Glossário

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

A

Applet
Pequena aplicação de software que desempenha uma tarefa específica. Usualmente indica um programa cujo código pode ser transferido pela Internet e executado em uma máquina diferente daquela onde foi originado. Applets são desenvolvidos principalmente em Java.
Archie
Programa que cataloga arquivos em servidores de FTP anônimo pelo mundo e que permite busca interativa, por e-mail ou através de um protocolo específico.
AU
Formato de arquivo de áudio definido pela Sun e Next.

B

Browser
Programa utilizado para acessar a WWW, exibindo documentos descritos em HTML. Também denominado navegador ou visualizador. Browsers populares incluem Communicator e Navigator ( Netscape) e Explorer (Microsoft).

C

CAI
Computer-Aided Instruction - instrução apoiada por computador.
CERN
Laboratório Europeu para Física de Partículas (Conseil Europeen pour la Recherche Nucleaire), onde surgiu a WWW.
CGI
Common Gateway Interface é um padrão para integrar programas aplicativos a provedores de informação como servidores WWW.
CORBA
Common Object Request Broker Architecture é a proposta da OMG para uma plataforma padronizada de serviços de objetos distribuídos.

D

E

e-mail
Contração para eletronic mail. Facilidade computacional para que usuários possam compor, trocar e manipular mensagens através do computador.

F

FAQ
Frequently Answered Questions, repositório de informação na forma de perguntas e respostas sobre assuntos específicos, geralmente associados a tópicos de listas de discussão na Internet.
FTP
File Transfer Protocol, o protocolo de transferência de arquivos usado na Internet. FTP anônimo é o mecanismo que permite que um cliente busque dados disponibilizados em uma máquina mesmo sem ser um usuário cadastrado naquela máquina.

G

GII
Infra-estrutura global de informação ( Global Information Infrastructure). Representa um passo além da Internet provendo acesso e trabalho colaborativo em informações de todo o tipo (dados, voz, imagens, vídeos, etc.)
Gopher
Serviço de informação direcionado por menus de texto para integrar acesso à informação na Internet de forma uniforme. Com o desenvolvimento da WWW, está rapidamente se tornando obsoleto.

H

Hipermedia
Ou hipermídia. Mecanismo de ligação que inclui elementos de texto e outras formas de representação, como imagens e sons, que permite que usuários explorem informação através de ligações de forma não-linear.
HTML
HyperText Markup Language, a linguagem de marcação para hipertexto que permite definir as páginas de acesso à WWW. É uma aplicação de SGML. Hans Liesenberg oferece um excelente tutorial sobre a utilização de HTML.
HTTP
HyperText Transfer Protocol, o protocolo de transferência de hipertexto utilizado para a troca de informação na WWW.

I

IEEE
The Institute for Electrical and Electronic Engineers, Inc.
IEEE-P1484
Learning Technology Standard Committee do IEEE para definir padronizações associadas a sistemas de educação mediada por computadores.
ILE
Intelligent Learning Environments - ambientes de aprendizagem inteligentes.
Internet
A rede mundial que interliga computadores usando um conjunto padronizado de protocolos de comunicação conhecido como TCP/IP.
ISO
International Standards Organization, orgão internacional para padronização.
ITS
Intelligent Tutoring Systems - sistemas tutores inteligentes.

J

Java
Linguagem de programação baseada em C/C++ e otimizada para uso na Internet. É uma linguagem interpretada, sendo que um programa ou applet desenvolvido em Java pode ser executado em virtualmente qualquer plataforma de hardware atual. A linguagem Java foi desenvolvida pela Sun Microsystems, Inc.
JPEG
Joint Photographic Experts Group, padrão ISO para a representação de imagens estáticas.

K

L

LaTeX
programa para a composição de textos baseado em uma linguagem própria de marcações.

M

MBONE
IP Multicast Backbone, mecanismo de endereçamento para a Internet com o fim de facilitar que aplicações distribuídas em áreas metropolitanas realizem comunicação em tempo-real através de um modelo específico de comunicação.
MPEG
Moving Pictures Experts Group, padrão ISO para a representação de vídeos.

N

NCSA
National Center for Supercomputing Applications, onde foi desenvolvido o browser XMosaic.

O

OMG
Object Management Group, consórcio de empresas que especifica e mantém CORBA.
ORB
Object Request Broker, o protocolo de distribuição utilizado em CORBA.

P

PDF
Portable Document Format desenvolvido pela Adobe, Inc. Vem se tornando um padrão de facto para a troca eletrônica de documentos.
PostScript
Linguagem de descrição de páginas desenvolvido pela Adobe, Inc.

Q

R

RM-ODP
Reference Model - Open Distributed Processing, modelo de referência para objetos distribuídos desenvolvido pela ISO.
RTF
Rich Text Format, formato de descrição de textos e gráficos desenvolvido por um grupo de companhias, inicialmente voltado para a transferência de documentos entre padrões Apple e Microsoft.

S

Sapiens
nome do projeto, Sistema de apoio à APrendIzagem (e ENSino).
SGML
Standard Generalized Markup Language, padrão ISO para textos estruturados e criação de novas linguagens de marcação (como HTML).
SIM
Sistema de Informação Multimedia.

T

TCP/IP
Transmission Control Protocol, Internet Protocol - conjunto de protocolos de comunicação usados na Internet.
Telnet
Protocolo padrão na Internet para serviços de conexão a terminais remotos.

U

V

Veronica
Very Easy Rodent-Oriented Net-Wide Index of Computer Archives, um banco de dados que centraliza informações sobre servidores gopher.
VRML
Virtual Reality Modeling Language. Um formato de arquivo em processo de padronização (ISO/IEC DIS 14772-1) para descrever objetos e mundos tri-dimensionais interativos.

W

W3C
The World Wide Web Consortium, fundado em 1994 para "desenvolver os protocolos comuns para a evolução da WWW", com membros da academia e da indústria. Entre os participantes do consórcio incluem-se Apple Computers, AT&T, CERN, Deutsche Telekom, Digital Equipment Corporation, Eastman Kodak Company, Ericsson, IBM Corporation, Intel Corporation, Lotus Development Corporation, Microsoft Corp., Netscape Communications, Object Management Group, Inc. (OMG), Silicon Graphics Inc. e Xerox Corporation.
WAIS
Wide Area Information Services. Coleção de programas para recuperação de informação e indexação sobre dados em diversos formatos.
WAV
formato de arquivo de áudio definido pela Microsoft e IBM.
Whiteboard
aplicação de software que permite que dois ou mais usuários remotos visualizem e interajam em uma mesma janela gráfica mostrada nas telas de seus computadores.
WWW
World-Wide Web. Também comumente referenciada como a Web ou W3. Meio de acesso à informação hipermedia (coleção de documentos, arquivos e conteúdos) criado sobre os serviços oferecidos pela Internet.

X

XML
Extensible Markup Language, subconjunto de SGML para fins de transferência de documentos pela WWW.

Y

Z


ricarte@dca.fee.unicamp.br

Last modified: Tue Mar 2 10:13:21 BRA 1999