Para instalar Opengl e Glut no Windows 95 ou 98 com os arquivos pré-compilados compatíveis com Microsoft, dois arquivos são necessários:
  1. Opengl95.exe, que ao ser executado extrai os arquivos de cabeçalho que os aplicativos em C necessitam para utilizar as funções gráficas e utilitárias de OpenGL (gl.h e glu.h), as bibliotecas dinâmicas (Opengl32.dll e Glu32.dll) e as definições destas bibliotecas (Opengl32.lib e Glu32.lib). Notem que dois arquivos, Glaux.h e Glaux.lib, são também extraídos. Estes dois arquivos não serão utilizados se as funções de gerência de janela de Glut forem utilizadas.
  2. glutdlls.zip, que empacota os arquivos de cabeçalho (glut.h), de biblioteca dinâmica (glut.dll e glut32.dll) de definições das bibliotecas (glut.lib e glut32.lib). No nosso caso, só nos interessam glut32.dll e glut32.lib, que são compatíveis com Opengl32.* e Glu32.*.
Procedimento de instalação após a extração dos arquivos:
  1. Copie os arquivos de cabeçalho C (*.h) para o diretório "include\gl" do compilador em uso. Se não existir o diretório "gl", crie-o.
  2. Copie as bibliotecas dinâmicas (*.dll) para o diretório "c:\windows\system".
  3. Se voce estiver trabalhando com os softwares da Microsoft, copie as definições das bibliotecas para o diretório "lib" do compilador em uso, para resolver as referências externas. Se forem outros softwares, como Borland C++ Builder, as definições das bibliotecas devem ser convertidas (segundo o README da instalação de glut, existe uma ferramenta da Borland que faz isso ... mas não conheço ... alguém tem alguma idéia?). Uma outra alternativa é definir todas as funções em um arquivo *.def. O arquivo glut.def contém as definições de todas as referências do Glut (Fiz os testes em Borland C++ 5.0 e parece-me que as referências de OpenGL já vem embutidas. Todas as referências foram automaticamente resolvidas).
Procedimento de geração de aplicativos com os programas das listas de exercícios em Visual C++ 5.0:
  1. Crie um Workspace para o aplicativo.
  2. Adicione opengl32.lib glut32.lib glu32.lib (separados por espaço branco) no campo Object/Library Modules na janela chamada com Project|Settings|Link.
  3. Selecione Build|* para gerar o executável.
Procedimento de geração de aplicativos com os programas das listas de exercícios em Borland C++ 5.0:
  1. Mude a extensão *.c dos programas para *.cpp.
  2. Crie um novo projeto (File|New|Project), não se esquecendo de setar no campo Target Expert da janela Target Expert Console
  3. Substitua o nó *.def na janela de gerência de projeto IDE por glut.def.
  4. Adicione no campo Library da janela (Option|Project|Directories) ";c:\windows\system".
  5. Adicione na janela (Option|Project|Compiler|Defines) ";WIN32".
  6. Entre na janela IDE, selecione o nó do projeto (o primeiro) e Build node.

Em ambos softwares, não precisei alterar os códigos dos programas. Porém, vale a pena darem uma olhada na página referente aos problemas de glut em Borland.

Outros endereços onde vocês podem obter informações mais detalhadas sobre instalação:

  1. Opengl: http://www.opengl.org/Downloads/Downloads.html
  2. Glut: http://reality.sgi.com/mjk/glut3/