Introdução à teoria de Agentes – IA009 

                                                                                                                        Exercício Computacional 5           

                                                                                                                            Rachel Carlos Pereira – 019584

 

 

Processo Organizacional: Vida Acadêmica

 

 

      Introdução

            O processo organizacional, Vida Acadêmica, tem como principal objetivo apresentar o índice de interesse dos

       candidatos aprovados no vestibular pelas áreas: exatas, biológicas, humanas, letras e artes.

Analisando o processo (Figura 1) é possível perceber os passos para se chegar a um curso de pós-graduação

       em uma Universidade ou Faculdade.

            Considerações adotadas:

ü        Todos os candidatos devem participar do processo seletivo, vestibular, para entrar na Universidade/Faculdade;

ü         O número de alunos que finalizam os cursos da graduação corresponde ao número de pessoas que o iniciaram.

       Não foram levados em conta casos como: transferência para outra Instituição de Ensino Superior, desistência, desligamento, outros;

ü        Quando os alunos finalizam o curso de graduação eles podem ou ir para o mercado de trabalho ou fazer um curso de pós-graduação.

     Descrição do processo

            Após participar do processo seletivo, vestibular, os candidatos aprovados irão se matricular em um curso da graduação

      (especificado na inscrição do vestibular) de uma das seguintes áreas: exatas, biológicas, humanas, letras e artes.

            Depois que concluírem todos os créditos exigidos pela instituição com desempenho satisfatório, os alunos receberão o

     diploma de conclusão de curso superior na colação de grau. Em seguida, esses alunos poderão: ou ir para o mercado de trabalho ou fazer

     um curso de pós-graduação.

            Esse processo “acadêmico” pode ser visualizado na Figura 1.

 

Figura 1: Rede de Agentes – Vida Acadêmica


     Execução da rede de agentes

As diferentes simulações apresentadas neste trabalho exibem o índice de interesse dos candidatos aprovados no vestibular por

      cada área: exatas, biológicas, humanas, letras e artes.

Nos dois primeiros casos é considerado o índice de aprovação no vestibular de 20%, já nos casos 3 e 4 esse índice sobe para 40%.

            A amostra utilizada na execução da rede de agentes apresenta 1000 candidatos concorrendo as vagas existentes em uma Instituição de

     Ensino Superior.

            Após a conclusão do curso de graduação foi considerado que 60% das pessoas vão para o mercado de trabalho, enquanto as

    outras 40% optam por fazer um curso de pós-graduação.

 

     Caso 1

    Dados:

ü        Índice de aprovação no vestibular: 20%;

ü        Índices de interesse por cada uma das áreas: 25% Exatas, 25% Letras e Artes, 25% Biológicas, 25% humanas.

 

Número de candidatos aprovados no vestibular: 230


Gráfico 1 – Área de interesse dos aprovados no vestibular

 

     Caso 2

     Dados:

ü        Índice de aprovação no vestibular: 20%;

ü        Índices de interesse por cada uma das áreas: 30% Exatas, 15% Letras e Artes, 35% Biológicas, 20% humanas.

 

Número de candidatos aprovados no vestibular: 205


Gráfico 2 – Área de interesse dos aprovados no vestibular

 

    Caso 3

    Dados:

ü        Índice de aprovação no vestibular: 40%;

ü        Índices de interesse por cada uma das áreas: 25% Exatas, 25% Letras e Artes, 25% Biológicas, 25% humanas.

 

Numero de candidatos aprovados no vestibular: 413

Gráfico 3 – Área de interesse dos aprovados no vestibular

    Caso 4

    Dados:

ü        Índice de aprovação no vestibular: 40%;

ü        Índices de interesse por cada uma das áreas: 30% Exatas, 15% Letras e Artes, 35% Biológicas, 20% humanas.

ü         

Número de candidatos aprovados no vestibular: 388

Gráfico 4 – Área de interesse dos aprovados no vestibular