/2), P2(2,0,1/2), P3(2,2,1/2) e P2(0,2,1/2).
Utilize o algoritmo de Z-buffer para determinar o atributo de cada pixel em relação aos atributos
gráficos do segmento e do polígono.
- Aplique o algoritmo de varredura (scan-line) no problema anterior para determinar
os atributos gráficos dos pixels. Note que o algoritmo de varredura explora a coerência de linha
e a coerência de face.
- Aplique o algoritmo de Warnock para determinar os atributos gráficos dos pixels em termos dos
objetos do problema anterior.
- Qual é o princípio básico do algoritmo de pintor (ou
list-priority)? Aplique-o na determinação dos atributos gráficos
dos pixels em termos dos objetos cubo/segmento
especificados anteriormente.
- Explique: "O algoritmo de pintor é considerado um algorimto híbrido do espaço de imagem e do
espaço do objeto". (Dica: Quais ambiguidades devem ser eliminadas antes de aplicar o
algoritmos de pintor e como?)
- O que você entende pof BSP (binary space partitioning)?
- Por que o procedimento BSP pode ser utilizado em conjunto com o algoritmo de pintor
para visualizar as cenas estáticas de forma mais eficiente?
- O algoritmo de Weiler-Atherton foi apresentado como um algoritmo
para recorte relativo entre
duas áreas que não precisam ser necessariamente convexas. Explique como ele pode
ser utilzado em conjunto com BSP e o algoritmo de pintor para reduzir ainda
a complexidade do procedimento de determinação de visibilidade de superfícies.
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