Glossário de Termos Educacionais

Leiva, W. D.
Barbosa, E. F.
Masiero, P. C.
Maldonado, J. C.

Última atualização:
16 de fevereiro de 2001
08h15min
Termo: Definição: Sinônimo:
Administrador Participante facilitador da integração instrutor / curso / aprendiz, que cuida de aspectos essencialmente operacionais: manutenção de catálogos, autorização de novos cursos, admissão de aprendizes em cursos, inscrição de autores e cadastro de instrutores
 
Anotação Conteúdo agregado a um documento, embora não faça parte do documento. Tem uma fronteira definida e resulta de algum esforço cognitivo do leitor [Adriano, 1999]
 
Aprendiz Participante com acesso controlado ao material disponível em um ou mais cursos. Ele estuda unidade(s) de estudo, coloca dúvidas referentes a esta(s) unidade(s), resolve ou consulta outras dúvidas já manifestadas, anota no seu "caderno" particular, realiza avaliações, conclui tópicos e pode ver suas próprias notas de avaliações e os gabaritos dos testes. Caso o curso considere trabalhos em grupo, recursos para colaboração entre aprendizes deverão ser oferecidos; neste caso, o aprendiz recebe uma nota, atribuída manualmente pelo instrutor, conforme a qualidade de sua participação Aluno, estudante
Assunto Identifica uma área delimitada do conhecimento. É um tema definido pelo autor para um material, tópico, ou avaliação [Adriano, 1999]
 
Autor Participante detentor do conhecimento, um especialista em artes gráficas ou um programador responsável pela criação do material básico de um curso. Apenas o autor tem o privilégio de atualizar o conteúdo básico do curso; para tanto, pode usar comentários recebidos de outros autores e, em particular, de instrutores, auxiliares didáticos e eventualmente aprendizes Projetista
Auxiliar didático Participante que auxilia os instrutores a administrar os aprendizes e suas notas. Ele pode também criar, alterar ou excluir aprendizes do curso. Ele tem acesso às dúvidas dos aprendizes e pode responder à maior parte delas sem recorrer aos instrutores Assistente, Monitor
Avaliação Compreende os diferentes tipos de elementos que podem ser utilizados para obter um indicador do conhecimento adquirido pelo aprendiz durante o curso, bem como para descobrir quanto o curso ajudou os aprendizes no processo de aprendizagem
 
Avaliação formativa Tipo de avaliação com perguntas e feedback imediato para as respostas, ensinando conforme corrige. Segundo [Tarouco, 1999], consiste em um sistema de controle de qualidade pelo qual pode ser avaliada, em certa etapa do processo ensino-aprendizagem, a efetividade ou não do processo; caso negativo, determina-se quais mudanças precisam ser feitas para assegurar sua efetividade antes que seja tarde. É um processo sistemático e contínuo
 
Avaliação somativa Tipo de avaliação com perguntas e atribuição de pontuação, para fins de avaliação do aprendiz
 
Aviso Informação adicional ao aprendiz; por exemplo, cálculo da média e horário de atendimento
 
Cenário Uma seqüência de eventos que ocorre durante uma execução particular de um sistema
 
Configuração de avaliação Define qual avaliação deve ser considerada para determinado aprendiz com determinada unidade de estudo
 
Conteúdo Arquivo com algum tipo de mídia (texto, som, vídeo, imagem), que é utilizado para compor um tópico ou um tipo de avaliação
 
Contexto Conjunto de informações organizado de uma forma bem determinada e caracterizando um certo objeto em face a um processo que atua sobre esse objeto
 
Curso Uma unidade completa de instrução projetada para ser utilizada por um ou mais aprendizes. Ele fornece o conhecimento ou habilidades necessárias para adquirir a competência em um assunto ou o desempenho de um grupo de tarefas relacionadas. Contém unidades de estudo e avaliações [IEEE, 2000]
 
Descrição Descrição textual do conteúdo de um tópico
 
Dúvida Anotação utilizada pelo aprendiz para solicitar esclarecimento sobre qualquer componente de uma unidade de estudo
 
Esclarecimento Resposta à dúvida de um aprendiz, que pode ter sido fornecida pelo instrutor, por outro aprendiz ou pelo auxiliar didático
 
Exercício Avaliação formativa relacionada a um conjunto de tópicos. Sua função é conectar diferentes tópicos, o que faz dos exercícios tarefas mais complexas que os testes. É apresentado ao aprendiz quando este conclui uma unidade de estudo [Adriano, 1999] Tarefa
Gabarito Respostas corretas de uma avaliação
 
Grau de conhecimento Atributo de perfil que serve para medir o progresso de um aprendiz
 
Instrutor Participante responsável pelo oferecimento do curso usando o material básico criado por autores. Pode criar complementos locais ao material básico, tais como: lista de exercícios, descrição de recursos para apoio disponíveis localmente e sugestão de projeto a desenvolver com estes recursos. Deve supervisionar os auxiliares didáticos, podendo nesta tarefa analisar e responder dúvidas de aprendizes. A partir da análise de dúvidas e das anotações dos aprendizes sobre as unidades de estudo, um instrutor pode criar revisões do complemento local ou gerar comentários para os autores. É também responsável pela avaliação ou acompanhamento de desempenho dos aprendizes. Pode assumir também por vezes o papel de orientador (ao verificar nas interações pessoais se o trabalho dos aprendizes caminha em direções aceitáveis) e de mediador (ao auxiliar no esclarecimento de problemas aos quais os aprendizes não conseguiram atingir um consenso) Professor
Material Grafo orientado de tópicos; para algumas posições, estão sugeridos exercícios
 
Meta Segundo [Webster, 2000], meta é o fim para o qual se dirige algum esforço
 
Modelo Resultado do uso de regras para organização de dados que, em geral, é apresentado graficamente representando vários aspectos de categorias de elementos e seus relacionamentos
 
Nota Pontuação que indica o percentual de acertos em uma prova
 
Objetivo de aprendizagem Uma descrição de uma meta de treinamento ou de aprendizagem em termos de conhecimento, habilidades ou desempenho. Objetivos de aprendizagem podem ser associados com uma ou mais unidades de estudo. Na prática, consiste em um conjunto de assuntos de interesse definido pelo aprendiz
 
Perfil Descrição das habilidades atuais de um aprendiz, que registra os tópicos já estudados por ele e as notas recebidas por ele em avaliações
 
Prova Avaliação somativa que permite qualificar o desempenho do aprendiz em determinado tópico

Exame

Questão Trabalho escolar cujo fim é verificar o aprendizado do aprendiz em determinado tópico, podendo conter sugestões para sua resolução. Os tipos mais comuns de questões são: dissertativa, verdadeiro ou falso, múltipla escolha, baseado em fórmula, resposta curta, relacionamento entre duas colunas e preenchimento de lacunas Interrogação, pergunta, quesito
Revisor Participante responsável por analisar as dúvidas freqüentes e erros comuns na resolução de avaliações, podendo sugerir modificações aos autores
 
Solução Resposta correta de uma questão. Faz parte do gabarito Template [Adriano, 1999]
Sugestão Anotação, criada pelo autor ou pelo instrutor, fornecendo explicações e referências adicionais sobre uma questão Dica
Teste Avaliação formativa, na forma de uma ferramenta ou técnica, destinada a avaliar o desempenho do aprendiz e suas habilidades intelectuais [IEEE, 2000]. Pode ser utilizado para auto-avaliação, por meio de questões objetivas [Adriano, 1999]
 
Tópico O menor elemento de um curso que pode ser atribuído para um aprendiz. Um ou mais tópicos podem formar uma unidade de estudo. Estes dois termos diferem no ponto de vista: "tópico" reflete o ponto de vista do projetista, enquanto "unidade de estudo" baseia-se na perspectiva instrucional [IEEE, 2000] Assignable unit [IEEE, 2000]
Tópico recomendado Tópico que é considerado necessário para melhor compreender um outro tópico. O estudo prévio pode ser obrigatório ou opcional
 
Unidade de estudo Unidade de instrução que inclui conteúdo de aprendizagem e objetivos de aprendizagem associados, podendo conter uma parte de avaliação do aprendiz. É projetada para ser dominada em um esforço contínuo [IEEE, 2000]. Composição de um ou mais tópicos e/ou avaliações. É objeto de estudo de aprendizes e foi criado por autores [Adriano, 1999]. Lição [IEEE, 2000], módulo [Downes, 1997]

Referência Bibliográfica

[Adriano, 1999]
ADRIANO, C. M., DELGADO, A. N., SILVEIRA JR., L. G., BOSNARDO, R. C.CALM Glossary. Agosto, 1999. http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/calm/References/CalmGlossary.html (13 de fevereiro de 2001)
[Downes, 1997]
DOWNES, S. Web-Based Courses: The Assiniboine Model. Setembro, 1997. http://www.atl.ualberta.ca/downes/naweb/am.htm (13 de fevereiro de 2001)
[IEEE, 2000]
IEEE. List of p1484 terms. 2000. http://ltsc.ieee.org/doc/wg3/interactive_glossary/Lp1484.htm (13 de fevereiro de 2001)
[Tarouco, 1999]
TAROUCO, L. M. R. Ambiente de Suporte para Educação à Distância. In: Workshop Informática na Educação. Porto Alegre, 1999. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://penta.ufrgs.br/pgie/workshop/ambiente.htm (13 de fevereiro de 2001)

Glossário de Termos Computacionais