|
|
Aula 1 - Introdução à Ciência Cognitiva
- Como podemos relacionar a ciência cognitiva e a inteligência artificial ?
- Por que podemos dizer que a ciência cognitiva é uma ciência ?
- O que significa "cognição"
- Como podemos definir "ciência cognitiva"
- O que é mente ? Quais os processos usualmente relacionados à idéia de "mente" ?
- Explique quais são os três níveis de
descrição do fenômeno mental, e do que trata cada
um deles.
- Descreva os três principais problemas filosóficos relacionados à questão da mente.
- Explique quais são as principais disciplinas que integram a visão tradicional da ciência cognitiva.
- Explique o que é a visão ampliada da ciência cognitiva.
Aula 2 - Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente
- Explique o que é o introspeccionismo e quando esse
método científico foi utilizado na ciência
cognitiva.
- Explique o que foi o behaviorismo e como ele se contrapunha frontalmente ao introspeccionismo.
- Explique quais foram os inputs teóricos fundamentais para a ciência cognitiva.
- Explique quais são os pressupostos centrais da ciência cognitiva.
- Explique o modelo de mente segundo Descartes.
- Explique o que é epistemologia
- Explique as principais diferenças entre o
racionalismo e o empirismo, e porque podemos dizer que modelo de Kant
foi unificador em relação a estes.
- Explique o modelo de mente segundo o programa lógico-empirista
- Explique qual a importância de Wittgenstein para a ciência cognitiva.
- Explique o modelo de mente segundo Carnap.
- Explique a crítica que Ryle faz ao dualismo.
- Explique o modelo de mente trazido pelo funcionalismo.
- Explique o que são Sistemas Intencionais.
- Explique o modelo de mente segundo Fodor.
Aula 3 - A Ciência Cognitiva e a Psicologia
- Explique por que Kant questionava se a Psicologia poderia ser chamada de uma ciência.
- Qual foi a estratégia de Fries, Herbart e Beneke de forma a possibilitar que a Psicologia fosse chamada de ciência.
- Explique por que o uso de prismas para distorcer nossa
visão de mundo contestava a proposição de que
temos idéias inatas de espaço.
- Explique a visão de Brentano da psicologia.
- Explique os princípios fundamentais por trás da visão de Wundt da psicologia.
- Explique os experimentos realizados por Ebbinghaus e por
que esses experimentos contestavam a visão introspeccionista de
Wundt.
- Explique por que os experimentos de Marbe tornavam possível a idéia de pensamentos sem imagens.
- Qual era, segundo a visão de William James a marca distintiva da mentalidade. Explique.
- Explique a visão behaviorista de psicologia.
- Explique o que é Gestalt e o que foi a Psicologia da Gestalt.
- Explique a abordagem esquemática de Bartlett.
- Explique o que era o "Mágico Número 7", segundo Miller.
- Explique a modelagem do processamento perceptivo segundo Cherry e Broadbent.
- Explique a abordagem estratégica de Bruner.
- Explique o que foi a psicologia cognitiva e quem foram seus maiores expoentes.
Aula 4 - Ciência Cognitiva e Inteligência Artificial
- Explique a diferença entre as "visão fraca" e "visão forte" da inteligência artificial.
- Explique o debate "Generalistas" x "Especialistas" nos primórdios da inteligência artificial.
- Explique o que foi o "Logical Theorist" de Newell e Simon.
- Explique o que foi o "General Problem Solver" de Newell e Simon, e como ele se comparava ao Logical Theorist.
- Explique o que seria um "Sistema Simbólico
Físico", e quais as propriedades que este poderia conferir ao
sistema.
- Explique as principais críticas ao programa de Newell e Simon.
- Explique por que McCarthy entendia que a linguagem LISP
seria a linguagem mais adequada para sistemas de inteligência
artificial.
- Explique o que foi o SHRDLU e quais suas capacidades e limitações.
- Quais as principais críticas que se faziam aos
programas de inteligência artificial generalistas, e qual seria
uma possível opção.
- Explique o que foi o debate Homem x Máquina, e quais as principais conclusões resultantes desse debate.
- Explique por que no início dos anos 70 houve um
grande desânimo em relação à
inteligência artificial.
- Explique o que são os Scripts propostos por Schank e Abelson.
- Explique o que são os Frames propostos por Minsky.
- Explique o argumento do Quarto Chinês de Searle.
- Qual é a principal crítica que o argumento do
quarto chinês traz em relação à
inteligência artificial ?
- Explique o que é intencionalidade, segundo Searle.
- Explique a crítica que Pylyshyn faz ao conceito de intencionalidade de Searle.
Aula 5 - Ciência Cognitiva, Linguística e Antropologia
- Explique a proposta de Bloomfield à Linguística.
- Explique como um falante se ajusta à realidade em
função da língua, segundo as idéias de
Whorf e Sapir.
- Explique o que foi a Gramática Transformacional de
Chomsky, e quais as grandes inovações em
relação aos modelos então vigentes.
- Explique a afirmação de Chomsky de que temos uma "Gramática Natural".
- Explique qual o potencial de uso do conceito de Gramática Gerativa na inteligência artificial.
- Explique qual a relação da Antropologia com a Ciência Cognitiva.
- Qual era a principal questão discutida dentro da Antropologia, relacionada à Ciência Cognitiva ?
- Explique a Antropologia Científica de Boas.
- Explique a Antropologia Estrutural de Levy-Strauss.
- Explique a importância dos mecanismos simbólicos na experiência, segundo Sperber.
- Explique quais as questões hoje consensuais com relação à Antropologia e a Ciência Cognitiva.
Aula 6 - Ciência Cognitiva e Neurociência
- Explique o que foi o debate Localizacionismo x Holismo na Neurociência.
- Explique o que era a Frenologia de Gall e quais os seus princípios mais questionáveis.
- Explique o que é a ablação e como esta é usada na neurociência.
- Explique a importância de Lashley na Neurociência.
- Explique por que a proposta de Hebb era conciliadora no debate localizacionismo x holismo.
- Qual foi a grande contribuição trazida por Hubel e Wiesel ?
- Explique as diferenças entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, segundo Sperry.
- Explique as descobertas de Luria com relação
a dominância dos centros nervosos em diferentes estágios
do desenvolvimento do organismo.
- Explique qual foi a grande descoberta que Kandel trouxe em
relação à Aplysia Californica. Por que podemos
considerar esse desenvolvimento importante ?
- Explique o que é o cérebro holográfico de Pribram.
- Explique o que é o Neuro-Darwinismo de Edelman.
- Explique a proposta de modelagem do cérebro utilizando atratores caóticos segundo Freeman.
- Explique o que é o Código Cerebral segundo Calvin.
- Explique como as unidades mínimas de
replicação podem se reproduzir e propagar, de acordo com
a teoria de Calvin.
Aula 7 - Problemas Recorrentes da Ciência Cognitiva
- Quais seriam os problemas que ocorrem de maneira mais frequente na Ciência Cognitiva ?
- Explique o que é o "problema mente-corpo".
- Explique o que é o "dualismo de substância".
- Explique o que é o "dualismo de propriedades". Como ele se diferencia do "dualismo de substância" ?
- Explique o que é "epifenomenalismo", e como este se insere dentro do problema mente-corpo.
- Explique o que é o "fisicalismo", e como este se insere dentro do problema mente-corpo.
- Quais seriam os principais problemas em se aceitar o
fisicalismo como uma solução para o problema mente-corpo
?
- Explique a relação entre "emergentismo",
"funcionalismo", "behaviorismo" e "superveniência", em
relação ao problema mente-corpo.
- Explique a proposta do materialismo eliminatista para o problema mente-corpo.
- Explique o que é o problema de "outras mentes".
- Explique o que é o problema do "cérebro em uma cuba".
- O que é Qualia ? Explique por que este é um problema ?
- Explique o problema da fundamentação do
símbolo (symbol grounding problem). Qual a sua conexão
com o argumento do quarto chinês de Searle ?
- Explique o problema do Enquadramento (Frame Problem).
- Explique o problema do Enquadramento de Referência (Frame-of-reference Problem).
Aula 8 - Não há questões
Aula 9 - Abordagens Paradigmáticas na Ciência Cognitiva
- Explique o que é GOFAI.
- Explique o que é a Teoria Computacional da Mente.
- Explique o que é o paradigma cognitivista na Ciência Cognitiva.
- Quais os principais problemas que levaram o cognitivismo a ser fortemente criticado dentro da ciência cognitiva ?
- O que é a Teoria do Homúnculo, dentro do paradigma cognitivista ?
- De maneira sumária, quais as características
fundamentais do cognitivismo, que o diferenciam do conexionismo e do
dinamicismo ?
- O que é o conexionismo, e como ele se compara ao cognitivismo ?
- O que é uma "representação sub-simbólica" ?
- Existe "representação" no modelo conexionista ? Explique.
- De onde surgiu o paradigma dinamicista na ciência cognitiva ?
- Quais as principais características do modelo dinamicista ?
- Qual a principal diferença do modelo dinamicista, quando comparado aos modelos cognitivista e conexionista ?
- Onde ocorre a cognição no modelo dinamicista ?
- Explique o que é "Cognição Situada e Incorporada".
- Por que dizemos que a "cognição situada e incorporada" é um modelo dinamicista ?
- O que é Anti-Representacionalismo ?
- Qual a situação atual com
relação aos paradigmas cognitivista, conexionista e
dinamicista na ciência cognitiva ?
- Para cada um dos paradigmas - cognitivista, conexionista e
dinamicista, dê um exemplo de experimento que poderia ser
classificados segundo estas classificações.
- O que são Animats ? Em que contexto de pesquisa são estudados ?
Aula 10 - Arquiteturas Cognitivas
- O que são Arquiteturas Cognitivas, e para que servem ?
- Dê o exemplo de algumas questões em aberto atualmente na área de Arquiteturas Cognitivas
- Com relação a suas estruturas essenciais,
quais seriam os possíveis tipos de arquiteturas cognitivas
?
- Exemplifique 4 requisitos desejáveis de possíveis arquiteturas cognitivas.
- Quais são as arquiteturas cognitivas mais
famosas na literatura ? Elas são arquiteturas
simbólicas, conexionistas ou híbridas ? Justifique.
- Explique o que é ACT-R.
- Explique os diferentes componentes do ACT-R, e como estes se organizam nesta arquitetura.
- O ACT-R é uma arquitetura conceitual ou um programa de computador ? Explique.
- Explique a diferença entre conhecimento procedural e conhecimento declarativo.
- Explique o que são "chunks" na arquitetura ACT-R.
- Explique o que é SOAR.
- Explique os principais componentes do SOAR e como estes se conectam.
- Qual o papel e a importância do "procedimento de decisão" no SOAR ?
- Explique os diferentes mecanismos de aprendizagem disponíveis no SOAR.
- Explique como é o procedimento de "chunking" no SOAR, e para que ele serve.
- Faça uma comparação entre o ACT-R e o
SOAR. Quais as principais semelhanças e as principais
diferenças ?
Aula 11 - Robótica e Cognição
- Podem haver máquinas (robôs) dotados de
inteligência comparável à humana ? Explique.
- Poderíamos dizer que esses robôs possuem
“experiência” ? Explique.
- Robôs poderiam ter emoções ? Explique.
- Explique a importância da Robótica Móvel na ciência cognitiva.
- O que é a Robótica Baseada em Comportamentos ? Qual é o seu principal contribuidor ?
- Explique o que é a Arquitetura de
Subsunção. Qual a principal diferença com
relação às arquiteturas convencionais ?
- Explique o que são Robôs-Insetos, e para que servem. Cite exemplos de pesquisadores que os estudaram.
- Explique o que são Robôs Humanóides. Para que servem ?
- Explique os 4 fatores fundamentais que orientam as
pesquisas em robôs humanóides. Quem propôs esses
fatores ?
- O que é Cog, e o que ele faz de interessante ?
- Qual o principal uso dos robôs H6 e H7 ?
- O que são os robôs Waseda ? Quais os principais estudos que eles fomentaram ?
- O que é Asimo, e o que ele faz de interessante ?
- Como você compararia o Asimo com o Cog ?
- Compare o robô Asimo com o QRIO.
- Qual o propósito de se estudar emoções em robôs ?
- É possível emular emoções em
robôs, ou somente simulá-las ? Explique a diferença.
- O que é o Kismet ? Qual a relação do Kismet com o estudo de emoções ?
- O que é o Aibo, e o que ele faz de interessante ?
- Explique o que é Robótica Co-Evolutiva, e como essa se diferencia da Robótica Evolutiva.
Aula 12 - Aquisição e Evolução de Linguagem
- Explique o que é são a visão nativista
e a não-nativista em relação à
evolução de linguagem.
- Qual a diferença entre protolinguagem e linguagem gramatical ?
- Existe um "período crítico" com relação ao aprendizado de linguagem ? Explique.
- O que é um "Sistema de Representação Primário", segundo Bickerton ?
- Explique a interação entre
evolução biológica, aprendizado individual e
transmissão cultural no modelo de aprendizagem iterativo,
segundo Christiansen e Kirby.
- Explique a diferenca entre as 2 grandes áreas onde
ocorrem experimentos de simulação de
evolução de linguagem. Qual das duas concentra maiores
iniciativas de pesquisa atualmente ?
- O que são Jogos de Linguagem ? Por que "jogos" e não "jogo" ?
- Descreva o experimento de Oliphant e Batali.
- Descreva o experimento de MacLennan.
- Como se dá a transmissão de palavras no experimento de Hutchins e Hazlehurst ?
- O que é o experimento Talking Heads ? Qual a sua
importância nos estudos de evolução de linguagem
?
- Explique por que dizemos que o experimento Talking Heads
utiliza uma população de agentes, se este só se
utiliza de 2 robôs. É uma população de 2
?
- Explique o experimento de Cangelosi.
- Explique as diferenças entre os jogos de
observação, adivinhação e egoísta,
segundo os experimentos de Vogt e Coumans.
- O que é estudado no experimento de Loula, Gudwin e Queiroz ?
- Como você descreveria a área de evolução de linguagem, dentro da ciência cognitiva ?
- Quais as oportunidades de pesquisa hoje na área de evolução de linguagem ?
Aula 13 - Consciência em Agentes Cognitivos
- Como podemos entender o que seja consciência ? Qual a sua natureza ? Qual a sua função ?
- Explique o que sejam os conceitos biopsicológico,
meta-cognitivo, psicoanalítico e fenomenológico de
consciência.
- Existe um consenso na literatura com relação aos diferentes tipos de consciência ? Explique.
- Explique os 4 tipos de consciência segundo Block.
- Explique como poderíamos caracterizar as Teorias
Computacionais da Consciência, segundo as dimensões
Veículo-Processo e Especializada-Não-Especializada. Como
poderíamos enquadrar as principais teorias nesse framework
?
- Explique as teorias de consciência com modelos localizados no espaço.
- Explique as teorias de consciência com modelos localizados no tempo.
- Explique os modelos darwinianos de consciência.
- Explique o que seja o modelo quântico de consciência.
- Explique o que é o Modelo do Global Workspace de
Baars. Qual a sua importância/relevância no estudo
de agentes cognitivos.
- Qual a posição de Daniel Dennet com relação ao "teatro da mente" ?
- Explique a proposta do grupo de Stan Franklin para consciência em agentes.
- Explique a proposta do grupo de Ron Sun para consciência em agentes.
- Explique a proposta de Riccardo Manzotti para consciência em agentes.
- Faça uma comparação entre as propostas
de Stan Franklin, Ron Sun e Riccardo Manzotti para agentes com
consciência.
Aula 14 - Semiótica e Cognição
- Qual a importância do conceito de
representação nas ciências cognitivas ? O que isso
tem a ver com semiótica ?
- Não existe nenhum tipo de
representação nos modelos anti-representacionalistas de
cognição ? Explique.
- Explique a diferença entre o Physical Symbol Systems Hypothesis e o Semiotic System Hypothesis de Fetzer.
- Explique o que são Sistemas Semióticos
segundo Fetzer, e como poderíamos identificar que um sistema
é ou não semiótico.
- Em princípio, qual é o modelo de cognição proposto por Charles Sander Peirce ? Explique.
- Explique o que é um signo, para Peirce.
- Explique os três tipos de signos, em relação ao seu objeto, segundo Peirce.
- Explique a diferença entre sistemas reativos e sistemas semióticos.
- Explique por que o Watt Governor estudado por Bechtel
é um sistema semiótico e não um sistema reativo.
Que tipo de sistema semiótico ele é ? Por que ?
- Explique por que poderíamos argumentar que um
sistema antecipativo, segundo Rosen, poderia ser visto como um sistema
simbólico.
- Explique por que a semiótica Peirceana pode ser vista como de grande potencial dentro das ciências cognitivas.
|