UNICAMP – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

IA009 – Introdução à Teoria de Agentes

Exercício Computacional 5

10/12/2002

Jorge Luiz da Cruz - RA: 012857

 

 

Introdução

Com o objetivo de estudar a ferramenta SNTool e verificar suas características e possibilidades de aplicação, foi montado um fluxo simplificado de produção de um produto qualquer para verificar o impacto na receita financeira de uma empresa, considerando a implantação de um melhor controle de qualidade. Os estudos de caso consideram uma empresa fictícia XyZ, que fabrica o produto "W".

Clique aqui para copiar o arquivo da rede gerada

A modelagem implementada é simples, não adotando nenhuma regra de transição mais inteligente, como dados estatísticos provindos de análise do mercado, combinados, por exemplo, com redes neurais, algoritmos genéticos e/ou regras fuzzy.

Descrição do Processo

Considera-se que uma máquina consome uma certa quantidade de insumos para gerar um produto. Estes insumos têm um certo custo relacionado. Durante a produção, assume-se que uma certa quantidade dos produtos produzidos apresentarão defeitos em virtude de um fraco controle de qualidade (o que ocasiona custo à empresa).

Em seguida, assume-se que toda a produção será consumida, o que gerará uma certa quantidade de capital à empresa. Do montante de capital gerado, uma certa quantidade vai para o setor "Contas a Pagar", outra quantidade é alocada ao setor "Investimentos" e, finalmente, o restante vai para o setor "Reserva de Capital".

A figura 1 mostra o estado inicial da rede.

Figura 1 – Estado inicial da rede

Para gerar um produto, a máquina consome uma certa quantidade de insumos, cujo custo global é 1. Ou seja, cada grupo de insumos necessário para gerar UM produto tem custo igual a UM.

Assume-se que a probabilidade de um produto apresentar defeitos é de, inicialmente, 20% no processo de produção. Posteriormente, nos estudos de caso exercitados, essa probabilidade cai para 5% e 1%.

Presume-se que o mercado, na figura do consumidor, irá consumir toda a produção, gerando um fluxo de caixa máximo. Na modelagem adotada, para fins de simplificação, o custo do produto acabado também é 1.

De cada crédito de 1 que entra no caixa da empresa, a probabilidade dele ser direcionado para o setor "Contas a Pagar" é de 40%, a probabilidade dele ser direcionado para o setor "Investimentos" é de 30% e a probabilidade dele ser direcionado para o setor "Reserva Financeira" é de 30%.

Estudo de casos

Para verificar a influência de um controle de qualidade mais rigoroso na geração de receitas de uma empresa, foram realizados três estudos de caso. Para cada um destes estudos de caso, foram exercitadas três simulações.

A figura 2 ilustra um instante de execução do processo.

A figura 3 ilustra o estado final do modelo ao término de uma simulação.

Figura 2 – Processo em execução

Figura 3 – Final da execução do processo

A seguir, têm-se os três estudos de caso em detalhes.

Caso 1

Probabilidade de defeitos no produto: 20%
Probabilidade de destinação de recurso financeiro para Contas a Pagar: 40%
Probabilidade de destinação de recurso financeiro para Investimentos: 30%
Probabilidade de destinação de recurso financeiro para Reserva: 30%

Total de produtos com defeito: 15 20 17
Total de recursos para Contas a Pagar: 30 25 28
Total de recursos para Investimentos: 28 32 35
Total de recursos para Reserva: 27 23 20

Caso 2

Probabilidade de defeitos no produto: 5%
Probabilidade de destinação de recurso financeiro para Contas a Pagar: 40%
Probabilidade de destinação de recurso financeiro para Investimentos: 30%
Probabilidade de destinação de recurso financeiro para Reserva: 30%

Total de produtos com defeito: 04 07 07
Total de recursos para Contas a Pagar: 45 37 43
Total de recursos para Investimentos: 29 37 28
Total de recursos para Reserva: 22 19 22

Caso 3

Probabilidade de defeitos no produto: 1%
Probabilidade de destinação de recurso financeiro para Contas a Pagar: 40%
Probabilidade de destinação de recurso financeiro para Investimentos: 30%
Probabilidade de destinação de recurso financeiro para Reserva: 30%

Total de produtos com defeito: 01 00 02
Total de recursos para Contas a Pagar: 33 34 38
Total de recursos para Investimentos: 42 37 39
Total de recursos para Reserva: 24 29 21

A seguir, no tópico Conclusão, têm-se uma análise dos resultados da simulação, assim como são destacadas algumas vantagens de uma ferramenta como o SNTool.


Conclusão

A idéia foi conhecer o SNTool através da simulação do impacto positivo que a preocupação com qualidade pode ter na rentabilidade da empresa.

A modelagem implementada foi simples, não adotando nenhuma regra de transição mais inteligente, conforme destacado no tópico Introdução.

A análise dos resultados das simulações nos três estudos de caso demonstra claramente que, quanto maior o controle de qualidade, menor será o desperdício de insumos e produtos. Consequentemente, a rentabilidade será maior e cada um dos setores financeiros (no caso desta simulação, três) será atendido com uma quantidade maior de capital. Mesmo que seja por realocação de capital de um setor para outro.

Apesar de ser um exemplo simples, este modelo pode ser expandido de forma a incorporar algumas vantagens que um software deste tipo permite: