Primeira Lista - Modelagem Geométrica


Aquecimento

  1. Gere os executáveis dos seguintes programas do livro OpenGL Programming Guide:
    1. lines.c
    2. cube.c
    3. bezcurve.c
    utilizando o Makefile (Inclua no arquivo .cshrc do seu diretório HOME, antes da linha (#skip ...), o trecho startup para definição da variável PVM_ARCH). Execute-os.
    Identifique as rotinas que definem as formas geométricas. Comente as funcionalidades dessas rotinas.
  2. A biblioteca GLUT - rotinas glutXXX - facilita a criação de um ambiente de janelas e a especificação de algumas formas geométricas 3D mais usuais. Verifique a funcionalidade das rotinas disponíveis para definição de formas geométricas 3D, através das substituições das suas chamadas pela chamada glutWireCube no programa cube.c.
  3. Os programas bezsurf.c e bezmesh.c exemplificam a especificação de superfícies de Bézier. Identifique as rotinas que realizam estas funções. (Gere os executáveis destes programas com Makefile).
  4. O programa glutplane.c exemplifica a definição de entidades geométricas 3D por seus vértices. Identifique os trechos de código com esta finalidade. (Gere o executável deste programa com Makefile).
    Observação: A rotina glutKeyboardFunc especifica as ações a serem tomadas para os eventos oriundos do teclado. As rotinas glutCreateMenu e glutAddMenuEntry definem um pop-up menu, associado ao botão de mouse especificado na rotina glutAttachMenu. E a rotina glutVisibilityFunc(func) indica a ação funca ser tomada quando ocorre a mudança do estado de visibilidade da janela de exibição (visível ou escondida).

Programação

  1. Implemente
    1. um programa que desenhe circunferências por sequências de segmentos. Utilize a equação
      x² + y² = R² ,
      com incrementos constantes em x para obter os pontos extremos de cada segmento.
    2. um programa que desenhe circunferências por sequências de segmentos. Utilize a represetnação
      (R cos u, R sen u) ,
      com incrementos constantes em u para obter os pontos extremos de cada segmento.
    Compare os resultados visuais.
  2. Adapte o programa bezcurve.c para permitir que o controle da forma da curva seja através da posição e do tangente dos seus pontos extremos (representação Hermite).
    Dica: Consulte as seções 11.2.1 e 11.2.2 do livro Computer Graphics: Principles and Practice.
  3. Gere "em wireframe" uma imagem de uma cena tridimensional composta de um vaso e um cálice sobre uma mesa.

Contribuições dos seus colegas ...

  1. Luiz Menezes Jr. (1o Semestre de 2001):
    OpenGL para Windows

    em relação ao Openg GL, quem quiser saber mais como utilizar visite a seguinte página:

    http://nehe.gamedev.net/opengl.asp

    tem tutoriais do básico ao avançado, e também como fazer a configuração das bibliotecas, com o download dos códigos para praticamente toda as plataformas e compiladores.

    Eu estou usando o open gl no Windows e meu compilador é o Microsoft Visual C++ 6.0.

    Para quem quiser mais informações sobre o OpenGL no Windows com o MSVC++, visite a página:

    http://www.codeguru.com/opengl


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