Candidatura ao CONSU - 2003 / Representação Geral
                (Prof. Léo Pini Magalhães)

Prezados Colegas Docentes da UNICAMP, 29/4/2003

Utilizando o espaço aberto pela Secretaria Geral, venho apresentar 
a minha candidatura para a Representação Geral do CONSU.

Sou docente da FEEC, nível MS-6, escola onde estudei e realizei meu mestrado. Concluí meu doutoramento na Alemanha em 1981. Fui Diretor da FEEC no período abril de 1999 a abril de 2003. Detalhes de minhas atividades no Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração podem ser encontrados em página pessoal.

Além do meu comprometimento com os princípios éticos, morais, de transparência de ações e democráticos, elementos norteadores de minha conduta de vida, gostaria de alinhar alguns pontos adicionais e específicos, fruto de minha experiência no CONSU nestes últimos quatro anos como Diretor da FEEC.

Iniciando pelo Ensino de Graduação é minha convicção de que, no âmbito do CONSU, uma análise considerando investimentos, corpo docente, necessidades e impactos sociais, homogeneidade de participação no Ensino, deverá ser o ponto de partida de uma ação que permitirá certamente um acréscimo significativo no oferecimento de vagas de graduação. O perfil da UNICAMP como grande geradora de pesquisa permite certamente aumentar a sua contribuição ao Ensino, mesmo porque estas contribuições se somam.

A Pesquisa e o Ensino de Pós Graduação também necessitam de especial atenção do CONSU de forma a ser mantido o papel de vanguarda de nossas Unidades. Por exemplo, um ponto que deve merecer um posicionamento imediato é a recente iniciativa da CAPES e CNPq de definir tamanhos "ideais" de Programas de Pós Graduação através de critérios de saturação para concessão de bolsas e recursos.

As atividades de Extensão necessitam ter finalizada a sua regulamentação. A questão do apoio às nossas atividades de assistência à saúde também deverá merecer atenção especial, de forma a ser construído um modelo que permita à UNICAMP desempenhar seu papel na assistência à população de forma mais tranqüila sob a óptica financeira. É reconhecido por todos o impacto positivo destas atividades em nosso Ensino e Pesquisa.

A análise em curso de nossa organização administrativa, através da certificação de Unidades e Órgãos, necessita ser complementada, por um estudo do CONSU e suas Câmaras, que defina caminhos para a desejada descentralização administrativa incentivando as Unidades e Órgãos a operarem mais otimizadamente.

Com relação ao próprio CONSU e Câmaras é urgente a reformulação de suas responsabilidades, para que não continuem inundados por questões que, embora importantes, têm caráter pontual e impedem que o mais alto Conselho da UNICAMP possa dedicar a maior parte do seu tempo à discussões de fundo, como algumas exemplificadas acima.

Coloco-me à disposição para aprofundar pontos acima referenciados ou abordar outros aqui não mencionados para ser resumido.

Cordiais saudações,

Léo Pini Magalhães, Prof. DCA/FEEC/UNICAMP (e-mail para Léo)


atualizado: Abril de 2003