Tecnologias para Ambientes Colaborativos de Ensino

Comunicação Mediada por Computador

Aula 5 - 20/10/2000

Textos de Apoio

Roteiro

Os subgrupos de trabalhos (GTs) deverão discutir sobre a importância da comunicação para o processo de aprendizagem, tanto individualizada como colaborativa. Para orientar essa discussão, os seguintes pontos são propostos para reflexão:

  1. Quais atividades identificadas nos processos de aprendizagem individualizada envolvem comunicação?
  2. Dentre essas atividades, identifique aquelas que também estão presentes na aprendizagem colaborativa. Para essas atividades, as características da comunicação são mantidas ou sofrem alterações?
  3. Há outras atividades que envolvam comunicação e que sejam exclusivas da aprendizagem colaborativa?
  4. Que padrões de comunicação (1:1, 1:n, n:m, síncrona, assíncrona) estão associados a todas essas atividades?
  5. Identifique entre essas atividades aquelas que podem ser melhoradas através do uso do computador, indicando a natureza da melhoria que pode ser alcançada.
Como usual, analise as ferramentas computacionais sugeridas sob o ponto de vista (i) da especificação dos requisitos e (ii) dos aspectos de implementação.


© Ivan L. M. Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP

Last modified: Wed Sep 27 11:08:54 EST 2000