Léo Pini Magalhães

leopini@unicamp.br


[CVitae - english ] [publicações] [trabalhos orientados]


Pessoal

Léo Pini Magalhães, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 2 de janeiro de 1952; é casado com Silvia e pai de Lia e Lucas. Nós moramos em Campinas - SP, Brasil.

Educação

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Campinas, atualmente Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP, no ano de 1974. Fez seu mestrado na mesma Faculdade na área de Automação, com um trabalho em Reguladores Auto-ajustáveis. Iniciou seu doutorado no ano de 1978 na área de Informática na Universidade de Darmstadt, Alemanha, tendo concluído em maio de 1981 com uma tese em Comunicação Homem-Máquina em ambientes de Controle de Processos.

Experiência Profissional

Obteve duas bolsas de pós-graduação, uma do CNPq, de 1975 a 1977, para a realização de seu mestrado. A outra do DAAD - Alemanha, para a realização de seu doutorado (1978 - 1981). É professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP FEEC - DCA - UNICAMP onde é contratado como professor desde 1977. É desde 1999 Professor MS-6 (Titular). Sua área de interesse principal é a Computação Gráfica.

No ano de 1979, durante seu doutoramento, colaborou como monitor na disciplina Computação Gráfica II do Departamento de Informática da Universidade de Darmstadt, Alemanha. Em 1988, na mesma Universidade, atuou como Professor Convidado na disciplina Simulação e Animação apoiada por Computador.

Ainda em 1988 dispendeu um ano como pesquisador convidado (pós-doutorado) no Instituto Fraunhofer de Computação Gráfica em Darmstadt - Alemanha, atuando na área de Computação Gráfica. Neste período foi apoiado por uma bolsa do CNPq.

De agôsto de 1996 a dezembro de 1997 dispendeu um sabático junto ao Departamento de Computação da Universidade de Waterloo - Canadá, apoiado por uma bolsa da FAPESP.

Supervisionou oito teses de doutorado e cerca de 35 teses de mestrado nas áreas de Computação Gráfica, Coordenação e Sistemas de Banco de Dados.

É membro (senior) do IEEE, e membro das Sociedades SBC, ACM e EUROGRAPHICS.

Sua experiência administrativa abrange: assistente do pró-reitor de pesquisas da UNICAMP (1986-1987); vice-coordenador da pós-graduação da FEEC - UNICAMP; vice-coordenador do DCA/FEEC - UNICAMP; coordenador do Programa Brasileiro-Argentino de Informática - PABI (1992-1996); coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UNICAMP (4/93-3/95); atuou na Cooperação para a América Latina do ProTeM (1995-1996). Foi diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP de abril/1999 a abril/2003. Foi representante docente no Conselho Universitário da UNICAMP por diversos anos.



atualizado: Janeiro 2018.