Tecnologias para Ambientes Colaborativos de Ensino

Aprendizagem Colaborativa

Aula 4 - 13/10/2000

Textos de Apoio

Roteiro

Os subgrupos de trabalhos (GTs) deverão discutir sobre a questão da colaboração na aprendizagem em ambientes coletivos, sejam eles presenciais ou não-presenciais, síncronos ou assíncronos. Para orientar essa discussão, os seguintes pontos são propostos para reflexão:

  1. Que atividades de um "curso tradicional" podem ser classificadas como cooperativas ou colaborativas?
  2. Quais dessas atividades podem ser apoiadas através de ferramentas computacionais?
  3. Das atividades colaborativas "tradicionais" que podem ser apoiadas por computador, quais são (ou podem ser) enriquecidas ou prejudicadas pelo uso dessa tecnologia? Como?
  4. Há atividades colaborativas passíveis de ocorrer apenas num curso oferecido através do ambiente computacional? Se sim, descreva-as.
Como usual, analise as ferramentas computacionais sugeridas sob o ponto de vista (i) da especificação dos requisitos e (ii) dos aspectos de implementação.


© Ivan L. M. Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP

Last modified: Wed Sep 20 13:50:32 EST 2000