Uma Sinopse dos Projetos Finais da Turma A do Segundo Semestre de 2013


Controlador de temperatura
Projetistas: Allan Piacente e Eduarda Podestá

A idéia do projeto é manter no nível pré-estabelecido a temperatura de um aquecedor, podendo ser uma resistência, uma lâmpada ou algo que aquecesse o ambiente ou gerasse calor. Através de um sensor de temperatura, a temperatura é monitorada periodicamente pelo micro-controlador. Se a temperatura ficar abaixo do limiar, é gerado um sinal de acionamento que fecha o relé 12V (Relay_SPDT) ligado em série com o aquecedor. Ponto interessante dese projeto é que o Allan aproveitou o circuito de acionamento do relé que ele montou no lab da Eletrônica.

Alarme de incêndio
Projetistas: Jéssica Tavares Hefferman e Thomaz Milani

A idéia do projeto é aplicar o sensor MQ7, detector iônico de monóxido de carbono, para alertar caso haja alguma suspeita de incêndio. No caso de um incêndio, a fumaça entra no detector e penetra na câmara de ionização. As partículas da fumaça absorvem o ar ionizado e o neutralizam, interrompendo o fluxo da corrente, o microcontrolador então percebe essa queda na corrente e aciona o alarme (duas caixas de som). O entendimento do princípio de funcionamento do sensor foi fundamental para desenhar os circuitos.

Comunicação RF serial sem fio
Projetistas: Augusto Renan Soares, Rodrigo Poltronieri Franceschini, Diego L. S. Diniz e Hermano L. Crubellati

A idéia de projeto é criar um ambiente bate-papo entre dois usuários via uma comunicação serial sem fio entre duas antenas de radiofrequência (RF). RF é a faixa de freqüência que abrange aproximadamente de 3 kHz a 300 GHz e corresponde a freqüências das ondas de rádio. No nosso caso particular, utilizamos RFs de 433 MHz suportada pelo módulo Easy Radio TransmitterER400TS-02. Foi elaborado um protocolo de comunicação simples para evitar recepção de dados indesejados. Conceitos de comunicação foram aplicados para obter uma comunicação com menos erros.

Dispositivo de sensoriamento por presença com sistema de alarme associado
Projetistas: Franklin Lindemberg Guimarães e Stefanos Homero Linakis

O objetivo do projeto consiste, basicamente, na implementação de um sistema de monitoramento por presença, de maneira que este se encontra associado a um mecanismo de alarme (duas caixas de som) que soará em determinadas condições e piscará uma lâmpada ao mesmo tempo. Foi utilizado o dispositivo de sensoriamento por infra-vermelho da marca Proter que vem acoplado com um sensor PIR DL-718A e um relé 3.3V. O princípio de funcionamento do sensor foi pesquisado para desenhar o projeto.

Fechadura controlada por senha
Projetistas: Roberta Moschetto e Silvano Filho

O projeto consiste em adicionar a uma fechadura elétrica 12V CC um sistema de controle de acionamento por senha com dois módulos de interação: hiperterminal e LCD+keypad. Através do hiperterminal gerenciam-se as senhas dos usuários, enquanto via LCD+keypad os usuários destravam a fechadura mediante a inserção de uma senha cadastrada. O princípio de funcionamento da fechadura foi analisado para desenhar o seu circuito de acionamento.

Piano digital
Projetistas: Eduardo Pereira Coelho e Rafael Iorio de Moraes

Originalmente a equipe pensou num afinador de guitarra. No entanto, os testes com sinais senoidais os levaram a perceber que seria interessante aplicar os conceitos de Processamento de Sinais. Por terem um prazo curto para finalizar o projeto, chavearam para a segunda proposta da equipe: criar um piano digital com uma escala de sete notas com a capacidade de gravação e reprodução. As teclas 1 a 7 do keypad são mapeadas em teclas das sete notas musicais.