LISTA DE EXERCÍCIOS

Aula 1 - Introdução à Ciência Cognitiva

  1. Como podemos relacionar a ciência cognitiva e a inteligência artificial ?
  2. Por que podemos dizer que a ciência cognitiva é uma ciência ? 
  3. O que significa "cognição"
  4. Como podemos definir "ciência cognitiva"
  5. O que é mente ? Quais os processos usualmente relacionados à idéia de "mente" ? 
  6. Explique quais são os três níveis de descrição do fenômeno mental, e do que trata cada um deles. 
  7. Descreva os três principais problemas filosóficos relacionados à questão da mente.
  8. Explique quais são as principais disciplinas que integram a visão tradicional da ciência cognitiva.
  9. Explique o que é a visão ampliada da ciência cognitiva.

Aula 2 - Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente

  1. Explique o que é o introspeccionismo e quando esse método científico foi utilizado na ciência cognitiva.
  2. Explique o que foi o behaviorismo e como ele se contrapunha frontalmente ao introspeccionismo.
  3. Explique quais foram os inputs teóricos fundamentais para a ciência cognitiva.
  4. Explique quais são os pressupostos centrais da ciência cognitiva.
  5. Explique o modelo de mente segundo Descartes.
  6. Explique o que é epistemologia
  7. Explique as principais diferenças entre o racionalismo e o empirismo, e porque podemos dizer que modelo de Kant foi unificador em relação a estes.
  8. Explique o modelo de mente segundo o programa lógico-empirista
  9. Explique qual a importância de Wittgenstein para a ciência cognitiva.
  10. Explique o modelo de mente segundo Carnap.
  11. Explique a crítica que Ryle faz ao dualismo.
  12. Explique o modelo de mente trazido pelo funcionalismo.
  13. Explique o que são Sistemas Intencionais.
  14. Explique o modelo de mente segundo Fodor. 

Aula 3 - A Ciência Cognitiva e a Psicologia

  1. Explique por que Kant questionava se a Psicologia poderia ser chamada de uma ciência.
  2. Qual foi a estratégia de Fries, Herbart e Beneke de forma a possibilitar que a Psicologia fosse chamada de ciência.
  3. Explique por que o uso de prismas para distorcer nossa visão de mundo contestava a proposição de que temos idéias inatas de espaço. 
  4. Explique a visão de Brentano da psicologia.
  5. Explique os princípios fundamentais por trás da visão de Wundt da psicologia.
  6. Explique os experimentos realizados por Ebbinghaus e por que esses experimentos contestavam a visão introspeccionista de Wundt.
  7. Explique por que os experimentos de Marbe tornavam possível a idéia de pensamentos sem imagens. 
  8. Qual era, segundo a visão de William James a marca distintiva da mentalidade. Explique.
  9. Explique a visão behaviorista de psicologia. 
  10. Explique o que é Gestalt e o que foi a Psicologia da Gestalt.
  11. Explique a abordagem esquemática de Bartlett.
  12. Explique o que era o "Mágico Número 7", segundo Miller. 
  13. Explique a modelagem do processamento perceptivo segundo Cherry e Broadbent. 
  14. Explique a abordagem estratégica de Bruner.
  15. Explique o que foi a psicologia cognitiva e quem foram seus maiores expoentes.

Aula 4 - Ciência Cognitiva e Inteligência Artificial
  1. Explique a diferença entre as "visão fraca" e "visão forte" da inteligência artificial.
  2. Explique o debate "Generalistas" x "Especialistas" nos primórdios da inteligência artificial.
  3. Explique o que foi o "Logical Theorist" de Newell e Simon. 
  4. Explique o que foi o "General Problem Solver" de Newell e Simon, e como ele se comparava ao Logical Theorist. 
  5. Explique o que seria um "Sistema Simbólico Físico", e quais as propriedades que este poderia conferir ao sistema. 
  6. Explique as principais críticas ao programa de  Newell e Simon.
  7. Explique por que McCarthy entendia que a linguagem LISP seria a linguagem mais adequada para sistemas de inteligência artificial.
  8. Explique o que foi o SHRDLU e quais suas capacidades e limitações.
  9. Quais as principais críticas que se faziam aos programas de inteligência artificial generalistas, e qual seria uma possível opção.
  10. Explique o que foi o debate Homem x Máquina, e quais as principais conclusões resultantes desse debate.
  11. Explique por que no início dos anos 70 houve um grande desânimo em relação à inteligência artificial.
  12. Explique o que são os Scripts propostos por Schank e Abelson.
  13. Explique o que são os Frames propostos por Minsky.
  14. Explique o argumento do Quarto Chinês de Searle.
  15. Qual é a principal crítica que o argumento do quarto chinês traz em relação à inteligência artificial ? 
  16. Explique o que é intencionalidade, segundo Searle. 
  17. Explique a crítica que Pylyshyn faz ao conceito de intencionalidade de Searle. 
Aula 5 - Ciência Cognitiva, Linguística e Antropologia
  1. Explique a proposta de Bloomfield à Linguística.
  2. Explique como um falante se ajusta à realidade em função da língua, segundo as idéias de Whorf e Sapir.
  3. Explique o que foi a Gramática Transformacional de Chomsky, e quais as grandes inovações em relação aos modelos então vigentes.
  4. Explique a afirmação de Chomsky de que temos uma "Gramática Natural".
  5. Explique qual o potencial de uso do conceito de Gramática Gerativa na inteligência artificial. 
  6. Explique qual a relação da Antropologia com a Ciência Cognitiva.
  7. Qual era a principal questão discutida dentro da Antropologia, relacionada à Ciência Cognitiva ? 
  8. Explique a Antropologia Científica de Boas.
  9. Explique a Antropologia Estrutural de Levy-Strauss.
  10. Explique a importância dos mecanismos simbólicos na experiência, segundo Sperber.
  11. Explique quais as questões hoje consensuais com relação à Antropologia e a Ciência Cognitiva.
Aula 6 - Ciência Cognitiva e Neurociência
  1. Explique o que foi o debate Localizacionismo x Holismo na Neurociência.
  2. Explique o que era a Frenologia de Gall e quais os seus princípios mais questionáveis.
  3. Explique o que é a ablação e como esta é usada na neurociência.
  4. Explique a importância de Lashley na Neurociência.
  5. Explique por que a proposta de Hebb era conciliadora no debate localizacionismo x holismo. 
  6. Qual foi a grande contribuição trazida por Hubel e Wiesel ? 
  7. Explique as diferenças entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, segundo Sperry.
  8. Explique as descobertas de Luria com relação a dominância dos centros nervosos em diferentes estágios do desenvolvimento do organismo.
  9. Explique qual foi a grande descoberta que Kandel trouxe em relação à Aplysia Californica. Por que podemos considerar esse desenvolvimento importante ? 
  10. Explique o que é o cérebro holográfico de Pribram.
  11. Explique o que é o Neuro-Darwinismo de Edelman.
  12. Explique a proposta de modelagem do cérebro utilizando atratores caóticos segundo Freeman.
  13. Explique o que é o Código Cerebral segundo Calvin.
  14. Explique como as unidades mínimas de replicação podem se reproduzir e propagar, de acordo com a teoria de Calvin.
Aula 7 - Problemas Recorrentes da Ciência Cognitiva
  1. Quais seriam os problemas que ocorrem de maneira mais frequente na Ciência Cognitiva ? 
  2. Explique o que é o "problema mente-corpo".
  3. Explique o que é o "dualismo de substância".
  4. Explique o que é o "dualismo de propriedades". Como ele se diferencia do "dualismo de substância" ? 
  5. Explique o que é "epifenomenalismo", e como este se insere dentro do problema mente-corpo.
  6. Explique o que é o "fisicalismo", e como este se insere dentro do problema mente-corpo.
  7. Quais seriam os principais problemas em se aceitar o fisicalismo como uma solução para o problema mente-corpo ? 
  8. Explique a relação entre "emergentismo", "funcionalismo", "behaviorismo" e "superveniência", em relação ao problema mente-corpo.
  9. Explique a proposta do materialismo eliminatista para o problema mente-corpo.
  10. Explique o que é o problema de "outras mentes".
  11. Explique o que é o problema do "cérebro em uma cuba".
  12. O que é Qualia ? Explique por que este é um problema ? 
  13. Explique o problema da fundamentação do símbolo (symbol grounding problem). Qual a sua conexão com o argumento do quarto chinês de Searle ? 
  14. Explique o problema do Enquadramento (Frame Problem).
  15. Explique o problema do Enquadramento de Referência (Frame-of-reference Problem).
Aula 8 - Não há questões

Aula 9 - Abordagens Paradigmáticas na Ciência Cognitiva
  1. Explique o que é GOFAI.
  2. Explique o que é a Teoria Computacional da Mente.
  3. Explique o que é o paradigma cognitivista na Ciência Cognitiva.
  4. Quais os principais problemas que levaram o cognitivismo a ser fortemente criticado dentro da ciência cognitiva ? 
  5. O que é a Teoria do Homúnculo, dentro do paradigma cognitivista ? 
  6. De maneira sumária, quais as características fundamentais do cognitivismo, que o diferenciam do conexionismo e do dinamicismo ? 
  7. O que é o conexionismo, e como ele se compara ao cognitivismo ? 
  8. O que é uma "representação sub-simbólica" ? 
  9. Existe "representação" no modelo conexionista ? Explique. 
  10. De onde surgiu o paradigma dinamicista na ciência cognitiva ? 
  11. Quais as principais características do modelo dinamicista ? 
  12. Qual a principal diferença do modelo dinamicista, quando comparado aos modelos cognitivista e conexionista ? 
  13. Onde ocorre a cognição no modelo dinamicista ? 
  14. Explique o que é "Cognição Situada e Incorporada".
  15. Por que dizemos que a "cognição situada e incorporada" é um modelo dinamicista ? 
  16. O que é Anti-Representacionalismo ?
  17. Qual a situação atual com relação aos paradigmas cognitivista, conexionista e dinamicista na ciência cognitiva ? 
  18. Para cada um dos paradigmas - cognitivista, conexionista e dinamicista, dê um exemplo de experimento que poderia ser classificados segundo estas classificações. 
  19. O que são Animats ? Em que contexto de pesquisa são estudados ? 
Aula 10 - Arquiteturas Cognitivas
  1. O que são Arquiteturas Cognitivas, e para que servem ? 
  2. Dê o exemplo de algumas questões em aberto atualmente na área de Arquiteturas Cognitivas
  3. Com relação a suas estruturas essenciais, quais seriam os possíveis tipos de arquiteturas cognitivas ? 
  4. Exemplifique 4 requisitos desejáveis de possíveis arquiteturas cognitivas.
  5. Quais são as arquiteturas cognitivas mais famosas na literatura ? Elas são arquiteturas simbólicas, conexionistas ou híbridas ? Justifique.
  6. Explique o que é ACT-R.
  7. Explique os diferentes componentes do ACT-R, e como estes se organizam nesta arquitetura.
  8. O ACT-R é uma arquitetura conceitual ou um programa de computador ? Explique.
  9. Explique a diferença entre conhecimento procedural e conhecimento declarativo.
  10. Explique o que são "chunks" na arquitetura ACT-R.
  11. Explique o que é SOAR.
  12. Explique os principais componentes do SOAR e como estes se conectam.
  13. Qual o papel e a importância do "procedimento de decisão" no SOAR  ? 
  14. Explique os diferentes mecanismos de aprendizagem disponíveis no SOAR.
  15. Explique como é o procedimento de "chunking" no SOAR, e para que ele serve. 
  16. Faça uma comparação entre o ACT-R e o SOAR. Quais as principais semelhanças e as principais diferenças ? 
Aula 11 - Robótica e Cognição
  1. Podem haver máquinas (robôs) dotados de
    inteligência comparável à humana ? Explique.
  2. Poderíamos dizer que esses robôs possuem
    “experiência” ? Explique.
  3. Robôs poderiam ter emoções ? Explique.
  4. Explique a importância da Robótica Móvel na ciência cognitiva.
  5. O que é a Robótica Baseada em Comportamentos ? Qual é o seu principal contribuidor ? 
  6. Explique o que é a Arquitetura de Subsunção. Qual a principal diferença com relação às arquiteturas convencionais ? 
  7. Explique o que são Robôs-Insetos, e para que servem. Cite exemplos de pesquisadores que os estudaram.
  8. Explique o que são Robôs Humanóides. Para que servem ? 
  9. Explique os 4 fatores fundamentais que orientam as pesquisas em robôs humanóides. Quem propôs esses fatores ? 
  10. O que é Cog, e o que ele faz de interessante ? 
  11. Qual o principal uso dos robôs H6 e H7 ? 
  12. O que são os robôs Waseda ? Quais os principais estudos que eles fomentaram ? 
  13. O que é Asimo, e o que ele faz de interessante ? 
  14. Como você compararia o Asimo com o Cog ? 
  15. Compare o robô Asimo com o QRIO.
  16. Qual o propósito de se estudar emoções em robôs ? 
  17. É possível emular emoções em robôs, ou somente simulá-las ? Explique a diferença.
  18. O que é o Kismet ? Qual a relação do Kismet com o estudo de emoções ? 
  19. O que é o Aibo, e o que ele faz de interessante ? 
  20. Explique o que é Robótica Co-Evolutiva, e como essa se diferencia da Robótica Evolutiva.
Aula 12 - Aquisição e Evolução de Linguagem
  1. Explique o que é são a visão nativista e a não-nativista em relação à evolução de linguagem.
  2. Qual a diferença entre protolinguagem e linguagem gramatical ? 
  3. Existe um "período crítico" com relação ao aprendizado de linguagem ? Explique.
  4. O que é um "Sistema de Representação Primário", segundo Bickerton ? 
  5. Explique a interação entre evolução biológica, aprendizado individual e transmissão cultural no modelo de aprendizagem iterativo, segundo Christiansen e Kirby. 
  6. Explique a diferenca entre as 2 grandes áreas onde ocorrem experimentos de simulação de evolução de linguagem. Qual das duas concentra maiores iniciativas de pesquisa atualmente ? 
  7. O que são Jogos de Linguagem ? Por que "jogos" e não "jogo" ? 
  8. Descreva o experimento de Oliphant e Batali.
  9. Descreva o experimento de MacLennan. 
  10. Como se dá a transmissão de palavras no experimento de Hutchins e Hazlehurst ? 
  11. O que é o experimento Talking Heads ? Qual a sua importância nos estudos de evolução de linguagem ? 
  12. Explique por que dizemos que o experimento Talking Heads utiliza uma população de agentes, se este só se utiliza de 2 robôs. É uma população de 2 ? 
  13. Explique o experimento de Cangelosi.
  14. Explique as diferenças entre os jogos de observação, adivinhação e egoísta, segundo os experimentos de Vogt e Coumans.
  15. O que é estudado no experimento de Loula, Gudwin e Queiroz ? 
  16. Como você descreveria a área de evolução de linguagem, dentro da ciência cognitiva ? 
  17. Quais as oportunidades de pesquisa hoje na área de evolução de linguagem ?
Aula 13 - Consciência em Agentes Cognitivos
  1. Como podemos entender o que seja consciência ? Qual a sua natureza ? Qual a sua função ?
  2. Explique o que sejam os conceitos biopsicológico, meta-cognitivo, psicoanalítico e fenomenológico de consciência.
  3. Existe um consenso na literatura com relação aos diferentes tipos de consciência ? Explique.
  4. Explique os 4 tipos de consciência segundo Block. 
  5. Explique como poderíamos caracterizar as Teorias Computacionais da Consciência, segundo as dimensões Veículo-Processo e Especializada-Não-Especializada. Como poderíamos enquadrar as principais teorias nesse framework ? 
  6. Explique as teorias de consciência com modelos localizados no espaço.
  7. Explique as teorias de consciência com modelos localizados no tempo.
  8. Explique os modelos darwinianos de consciência.
  9. Explique o que seja o modelo quântico de consciência. 
  10. Explique o que é o Modelo do Global Workspace de Baars. Qual a sua importância/relevância no estudo de agentes cognitivos.
  11. Qual a posição de Daniel Dennet com relação ao "teatro da mente" ?
  12. Explique a proposta do grupo de Stan Franklin para consciência em agentes.
  13. Explique a proposta do grupo de Ron Sun para consciência em agentes. 
  14. Explique a proposta de Riccardo Manzotti para consciência em agentes.
  15. Faça uma comparação entre as propostas de Stan Franklin, Ron Sun e Riccardo Manzotti para agentes com consciência.
Aula 14 - Semiótica e Cognição
  1. Qual a importância do conceito de representação nas ciências cognitivas ? O que isso tem a ver com semiótica ? 
  2. Não existe nenhum tipo de representação nos modelos anti-representacionalistas de cognição ? Explique.
  3. Explique a diferença entre o Physical Symbol Systems Hypothesis e o Semiotic System Hypothesis de Fetzer.
  4. Explique o que são Sistemas Semióticos segundo Fetzer, e como poderíamos identificar que um sistema é ou não semiótico.
  5. Em princípio, qual é o modelo de cognição proposto por Charles Sander Peirce ? Explique.
  6. Explique o que é um signo, para Peirce.
  7. Explique os três tipos de signos, em relação ao seu objeto, segundo Peirce.
  8. Explique a diferença entre sistemas reativos e sistemas semióticos.
  9. Explique por que o Watt Governor estudado por Bechtel é um sistema semiótico e não um sistema reativo. Que tipo de sistema semiótico ele é ? Por que ? 
  10. Explique por que poderíamos argumentar que um sistema antecipativo, segundo Rosen, poderia ser visto como um sistema simbólico.
  11. Explique por que a semiótica Peirceana pode ser vista como de grande potencial dentro das ciências cognitivas.