EA078 - Micro e minicomputadores: Hardware

2o Semestre de 1999 – 3a Prova - Prova II - Duração: 2 horas - Sem consulta

Consulta: 1 página manuscrita


 


Questão 3 (valor 3.0)

Responda as seguintes questões:

(0.5 pt) 1) O que é escravo de barramento? No caso do ciclo de leitura do conteúdo de memória, quem desempenha o papel de escravo de barramento, processador ou memória? Justifique.

  • (0.25 pt) Escravo de barramento é a unidade que participa numa transferência de dados sob o controle de uma outra unidade, conhecida como mestre.
  • (0.25 pt) Tanto no ciclo de leitura quanto no ciclo de escrita, o processador gera uma sequência de sinais que controlam as transferências de dados, como strobe de endereços AS*, modo de operação R/W* e endereços. Portanto, ele é o mestre de barramento e a memória, que responde a estes sinais, é o escravo do barramento.

(1.0 pt) 2) Por que se deve terminar um barramento com a sua impedância característica?

Para evitar reflexões que podem distorcer os sinais recebidos nos receptores. Estas reflexões passam a ser críticas quando o sistema opera em uma frequência acima de 30 MHz, quando o tempo de transição entre os níveis lógicos pode ser muito menor que o tempo necessário para atenuar estas reflexões.

(1.5 pt) 3) Em que consiste a estratégia de arbitragem centralizada? Dos padrões que vocês viram, VMEbus e NuBus, qual deles adota esta estratégia? Explique sucintamente como é feita esta arbitragem.

  • (0.5 pt) Diferentemente de arbitragem distribuída, na qual cada mestre contém um circuito de arbitragem capaz de passar o controle do barramento para outro potencial mestre, na arbitragem centralizada existe somente um circuito de arbitragem centrada em um unidade.
  • (0.5 pt) VMEbus adota arbitragem centralizada (no slot 1) e NuBus, arbitragem distribuída.
  • (0.5 pt) No VMEbus, cada unidade é associada a uma das quatro linhas de requisição (BR0*-BR3*). A unidade que necessita o barramento (requerente) ativa a linha de requisição i à qual ela é associada e o árbitro central, localizado no slot 1, decide qual nível de requisição deve ser atendida de acordo com uma das três estratégias pré-definidas -- RRS, PRI ou SGL, e ativa a linha de concessão correspondente, BGiOUT*. Este sinal é passado de um slot a outro até chegar a unidade que fez a requisição. Neste caso, o requerente não passa mais o sinal para frente e ativa o sinal BBSY* para indicar o uso do barramento.

 


Questão 4 (valor 1.5 pts)

Determine os valores limitantes do resistor pull-up de um barramento que comporta:

  • 6 drivers hipotéticos de coletor aberto e
  • 1X receptores hipotéticos,

com as seguintes características elétricas:

  • VOH = 2.X V,
  • VOL = 0.5 V,
  • IIL = -0.4 mA,
  • IIH = 5X microamperes,
  • IOL = 1X mA e
  • IOH = -1X0 microamperes,

onde X é o último dígito do seu RA.

O valor da resistência é aquele que permita que a tensão no barramento seja interpretado como o nível lógico 1, ou seja:

R = (VCC - VOH)/(6 x 1X0 + 1X x 5X) x 106.

e o menor valor é aquele que limita a corrente no driver quando a tensão do barramento corresponda ao nível lógico 0:

R = (VCC - VOL)/(1X - 1X x 0.4) x 103.

 


Last modified: Tue Dec 7 16:36:33 BRA 1999

Sugestões para ting@dca.fee.unicamp.br

Voltar para a página do curso.

Ting