Relatório do Exercício Computacional 5 - Aplicação da ferramenta SNTool

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Universidade Estadual de Campinas

Thyago Carvalho Marques RA: 019651

E-mail: thyago@densis.fee.unicamp.br

Campinas, Dezembro de 2002©

 

           Este relatório tem como objetivo o desenvolvimento de uma simulação de um  processo organizacional real utilizando rede de agentes através da ferramenta SNTool. O processo escolhido foi de uma indústria de manufatura que fornece um determinado produto P a um número finito de regiões (atende o mercado) A simulação produzida levou-se em consideração várias situações que podem ocorrer durante a produção, como por exemplo, uma disfunção de uma das máquinas que produz o produto. Durante o processo de simulação (50 iterações) foi verificado os índices de produção e consumo, tais como:  

  1. o quanto de matéria-prima foi fornecido;

  2. o quanto de produto foi produzido;

  3. o quanto de matéria-prima ficou disponível à produção ( pouca capacidade produtiva) ;

  4. o quanto que cada mercado consumiu;

  5. o quanto de produto sobrou (mercado não consumiu - excesso de produto). 

            Valores que serão gerados baseados em alguns cenários que serão considerados. E serão apartir destes que a administração da empresa tomará alguma decisão, seja, por exemplo, a troca de uma determinada célula de produção de forma que a demanda seja atendida ( manter a produção em um nível constante). Ou pode verificar que apenas uma célula de produção consiga produzir o suficiente para atender todas as regiões e etc. Para facilitar a visualização das informações geradas foram gerados gráficos e informações estatísticas como a correlação entre todos os cenários considerados. 

             O processo organizacional escolhido para tal simulação por ser descrito da seguinte forma: Considere que seja necessário 2 fornecedores que fornecem uma matéria-prima MPa e o outro fornece uma matéria-prima MPb para a produção do produto final P e duas célula produção CP.  O produto P é constituído quando existir todas as matérias-primas necessárias para confecção.  Assim, se faltar uma das matérias-primas a produção é paralisada. No entanto, foi considerado que o fornecimento será sempre constante e nunca haverá falta de matéria-prima para tal produto ( o estoque das matérias-primas será just-in-time, ou seja, toda a matéria-prima existente será automaticamente convertida em produto, não mantendo-as em estoque). A produção da indústria atende uma determinada demanda D de cinco regiões. O processo de produção é condicionado pela a demanda de cada região, assim como a capacidade produtiva das máquinas (CP). Uma vez que a produção esteja apresentando irregularidades isso refletirá nos valores dos índices, de forma que capacite a equipe administrativa da empresa tomar as devidas decisões. 

            O fluxo do processo organizacional é melhor observado na Figura 01 abaixo:

 

 

 

            Como inicialmente foi mencionado, para que seja possível simular este processo será utilizado uma rede de agentes através da ferramenta SNTool. Para isso então foi concebido o  modelo que é visualizado na Figura 02. 

 

 

 

           Para efeito de análise foram escolhidos alguns possíveis cenários que podem vir acontecer durante o processo de produção verificando os índices outrora citados durante o processo de simulação (50 iterações). Os cenários considerados foram os seguintes: 

  1. Produção normal, ou seja, ambas células de produção produz sua capacidade máxima;

  2. Em algum instante uma das células de produção tem 50% de chance de apresentar irregularidades, e com isso perda a capacidade produtiva; 

  3. Em algum instante uma das células de produção tem 85% de chance de apresentar irregularidades, perdendo parcialmente a capacidade produtiva; e

  4. E por último, em algum instante uma das células de produção tem 100% de chance de apresentar irregularidades, perdendo totalmente a capacidade produtiva, ou seja, apenas uma célula produção funcionando normalmente.

            Em cada objeto (que contém os valores dos estados performCount e evalCount) contem uma linha ligado ao respectivo agente da rede. Sendo que o valor de performCount corresponde ao que foi fornecido, produzido e consumido das respectivas classes Fornecedor, Produzir e Consumir. E o evalCount corresponde ao número de combinações de objetos feitas por cada agente (valor não analisado). Desta forma, a análise foi baseada somente no valor do estado performCount de cada classe (valores em negrito).

            Para o primeiro caso teve-se os seguintes resultados:

 

                   

Parâmetros Analisados Quantidade
Fornecimento de matéria-prima 

(p2 + p1)

340
Produtos produzidos 

(p5 + p11)

240
Estoque de matéria-prima (mp)

(p3)

100
Produtos consumidos 

(p9 + p4 + p7 + p8 + p10)

236
Produtos não consumidos 

(p6)

6

 

            Para o segundo caso teve-se os seguintes resultados:

 

                

Parâmetros Analisados Quantidade
Fornecimento de matéria-prima 

(p2 + p1)

184
Produtos produzidos 

(p5 + p11)

178
Estoque de matéria-prima (mp)

(p3)

6
Produtos consumidos 

(p9 + p4 + p7 + p8 + p10)

174
Produtos não consumidos 

(p6)

4

 

            E para o terceiro caso teve-se os seguintes resultados:

 

 

Parâmetros Analisados Quantidade
Fornecimento de matéria-prima 

(p2 + p1)

116
Produtos produzidos 

(p5 + p11)

113
Estoque de matéria-prima (mp)

(p3)

3
Produtos consumidos 

(p9 + p4 + p7 + p8 + p10)

110
Produtos não consumidos 

(p6)

3

        

                E para o quarto e último caso teve-se os seguintes resultados:

 

     

 

Parâmetros Analisados Quantidade
Fornecimento de matéria-prima 

(p2 + p1)

100
Produtos produzidos 

(p5 + p11)

98
Estoque de matéria-prima (mp)

(p3)

2
Produtos consumidos 

(p9 + p4 + p7 + p8 + p10)

96
Produtos não consumidos 

(p6)

2

 

 

            Para melhor visualizar os resultados de todos os cenários juntos temos:

 

Cenários C1 C2 C3 C4
Fornecimento 340 184 116 100
Produção 240 178 113 98
Estoque mat.prima 100 6 3 2
Consumido 236 174 110 96
Estoque-produto 6 4 3 2

 

 

            Além disso, segue os valores da correlação entre eles:

 

Correlação Valores
C1 e C2
0,926116312
C1 e C3
0,92314595
C1 e C4
0,921056105
C2 e C3
0,999961297
C2 e C4
0,999910556
C3 e C4
0,999965512

 

 

            Estes resultados foram obtidos com a seguinte codificação das classes:

 

 

 

            Nesta listagem não está todo o código utilizado no programa. Para outros detalhes dos valores dos parâmetros e códigos da rede podem ser visualizados no arquivo do modelo desenvolvido em anexo (teste4.xsn).

            Logo, é possível observar, através da simulação, o que pode acontecer em relação ao consumo e a produção caso estes cenários aconteçam, além de poder criar estratégias e medidas de segurança para evitar o problema, se vier acontecer. Assim é através dos gráficos é possível analisar a variação que ocorre em cada parâmetro quando considerado um determinado cenário.