Infraestruturas de informação

grupo G5

    Integrantes:  Christian M.Adriano, Luciana Meneghel, Maria Flávia C.F.Torres,Maria das Graças J.M. Tomazela,Raquel Cristina Bosnardo.
 
Este documento é o resultado das discussões realizadas no dia 06.05.98.O assunto consiste em discutir os requisitos à participação na NII( National Information Infrastructure), não apenas como usuários da infraestrutura,  mas requisitos que venham suportar aos usuários a definição dos recursos fornecidos. Neste ponto exploraremos dois tipos de capacitação. Capacitação técnica de formação dos indivíduos para que estes possam usufruir de maneira eficiente dos recursos computacionais. Habilitação tecnológica, que é além do acesso universal às tecnologias computacionais, é o desenvolvimento de alguns recursos tecnologicamente ainda imaturos. O material base está disponível nas referências.
 

Tópicos:

1.Introdução

2.Habilitação Tecnológica

3.Capacitação Técnica

4.Conclusão


1. Introdução

A NII (National Information Infrastructure) segue a idéia de GII (Global Information Infrastructure) definida segundo as leis e necessidades dos Estados Unidos. Segundo o relatório da referência [1], a NII seguirá princípios fundamentais em cinco áreas:
 
1. Acesso universal e serviços;
2. Privacidade e segurança;
3. Propriedade intelectual;
4. Aprendizado e educação continuadas;
5. Comércio eletrônico.

Neste trabalho discutiremos a área de aprendizado e educação continuadas, sob o enfoque abaixo, citado no relatório da referência [1] como requisito fundamental para que o NII possa trazer benefícios substanciais a esta área:

  "Os indivíduos e suas comunidades devem ser habilitados para auxiliar na evolução da NII e para decidir quais recursos de informação disponíveis na NII melhor supri suas necessidades de aprendizado."

 Para a habilitação mencionada, pensamos em duas atuações básicas :  Habilitação tecnológica e Capacitação técnica. Concebemos a habilitação tecnológica como sendo todas as medidas de disponibilização de recursos tecnológicos às pessoas, incluindo o desenvolvimento de recursos ainda não existentes. A capacitação técnica conceituamos como sendo toda a formação necessária para que os indivíduos utilizem de forma eficiente, critiquem e modelem os recursos a lhes serem fornecidos.

 

2 Habilitação tecnológica

A habilitação tecnológica envolve o acesso universal aos seguintes recursos suportados na Internet:

    - Navegação na World Wide Web (WWW);
    - Interação intuitiva com bases de dados;
    - Comunicação através de e_mail;
    - Ferramentas para trabalho com informação;
    - Sistemas de suporte a trabalho colaborativo.

Ao meu ver o  padrão e o alcance antingido pela WWW levaria esta a ser a arquitetura básica de funcionamento da NII.A
WWW porém não tem todos os padrões necessários ao acesso universal e faltando ainda a orientação da tecnologia visando a construção de uma NII como relatado em  [1] . Podemos citar como problemas as limitações dos canais físicos de comunicação, a heterogeneidade e pequena integração dos já vários sistemas de informação existentes.
A interação intuitiva com bases de dados viria a destacar a necessidade por personalização para as tecnologias de acesso. Além desta personlização vir a atender perfis e as necessidades por informação de cada usuário, supriria de imediato o problema fornecer uma formação básica comum a todas às pessoas para que estas interajam com sistemas de informação a partir de determindados padrões de acesso.
A comunicação através de e_mail é um recurso que teria a idéia de introduzir de imediato as pessoas dentro do ambiente da NII. A nova idéia de localidade, de ter um endereço sem ter um lugar, remete os indivíduos imediatamente à necessidade de comunicação, que se incentivada permitirá  integração das pessoas e das tecnologias mais rapidamente.
Ferramentas para trabalho com a informação é condição para que as pessoas possam exercer a tarefa de consumo e produção de informação. A WWW funciona segundo estas habilidades fornecidas às pessoas, logo todo o avanço nestes recursos trará indubitavelmente autenticidade e enriquecimento à NII.
Os sistema de suporte a trabalho colaborativo, além de ser mais uma expansão das tarefas de consumo e produção de informação de uma pessoa para um grupo de pessoas, vem a permitir a integração profissional das pessoas à infraestrutura de informação. Com o fornecimento de tais sistemas integrados à NII, a atividade de trabalhar, que consome normalmete 8 horas diárias das pessoas, poderá tomar parte dentro da própria NII, proporcionando mais avanços e novas soluções a mesma..
 

 

3. Capacitação Técnica

 Os recursos detalhados anteriormente impõe aos usuários uma formação mínima acerca dos  fundamentos das tecnologias envolvidas. O tipo de requisição por novos conhecimentos é o mesmo que temos observado desde a revolução industrial, o que aparece como original é a velocidade das transformações e o caráter universalizante das mesmas. Os computadores já se consagraram como um invento permanente em muitas de nossas atividades diárias. Outras aplicações para a computação estão por vir, mas alguns conhecimentos técnicos atingiram tal raio de aplicação que podem já ser colocados na formação básica de um indivíduo.
A capacitação técnica das pessoas deve ser adquirida durante a formação escolar. Os conteúdos que farão parte desta formação devem abranger conceitos básicos de computação, introduzir os mecanismos de produção desta área da ciência, que a nosso ver poderiam ser as linguagens de programação, os componentes de construção dos principais hardwares e as arquiteturas também básicas de funcionamento das redes. Outro ponto é a necessidade de introduzir novas formas de interação com a informação e com as pessoas.
Uma forma efetiva de colocar as pessoas em contato com as tecnologias e por conseguinte integrá-las efetivamente à NII, seria o trabalho de incentivo às comunidades virtuais. Estas comunidades poderiam partir das próprias comunidades atuais, sendo por conseguinte expandidas para indivíduos impossibilitados de estarem presentes junto aos outros. A própria infraestrutura de suporte a extensão destas comunidades levaria a um processo de aprendizado tecnológico mais eficiente e intuitivo. Exemplos de comunidades que  poderiam ser expandidas, seria uma comunidade de cientistas, um comunidade escolar, uma comunidade de bairro ou um clube de lazer.
A capacitação técnica cumpriria também o papel de identificar os vários perfis dentro da população atendida pelo NII. Esta descrição de perfis é importante para atender as necessidades especiais de interação e obtenção de informação.

 

4.Conclusão

O sucesso da NII está ligado aos esforços conjuntos descritos em [1]. Acrescentando que os conceitos de universalidade de acesso, democracia nas decisões e respeito às necessidades individuais deverão estar presentes no momento da definição de cada ferramenta da infraetrutura de informação. O antendimento a todos estes fundamentos vai requerer melhorias tecnológicas em três pontos de contato direto com os usuários:
 
  •   Busca por informação;
  •   Mecanismos de interação;
  •   Interfaces;

  •  

    Referências

    [1] "Common ground: Fundamental principles for the National Information Infrastructure"
         Report of the National Information Infrastructure Advisory Council
         March 1995
    [2] "Computer Graphics and Visualization in the Global Information Infrastructure (special report)"
         N. Gershon, J.R. Brown et al.
         IEEE Computer Graphics and Applications, 16(2):60-75, March 1996
     
     
     


    Página atualizada em 11. 05. 98