Para instalar Opengl e Glut no Windows 95 ou 98 com os
arquivos pré-compilados compatíveis com Microsoft, dois arquivos são
necessários:
- Opengl95.exe, que ao ser
executado extrai os arquivos de cabeçalho que os aplicativos em C
necessitam para utilizar as funções gráficas e utilitárias de OpenGL
(gl.h e glu.h), as bibliotecas dinâmicas (Opengl32.dll e Glu32.dll) e
as definições destas bibliotecas (Opengl32.lib e Glu32.lib). Notem que
dois arquivos, Glaux.h e Glaux.lib, são também extraídos. Estes dois
arquivos não serão utilizados se as funções de gerência de janela de
Glut forem utilizadas.
- glutdlls.zip, que empacota os arquivos
de cabeçalho (glut.h), de biblioteca dinâmica (glut.dll e glut32.dll)
de definições das bibliotecas (glut.lib e glut32.lib). No nosso caso,
só nos interessam glut32.dll e glut32.lib, que são compatíveis com
Opengl32.* e Glu32.*.
Procedimento de instalação após a extração dos arquivos:
- Copie os arquivos de cabeçalho C (*.h) para o diretório "include\gl"
do compilador em uso. Se não existir o diretório "gl", crie-o.
- Copie as bibliotecas dinâmicas (*.dll) para o diretório "c:\windows\system".
- Se voce estiver trabalhando com os softwares da Microsoft, copie
as definições das bibliotecas para o diretório "lib" do compilador em uso, para
resolver as referências externas. Se forem outros softwares, como
Borland C++ Builder, as definições das bibliotecas devem ser convertidas
(segundo o README da instalação de glut, existe uma ferramenta da Borland
que faz isso ... mas não conheço ... alguém tem alguma idéia?). Uma outra
alternativa é definir todas as funções em um arquivo *.def. O arquivo
glut.def contém as definições de todas as referências
do Glut (Fiz os testes em Borland C++ 5.0 e parece-me que as referências
de OpenGL já vem embutidas. Todas as referências foram automaticamente
resolvidas).
Procedimento de geração de aplicativos com os programas das listas de
exercícios em Visual C++ 5.0:
- Crie um Workspace para o aplicativo.
- Adicione opengl32.lib glut32.lib glu32.lib (separados por espaço branco)
no campo Object/Library Modules na janela chamada com
Project|Settings|Link.
- Selecione Build|* para gerar o executável.
Procedimento de geração de aplicativos com os programas das listas de
exercícios em Borland C++ 5.0:
- Mude a extensão *.c dos programas para *.cpp.
- Crie um novo projeto (File|New|Project), não se esquecendo de
setar no campo Target Expert da janela Target Expert
Console
- Substitua o nó *.def na janela de gerência de projeto IDE
por glut.def.
- Adicione no campo Library da janela (Option|Project|Directories)
";c:\windows\system".
- Adicione na janela (Option|Project|Compiler|Defines)
";WIN32".
- Entre na janela IDE, selecione o nó do projeto (o primeiro) e Build node.
Em ambos softwares, não precisei alterar os códigos dos programas. Porém, vale
a pena darem uma olhada na página referente
aos problemas de glut em Borland.
Outros endereços onde vocês podem obter informações mais detalhadas sobre instalação:
- Opengl:
http://www.opengl.org/Downloads/Downloads.html
- Glut: http://reality.sgi.com/mjk/glut3/