IA369J – Tópicos em Engenharia de Computação VI
Aspectos Implementacionais de Interfaces Gráficas

SISTEMAS DE JANELAS E EDITORES DE COMPONENTES DE INTERAÇÃO
Organizado por Harlen Costa Batagelo

Na maioria das interfaces gráficas, um grande número de sistemas gráficos interativos pode ser executado simultaneamente. É comum que cada um desses sistemas seja decomposto em partes menores, onde cada parte realiza uma particularidade da funcionalidade da interface. De modo a organizar a exibição desses processos na tela, interfaces gráficas são normalmente construídas sobre um sistema de janelas. Há dois aspectos relevantes num sistema de janelas. O primeiro é o grupo de funcionalidades que permite aos programas criar e organizar janelas, além de implementar os fragmentos de interação dentro dessas janelas. Juntos esses fragmentos formam a interface do usuário. Além disso, as interfaces também permitem ao usuário controlar as características visuais das janelas através de sistemas de gerenciamento de janelas. Estes são responsáveis pela alocação de recursos das áreas da tela para os diversos programas de modo que a janela de um não interfira no funcionamento das outras, do mesmo modo que um sistema operacional aloca recursos da máquina para cada programa.
Sistemas de janelas podem possuir vários sistemas de gerenciamento de janelas. Por exemplo, o X Windows System tem como sistemas de gerenciamento de janelas o WindowMaker, IceWM, Fvwm95, KWM, Afterstep, entre muitos outros. Entretanto, a maioria dos sistemas de janelas tem um gerenciador fixo. Este é o caso dos sistemas MS Windows, Macintosh e OS/2.

Sistemas gráficos interativos como os que foram implementados nesta disciplina são construídos em torno de um conjunto de widgets. Um widget é um pequeno objeto interativo que permite uma entrada de informação. Widget é termo originário do X Windows, mas é também conhecido pelo nome de objeto no NeXTSTEP e Macintosh, e por controle no MS Windows. Em todos os casos, fazem parte dos widgets os menus padrão, botões, barras de rolagem e caixas de texto. Esses e outros componentes podem ser utilizados na composição de uma interface através de editores de componentes de interação.

Esta página reúne comentários sobre os sistemas de janelas, editores de componentes de interação e bibliotecas 2D/3D utilizadas por cada grupo no desenvolvimento do editor gráfico 2D. Também são incluídos os códigos-fonte da implementação e comentários.

GRUPO 1 - Luiz Fernando Stein Wetzel (fonte - 40KB) (executável - 20KB)
GRUPO 2 - Jorge Kawamura, Paulo G. Seifer, Artur Duarte Neto (fonte - 837KB) (executável - 790KB)
GRUPO 3 - Vânio Fragoso de Melo, José Antonio L. Minchola, Mercedes R. G. Marquez (fonte e executável - 121KB)
GRUPO 4 - Harlen Costa Batagelo (fonte - 21KB) (executável - 98KB)