Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Pós-Graduação

Disciplina: IA009A – Introdução à Teoria de Agentes

 

Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Gudwin

 
Aluno:  Roberto Cannellini  -  RA:  690223

 

Campinas  09 de dezembro 2002

 

EXERCÍCIO COMPUTACIONAL 5

 

 

Tema: Processo de matricula de alunos especiais

 

 

 

 

Resumo

 

            Esta proposta procura simular, não em todos seus detalhes, o processo de matricula atualmente em vigor na Faculdade de Engenharia Elétrica, para o curso de Pós Graduação. Ele é realizado duas vezes ao ano, para recebimento de matricula de alunos regulares e especiais. Ambos tem uma data de início e fim. As disciplinas tem vagas limitadas e há restrições, em algumas matriculas, para alunos especiais. Com nossa definição, particular, de alguns parâmetros procuramos simular esta situação.

 

 

A Simulação

 

            O modelo proposta procura simular a situação com um total de 100 alunos – especiais – procurando matricularem-se. Às disciplinas oferecidas estão associados créditos, que podem ter valor 6 ou 12, dependendo das horas aulas semanais. Para completarem o número de créditos exigidos para a defesa de Tese, o aluno deve completar 48 créditos. Isto faz com que a procura por estas disciplinas seja maior do que as de 6. Esta situação foi colocada nesta proposta.

            Outra situação colocada é a de que somente em torno de 30% dos alunos especiais que solicitam matrícula são aceitos

 

 

 

 

 

 

Para o início da simulação, fornecemos alguns parâmetros tais como:

 

. número de candidatos: 100

 

. interesse dos alunos em disciplinas de 12 créditos: 75%

 

. interesse dos alunos em disciplinas de 6 créditos: 25%

 

. consideramos que em torno de 30% dos alunos especiais que se candidatam à vaga

 em uma disciplina são aceitos.


Resultado obtido:

 

.82 candidatos optaram por disciplinas de 12 créditos

.18 candidatos optaram por disciplinas de 6 créditos

. 30 alunos foram aceitos.

 

A fig. 1 apresenta a disposição inicial dos processos na ferramenta SNTool.

Podemos notar a movimentação das informações, pelo “sistema”, até a fase final.

 

                                                 Processo - fig. 1

 

 

 

 

 

 

 

 

            Para melhor explicarmos o que ocorre, na fig. 2 temos o início do processo com os valores acima mencionados. No circulo inicial, podemos notar o número de candidatos, 100, que será manipulado pelos demais processos até que os pretendentes a aluno especial sejam distribuídos conforme as regras pré-fixadas (fig. 3).

 

 

 

Início do processo - fig. 2

 

         Esta figura apresenta um “congelamento” de uma das situações ocorridas durante a execução desta simulação. Notamos que o círculo inicial, onde tínhamos ao valor 100, inicial, passou a ter o valor 72. Isto demonstra que a 28 iteração esta em andamento. O último círculo, em cima, à direita apresenta o valor 8, que nos diz que até o momento este número de alunos foi matriculado. O último círculo, embaixo, também à direita, nos mostra o número de pedidos de matriculas rejeitadas. Somando-se estes valores não chegaremos ao total de 28 alunos já analisados. Isto representa que os processos ainda estão manipulando informações já recebidas. Repare nas “bolinhas” nos demais círculos.

Processo em andamento – fig. 3

 

 

A fig.4 abaixo representa o estado final do processamento desta simulação. Podemos notar que estes valores se situam entorno do esperado pela especificação definida.

 

 

Fim do processo – Fig. 4