Tecnologias para Ambientes Colaborativos de Ensino

Realidade Virtual

Aula 8 - 10/11/2000

Textos de Apoio

Roteiro

A tecnologia de realidade virtual tem sido apontada como ferramenta poderosa no desenvolvimento de ambientes educacionais do futuro. Os subgrupos de trabalhos (GTs) deverão discutir sobre a efetiva importância dessa tecnologia para o processo de aprendizagem; para orientar essa discussão, os seguintes pontos são propostos para reflexão:

  1. Quais atividades poderiam ser beneficiadas com a adoção de tecnologias da realidade virtual em ambientes de aprendizagem individualizada? E em ambientes de aprendizagem colaborativa?
  2. Para as atividades identificadas, analise as necessidades computacionais para a utilização da tecnologia de realidade virtual no suporte ao processo de aprendizagem.
  3. O uso de realidade virtual implica em uma mudança de paradigma em relação ao uso do computador em atividades educacionais? Ou é simplesmente uma evolução?

Como usual, analise as ferramentas computacionais sugeridas sob o ponto de vista (i) da especificação dos requisitos e (ii) dos aspectos de implementação.


© Ivan L. M. Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP

Last modified: Wed Sep 27 11:12:54 EST 2000