A comunicação escrita


Registros pessoais


Relatórios

Relatórios fazem parte da investigação.

Partes de um relatório de desenvolvimento

Preâmbulo Capa/Título, Resumo, Sumário
Introdução Que fez o autor? Por quê?
Teoria Qual o embasamento usado?
Procedimento Como fez?
Resultados Que foi encontrado?
Discussão Interpretação dos resultados
Conclusões Indicação das principais descobertas
Agradecimentos Quem ajudou?
Referências Detalhes da bibliografia citada
Apêndices  

Artigos

Artigos técnicos devem ser claros e concisos:

Estrutura típica:

  1. Título: deve ser conciso e direto ao ponto.
  2. Resumo/Abstract: sumário do artigo incluindo uma breve descrição do problema, a solução e as conclusões. Referências não devem ser citadas aqui.
  3. Palavras chaves/Keywords: selecionadas de forma a facilitar posteriores buscas automáticas.
  4. Introdução: deve conter o embasamento para o problema, porque ele é importante e o que outros fizeram para resolver este problema. Trabalhos relacionados devem ser descritos e referenciados. A solução proposta pode ser brevemente descrita com explicações no que ela é diferente e superior às outras abordagens. O último parágrafo deve ser um sumário do que será descrito em cada seção que segue.
  5. Modelo do sistema: descrição do modelo proposto de solução, com indicação das assumpções que foram feitas para a resolução do problema. Elas fazem sentido?
  6. Resultados: apresentação dos resultados gerados a partir do modelo proposto. Devem ser comparáveis com dados do mundo real ou pelo menos a outros resultados publicados. Todos os resultados devem ser interpretados --- por exemplo, quando um determinado comportamento está associado ao sistema ou às assumpções do modelo?
  7. Conclusões: resumo do que foi feito e concluído a partir dos resultados. Deve incluir também uma descrição de pesquisas futuras.
  8. Referências: lista dos artigos citados. Havendo escolha, selecione referências que podem ser mais facilmente encontradas (artigo em revista melhor que artigo em conferência, que é melhor que publicações internas, as quais devem ser evitadas).

Eventualmente, apêndices podem complementar ou detalhar material que é desnecessário para a compreensão do artigo mas que pode ser incluído em nome da completude.

As figuras devem ser colocadas imediatamente após referidas no texto. Cada figura deve ser inteligível sem que seja necessário ler o texto; portanto, legendas e definições de símbolos devem estar claras nas figuras.


Teses


O processo de redigir

Pensar, planejar, escrever, rever

Pensar

  1. Considere o título ou os termos de referência
  2. Defina o propósito e o escopo da composição
  3. Verifique o tempo disponível e distribua-o de modo a permitir reflexão, planejamento, redação e revisão
  4. Anote idéias e informações relevantes
  5. Decida o que o leitor precisa saber.

Planejar

  1. Prepare um esboço dos tópicos
  2. Sublinhe os pontos que necessitam de maior ênfase
  3. Selecione um começo impressivo
  4. Numere os tópicos numa ordem lógica
  5. Escolha um final impressivo

Escrever

  1. Se possível, deixe de lado outras atividades e providencie para que não haja interrupções em seu trabalho
  2. Use o esboço dos tópicos como orientação
  3. Escolha títulos apropriados para as várias seções do trabalho;
    não se afaste do assunto de cada uma delas
  4. Comece a escrever e prossiga até completar o primeiro esboço

Revisar

  1. A composição é lida com facilidade?
    Está equilibrada?
  2. Os pontos principais foram devidamente enfatizados?
    Faltou algum ponto essencial?
  3. Existem erros de coerência lógica ou erros de ortografia?
  4. O significado de cada sentença está claro e correto?
  5. As sentenças longas estão bem organizadas?
  6. O trabalho se ajusta às necessidades do(s) leitor(es) quanto a estilo, vocabulário, abreviações, símbolos, nível de conhecimentos matemáticos e ilustrações?
  7. Deixe de lado a composição por algum tempo e torne a revê-la mais tarde.

Nos processos de redação e revisão, há uma série de recomendações que podem ser seguidas para orientar esse trabalho.


Fatores de avaliação de relatórios/teses

  1. Maneira de focalizar o projeto
  2. Amplitude do trabalho
  3. Acuidade no registro de dados
  4. Capacidade de interpretação de resultados de outros pesquisadores e das próprias observações e na formulação de conclusões
  5. Capacidade do estudante de relacionar o trabalho ao que já conhecia
  6. A forma de apresentação do trabalho
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© Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP

Last modified: Thu Dec 2 17:58:13 EDT 1999