André Tavares da Silva
Página Pessoal

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Projetos de pesquisa


Projeto CIDIS - Edital CTInfo/CNPq
Este projeto visa a concepção de ferramentas computacionais para construção virtual de ambientes urbanos populados. O principal objetivo é prover uma ferramenta interativa que possa auxiliar a simulação de deslocamentos das pessoas bem como o planejamento urbano. Além da possibilidade de se simular situações interativamente, será possível a geração de vídeos para demonstração de novos serviços e utilização destes para as comunidades. Baseando-se em informações demográficas e geográficas, as ferramentas podem reconstruir as comunidades, incluindo as vias de acesso, relevo, ruas, obstáculos ao tráfego de pedestres e com isso conseguir simular o comportamento da população da comunidade, através da inclusão de humanos virtuais nas regiões reconstruídas. Com as regiões reconstruídas digitalmente, os usuários podem interativamente investigar e visualizar em tempo-real o impacto da inclusão de novos serviços naquela comunidade, inclusive verificando que parte da população terá acesso e de que maneira isso será feito.


Projeto VHGame - Edital CNPq de Software Livre
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de ferramentas para a aplicação em jogos de entretenimento em Software Livre que utilize a metodologia de comportamentos de grupos emergentes, onde as caracterizações dos grupos que emergem são dependentes dos membros deste. O principal produto deste projeto será o Jogo VHGame cujo cenário é uma cidade virtual onde existem diferentes focos de incêndio (ativados pelo módulo de Inteligência Artificial do Jogo) e pessoas em perigo. O objetivo do usuário é montar diferentes brigadas de incêndio através da escolha de habilidades individuais dos diferentes membros de cada brigada. Como comportamento emergente, o usuário vai obter grupos que se comportam de maneira diferente e não determinista. A cada alteração nos grupos, as caracterizações destes poderão ser alteradas. Este projeto utiliza um modelo de emergência de comportamentos de grupos, resultado de um trabalho de dissertação de mestrado implementado no laboratório CROMOS de coordenação da professora Soraia R. Musse (Marta). Neste modelo, os humanos virtuais possuem uma linha de progressão, chamada de social, onde um nível relata as habilidades dos agentes em agruparem-se. Além disso, aspectos como liderança foram também modelados. Formados os grupos, estes se comportam de maneira competitiva seguindo a metodologia proposta por Lotka e Volterra.



PetroSim - Simulador de Emergências em Cooperação com a Petrobras UN RN-CE
O objeto desta pesquisa concentra-se em simulação de situações de emergência envolvendo grandes populações de pessoas simuladas em ambientes virtuais. Duas grandes aplicações são possíveis em se tratando de simulação de multidões. A primeira diz respeito às simulações propriamente ditas com o intuito de avaliar o impacto de portas de saída, obstáculos, calçadas, corredores estreitos, escadas, prédios e quaisquer objetos que possam influenciar na movimentação das pessoas durante um evento de evacuação. Através de simulações deste tipo, pode-se avaliar o impacto gerado por eventos de emergência e propor modificações em lay-out físicos do ambiente. Outra possibilidade é que simulações desta natureza possam ser apresentadas a moradores de comunidades e/ou a pessoas que trabalham em ambientes que possam ser afetados por uma situação de emergência. A segunda aplicação concerne o treinamento de pessoal encarregado de guiar as multidões em caso de emergência (podendo ser responsáveis pela segurança, representantes de comunidade, bombeiros, brigadas militares e etc). Esta aplicação deve envolver um forte grau de interatividade entre usuários do treinamento e sistema de simulação. Este projeto visa tratar de ambas questões apresentadas acima e é resultante da cooperação entre UNISINOS e Petrobras orientado pela Profa. Soraia Raupp Musse.




AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem
AVA se propõe a ser um espaço que possibilite a criação de Redes de Convivência por meio da formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Privilegiar a atividade do sujeito em interação com os demais na construção do conhecimento, favorecida pelas redes de convivência. Propiciar um espaço para a realização de experiências educacionais com uma proposta pedagógica inovadora em ambiente virtual. Possibilitar a vivência de uma cultura da aprendizagem que implica em rupturas paradigmáticas. Oportunizar um espaço de desenvolvimento-pesquisa-ação-capacitação de forma sistemática e sistêmica.

AAMC - Ambiente de Animação de Modelagem por Computador
O projeto visa o desenvolvimento de um Ambiente de Animação de Modelagem por Computador. O ambiente integrado permite que o usuário desenhe uma cena 3D com o computador e faça a animação mudando as cenas movendo, adicionando ou removendo objetos. O sistema gera os quadros intermediários e desenha todos eles, a fim de poder ser gravado em vídeo. Foi desenvolvido em linguagem de programação Orientada a Objetos, utilizando C++. Roda em ambiente Windows, sendo projetado para que no futuro possa rodar em plataforma distribuída.


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