1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

  1. O que você entende por Inteligência ? Como esse conceito pode ser associado a um sistema ?
  2. Que sistemas da natureza podem exibir inteligência ? Como estes se diferenciam de sistemas artificiais ? Qual a diferença básica entre um sistema inteligente natural e um artificial ?
  3. Qual a relação que pode existir entre Inteligência e Semiótica ?
  4. Explique o que é Teoria do Conhecimento e qual a sua origem.
  5. Onde se encontra o conhecimento ? Na mente ou no mundo ? Faça considerações a respeito.
  6. Como podemos conceber o conhecimento segundo a teoria do conhecimento ?
  7. Explique quais são os problemas do conhecimento.
  8. Explique o problema da possibilidade do conhecimento humano.
  9. Explique o problema da origem do conhecimento humano.
  10. Explique o problema da essência do conhecimento humano.
  11. Explique qual o problema das formas do conhecimento humano. 
  12. Explique qual o problema da verdade do conhecimento humano.
  13. Explique qual a diferença entre racionalismo e empirismo, e como o intelectualismo se propõe a resolver a questão.
  14. Explique a diferença entre realismo e idealismo, e como estes pretendem explicar a essência do conhecimento.
  15. Explique a diferença entre conhecimento mediato e imediato. 
  16. Explique a diferença entre os conceitos transcendente e imanente de verdade.
  17. Explique o que é a teoria especial do conhecimento, e como se relaciona com a teoria geral do conhecimento. 
  18. Explique de onde Aristóteles e Kant derivaram suas teorias de categorias e quais as diferenças entre elas.
  19. Como Aristóteles classificava as categorias do pensamento ? Faça uma crítica das idéias de Aristóteles sobre o pensamento, em virtude do conhecimento que se tem hoje.
  20. Explique os 4 tipos de causalidades segundo Aristóteles. 
  21. Explique qual é o problema no conceito de causalidade final em Aristóteles que tanto incomoda o pensamento contemporâneo. 
  22. Explique como Descartes classifica as idéias. 
  23. Explique quais são e como funcionam as operações da razão segundo Descartes.
  24. Explique o que é o dualismo de Descartes.
  25. Explique o que é o Método Científico, segundo Descartes.
  26. O que são idéias simples, segundo Locke ?
  27. O que são qualidades, segundo Locke ? Qual a diferença entre qualidades primárias e qualidades secundárias ?
  28. Explique os dois mecanismos de retenção de idéias no pensamento, segundo Locke
  29. Quais são as operações da mente, segundo Locke ?
  30. O que são idéias complexas, segundo Locke, e como elas podem ser geradas ? Quais são as três grandes classes a que podem ser reduzidas ?
  31. Qual a diferença entre uma idéia e um conhecimento, segundo Locke ?
  32. Qual a contribuição de Hume, sobre as idéias de Locke ?
  33. Quais são os elementos primitivos do pensamento, segundo Kant ? Qual a relação entre sensibilidade e entendimento em sua teoria ?
  34. O que são juízos ? Qual a diferença entre juízos a posteriori e a priori ? Qual o problema em se admitir a existência de juízos sintéticos a priori ?
  35. O que é uma Lógica Transcendental ? Explique.
  36. Quantas e quais são as categorias do pensamento, segundo Kant ?
  37. O que é positivismo ? Por que o conceito de "substância" é tido como um conceito supérfluo e sem sentido pelos positivistas ? Qual a sua posição sobre esse respeito ?
  38. O que é reducionismo ? Quais as suas principais operações ? Qual a principal crítica que se pode fazer ao positivismo-reducionismo ?
  39. O que é estruturalismo ? O que é uma estrutura ? Como esse conceito se contrasta com as técnicas oriundas do positivismo ? Qual a importância do conceito de estrutura para a semiótica ?
  40. Por que se diz que a introdução da idéia de "fenômeno" resolve o problema do "objetivismo" na filosofia contemporânea ? Qual é esse problema do "objetivismo" ? Qual a relação entre "fenômeno" e realidade ?
  41. Como se coloca a fenomenologia frente aos mecanismos do reducionismo ? Como esta é implementada por meio destes ?
  42. Qual a importância da fenomenologia para a semiótica ? (Ou seja, por que nos demos ao trabalho de estudar "fenomenologia" em um curso de semiótica ?)
  43. O que é construtivismo ? Qual a relação entre construtivismo, sistemas inteligentes e semiótica ?
  44. Explique o mecanismo básico da aprendizagem segundo Piaget.
  45. O que é pós-modernismo ? Quais as principais influências do pós-modernismo na ciência ? Por que podemos classificar essas influências de pós-modernas ?
  46. Por que o estudo dos sistemas complexos veio a questionar o paradigma positivista/reducionista ?
  47. Qual a diferença entre um organismo e uma máquina ?
  48. Explique o que é uma relação de modelagem e qual seu interesse dentro da semiótica
  49. Qual a diferença entre modelos analíticos e modelos sintéticos ? Quais os tipos de sistemas que apresentam problemas com modelos sintéticos ? Por que ?
  50. O que é teoria autopoiética ? Por que dizemos que ela estuda a circularidade essencial existente em sistemas biológicos ? O que significa "autopoiese" ?
  51. Como se dá o processo de cognição segundo a teoria autopoiética ? Por que este modelo do processo cognitivo é diferente de outros modelos para cognição ?
  52. O que são "organização" e "estrutura" segundo a teoria autopoiética ? Como eles se relacionam ?
  53. Qual a diferença entre um sistema autopoiético e um sistema autônomo ? Dê exemplos.
  54. Por que dizemos que sistemas autônomos são fechados em sua organização ?
  55. Como se descreve a interação entre sistemas na teoria autopoiética ?
  56. Qual a diferença entre Semiótica e Semiose ? A semiose pode ocorrer somente em organismos vivos, ou não ? Dê exemplos de processos semióticos ocorrendo em organismos não-vivos.
  57. Qual a diferença básica entre as semióticas conhecidas como fisio-semiose e bio-semiose, em contraste com a cyber-semiose ?
  58. Desde quando se estuda a idéia de signo ? Quais as suas origens ? Quem criou o termo semiótica ? Qual foi a primeira sistematização da idéia de signo encontrada na literatura ?
  59. O que caracteriza a idéia platônica de signos ? 
  60. Quais as diferenças básicas entre os modelos estóico e epicurista de signos ?
  61. Qual foi a grande contribuição de Santo Agostinho em relação aos modelos sígnicos greco-romanos ?
  62. Explique o que é o "problema dos universais" e quais as abordagens para sua solução.
  63. Explique o que significa "os quatro níveis da interpretação exegética" e qual a sua influência na semiótica
  64. Explique o que é a "doutrina das assinaturas".
  65. Qual foi a grande mudança nas idéias sobre o signo introduzidas por Descartes ? Qual dos modelos semióticos comtemporâneos foi marcadamente influenciada pela abordagem de Descartes ?
  66. Explique o que é o "limiar semiótico" de Lambert.
  67. Quais foram as principais contribuições do iluminismo às teorias dos signos ?
  68. Qual a importância de Saussure no cenário semiótico ? Qual a principal crítica que se pode fazer a sua semiologia ?
  69. Explique a diferença entre arbitrariedade e convencionalidade segundo Saussure.
  70. Por que se diz que a semiologia de Saussure exclui o objeto de referência ? Explique.
  71. Qual a diferença entre Langue e Parole ? Explique.
  72. Explique o que é sincronia e diacronia, segundo Saussure.
  73. Explique o que são relações sintagmáticas e paradigmáticas, segundo Saussure.
  74. Qual a relação entre a semiótica de Hjelmslev e a de Saussure ?
  75. O que é glossemática ? Por que se diz que a glossemática não considera a dimensão pragmática da semiose ?
  76. Explique o que são esquema, norma e uso, segundo Hjelmslev.
  77. O que são planos e estratos do signo, segundo Hjelmslev ? Qual a relação entre matéria, substância e forma de conteúdo/expressão, no modelo sígnico de Hjelmslev ?
  78. Por que se diz que a matéria de expressão/conteúdo é amorfa do ponto de vista semiótico ?
  79. Explique o que são matéria,substância e forma, utilizando a metáfora da criação de "esculturas de barro".
  80. Por que se diz que não pode existir substância sem forma ?
  81. O que são figuras ? Dê exemplos de figuras de expressão e de conteúdo.
  82. Os planos de expressão e de conteúdo são homólogos ? Até que ponto ?
  83. O que é a articulação de um código ? Qual a diferença entre as chamadas primeira e segunda articulações ?
  84. Por que dizemos que um semáforo de trânsito é um código sem articulações ?
  85. Qual a característica principal que nos permite distinguir um código sem a primeira mas com a segunda articulação ?
  86. Explique por que placas de trânsito podem ser exemplos de códigos com primeira mas sem segunda articulação.
  87. Por que a língua é um código de dupla articulação ?
  88. Explique o que é um signo conotativo. Dê um exemplo
  89. Qual a grande crítica que os semiólogos funcionalistas fazem sobre a semiótica estruturalista ? Quais as suas proposições para lidar com o problema ?
  90. Qual a característica distintiva da semiótica funcionalista ?
  91. Explique a diferença entre Tema e Rema.
  92. Explique o que é a teoria das funções semióticas.
  93. Explique o que são traços distintivos.
  94. Explique a diferença entre metáfora e metonímia
  95. Explique as funções da comunicação verbal, segundo Jakobson
  96. Explique as diferenças entre différence e différance segundo Derrida
  97. Qual a contribuição fundamental de Roland Barthes à semiótica ?
  98. Qual a diferença básica da semiótica de Greimas, comparada às outras semióticas "linguísticas" ?
  99. Por que o mecanismo de Greimas é chamado de "Trajetória Gerativa" ?
  100. Por que as estruturas sêmio-narrativas no nível profundo são ditas "estáticas", ao passo que as estruturas sêmio-narrativas superficiais e discursivas são ditas "dinâmicas" ?
  101. O que são categorias sêmicas, eixos semânticos e semas ?
  102. Qual a relação entre semas e sememas ? O que caracteriza um sema como nuclear ou contextual ?
  103. Para que serve o "Quadrado Semiótico" de Greimas ?
  104. O que é isotopia e como se caracteriza a isotopia de um texto ?
  105. O que é estrutura actancial, e em que níveis ela se manifesta ?