Exercício Computacional 5
Rachel Carlos Pereira – 019584
O processo organizacional, Vida Acadêmica, tem como principal objetivo apresentar o índice de interesse dos
candidatos aprovados no vestibular pelas áreas: exatas, biológicas, humanas, letras e artes.
Analisando o processo (Figura 1) é possível perceber os passos para se chegar a um curso de pós-graduação
em uma Universidade ou Faculdade.
Considerações adotadas:
ü Todos os candidatos devem participar do processo seletivo, vestibular, para entrar na Universidade/Faculdade;
ü O número de alunos que finalizam os cursos da graduação corresponde ao número de pessoas que o iniciaram.
Não foram levados em conta casos como: transferência para outra Instituição de Ensino Superior, desistência, desligamento, outros;
ü Quando os alunos finalizam o curso de graduação eles podem ou ir para o mercado de trabalho ou fazer um curso de pós-graduação.
Após participar do processo seletivo, vestibular, os candidatos aprovados irão se matricular em um curso da graduação
(especificado na inscrição do vestibular) de uma das seguintes áreas: exatas, biológicas, humanas, letras e artes.
Depois que concluírem todos os créditos exigidos pela instituição com desempenho satisfatório, os alunos receberão o
diploma de conclusão de curso superior na colação de grau. Em seguida, esses alunos poderão: ou ir para o mercado de trabalho ou fazer
um curso de pós-graduação.
Esse processo “acadêmico” pode ser visualizado na Figura 1.
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Figura 1: Rede de Agentes – Vida
Acadêmica
As diferentes simulações apresentadas neste trabalho exibem o índice de interesse dos candidatos aprovados no vestibular por
cada área: exatas, biológicas, humanas, letras e artes.
Nos dois primeiros casos é considerado o índice de aprovação no vestibular de 20%, já nos casos 3 e 4 esse índice sobe para 40%.
A amostra utilizada na execução da rede de agentes apresenta 1000 candidatos concorrendo as vagas existentes em uma Instituição de
Ensino Superior.
Após a conclusão do curso de graduação foi considerado que 60% das pessoas vão para o mercado de trabalho, enquanto as
outras 40% optam por fazer um curso de pós-graduação.
Caso 1
Dados:
ü Índice de aprovação no vestibular: 20%;
ü Índices de interesse por cada uma das áreas: 25% Exatas, 25% Letras e Artes, 25% Biológicas, 25% humanas.
Número de candidatos aprovados no vestibular: 230
Gráfico 1 – Área de
interesse dos aprovados no vestibular
Caso 2
Dados:
ü Índice de aprovação no vestibular: 20%;
ü Índices de interesse por cada uma das áreas: 30% Exatas, 15% Letras e Artes, 35% Biológicas, 20% humanas.
Número de candidatos aprovados no vestibular: 205
Gráfico 2 – Área de
interesse dos aprovados no vestibular
Caso 3
Dados:
ü Índice de aprovação no vestibular: 40%;
ü Índices de interesse por cada uma das áreas: 25% Exatas, 25% Letras e Artes, 25% Biológicas, 25% humanas.
Numero de candidatos aprovados no vestibular: 413
Gráfico 3 – Área de interesse dos aprovados no vestibular
Caso 4
Dados:
ü Índice de aprovação no vestibular: 40%;
ü Índices de interesse por cada uma das áreas: 30% Exatas, 15% Letras e Artes, 35% Biológicas, 20% humanas.
ü
Número de candidatos aprovados no vestibular: 388
Gráfico 4 – Área de interesse dos aprovados no vestibular