Estudo Dirigido - Transformações de Visualização
- Dê uma taxonomia de projeções.
- Utilize notações matriciais para exprimir diferentes projeções paralelas:
ortogonais, axonométricas e oblíquas.
- Quais das seguintes características são preservadas numa projeção paralela:
ângulo, dimensões e paralelismo.
- Dado um paralelepípedo definido pelos pontos:
(0,0,0),(1,0,0),(0,1,0),(0,0,1),(1,1,0),(1,0,1),(0,1,1),(1,1,1). Quais são
as novas coordenadas dos pontos quando se aplica
- uma projeção ortogonal sobre o plano y=0.
- uma projeção dimétrica de tal forma que o fator de escala
ao longo do eixo z seja 1/2.
- uma projeção isométrica tal que o fator de escala seja
0.8165.
- uma projeção cavalier.
- Com uso do princípio de semelhança de triângulos, derive um
modelo matemático para uma projeção perspectiva com o centro
de projeção na origem e o plano de projeção em z=-d. Exprima este
modelo em termos de matrizes.
- Quais das seguintes características são preservadas numa projeção
perspectiva: ângulo, dimensões e paralelismo.
- O que são pontos de fuga (principais)?
- Um artista construiu uma perspectiva com dois pontos de fuga posicionando os dois
pontos de fuga em VP1 e VP2 ao longo de
uma reta horizontal sobre
o plano de projeção. A reta fica a uma altura h do plano xy.
Constrói a matriz de transformação correspondente a esta projeção.
- Como se identifica numa matriz de transformação 4x4
o número de pontos de fuga de uma projeção perspectiva?
- Mostre, com uso de notações matriciais, que uma projeção
axonométrica de um objeto pode ser obtida
com rotações em torno do eixo x e o eixo y antes de aplicar
uma projeção paralela ortogonal.
- Mostre, com uso de notações matriciais, que uma projeção oblíqua de
um objeto pode ser obtida com um cisalhamento nas direções x e y antes de aplicar
uma projeção paralela ortogonal.
- Mostre, com uso de notações matriciais, que uma projeção perspectiva
de um cubo centrado na origem e o centro de projeçào sobre o
eixo z pode ser obtida com uma mudança de escala das coordenadas
x e y em função da coordenada z antes de aplicar uma projeção
paralela ortogonal. Note o papel da coordenada homogênea nesta
transformação.
- Define o sistema de referência, a origem e os eixos, utilizado no
modelo de câmera - o espaço da câmera.
- Se as coordenadas de um objeto não são referentes ao espaço da
câmera, quais transformações deve-se aplicar para mudar as coordenadas
de sistemas de referência (mais precisamente, do espaço de cena para o
espaço da câmera)?
- O que você entende por um volume de visualização canônico (espaço
normalizado)? Cite uma vantagem
prática em especificar as coordenadas dos objetos neste espaço.
- Derive, passo a passo, a matriz de transformação projetiva
paralela apresentada no livro de Foley.
- Derive, passo a passo, a matriz de transformação projetiva
perspectiva apresentada no livro de Foley.
- Derive, passo a passo, a matriz de transformação projetiva
paralela implementada no OpenGL.
- Derive, passo a passo, a matriz de transformação projetiva
perspectiva implementada no OpenGL.
- Compare o modelo de visualização apresentado no livro do Foley
e o modelo implementado no OpenGL.
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