A comunicação escrita
- Tipos de comunicações escritas:
- Diretrizes para a comunicação escrita
Registros pessoais
- Escrever ajuda a lembrar
- Anotações em aula
- Registro de trabalhos práticos
- Escrever ajuda a observar
- Atingir descrições precisas
- Auxiliar para o aprendizado
- Escrever ajuda a pensar
- Mecanismo para capturar nossos pensamentos
- Auxílio para determinar o quanto sabemos sobre o assunto
(e descobrir lacunas em nosso conhecimento)
Relatórios
Relatórios fazem parte da investigação.
- Relatórios de andamento são interessante para o orientador
- Auxilia o autor a:
- definir observações adicionais
- contornar perturbações
- ver o projeto como um todo
- perceber quando o trabalho está completo
Partes de um relatório de desenvolvimento
Preâmbulo
| Capa/Título, Resumo, Sumário
|
Introdução
| Que fez o autor? Por quê?
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Teoria
| Qual o embasamento usado?
|
Procedimento
| Como fez?
|
Resultados
| Que foi encontrado?
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Discussão
| Interpretação dos resultados
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Conclusões
| Indicação das principais descobertas
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Agradecimentos
| Quem ajudou?
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Referências
| Detalhes da bibliografia citada
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Apêndices
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Artigos
Artigos técnicos devem ser claros e concisos:
- transmitir idéias e resultados no menor tempo e espaço
Estrutura típica:
- Título: deve ser conciso e direto ao ponto.
- Resumo/Abstract: sumário do artigo incluindo
uma breve descrição do problema, a solução e as conclusões.
Referências não devem ser citadas aqui.
- Palavras chaves/Keywords: selecionadas de forma
a facilitar posteriores buscas automáticas.
- Introdução: deve conter o embasamento para o
problema, porque ele é importante e o que outros fizeram para
resolver este problema. Trabalhos relacionados devem ser
descritos e referenciados. A solução proposta pode ser
brevemente descrita com explicações no que ela é diferente e
superior às outras abordagens. O último parágrafo deve ser um
sumário do que será descrito em cada seção que segue.
- Modelo do sistema: descrição do modelo proposto
de solução, com indicação das assumpções que foram feitas para a
resolução do problema. Elas fazem sentido?
- Resultados: apresentação dos resultados gerados
a partir do modelo proposto. Devem ser comparáveis com dados do
mundo real ou pelo menos a outros resultados publicados. Todos
os resultados devem ser interpretados --- por exemplo, quando um
determinado comportamento está associado ao sistema ou às
assumpções do modelo?
- Conclusões: resumo do que foi feito e concluído
a partir dos resultados. Deve incluir também uma descrição de
pesquisas futuras.
- Referências: lista dos artigos citados.
Havendo escolha, selecione referências que podem ser mais
facilmente encontradas (artigo em revista melhor que artigo em
conferência, que é melhor que publicações internas, as quais
devem ser evitadas).
Eventualmente, apêndices podem complementar ou
detalhar material que é desnecessário para a compreensão do artigo mas
que pode ser incluído em nome da completude.
As figuras devem ser colocadas imediatamente após
referidas no texto. Cada figura deve ser inteligível sem que seja
necessário ler o texto; portanto, legendas e definições de símbolos
devem estar claras nas figuras.
Teses
- Definição:
- proposição que se apresenta para ser defendida,
uma opinião ou posição que alguém sustenta e está
preparada para defender
- trabalho escrito a propósito de um tema,
contribuição que leva a um enriquecimento dos
conhecimentos existentes
- Propósito:
- contribuir para que um problema seja solucionado
- avaliar até que ponto o autor
- domina o assunto
- consegue transmitir suas idéias
- Redação:
- estrutura similar a de um relatório
- voltada para especialistas que julgam o trabalho
- Mestrado: trabalho independente
- Doutorado: trabalho independente original
O processo de redigir
Pensar, planejar, escrever, rever
Pensar
- Considere o título ou os termos de referência
- Defina o propósito e o escopo da composição
- Verifique o tempo disponível e distribua-o de modo a permitir
reflexão, planejamento, redação e revisão
- Anote idéias e informações relevantes
- Decida o que o leitor precisa saber.
Planejar
- Prepare um esboço dos tópicos
- Sublinhe os pontos que necessitam de maior ênfase
- Selecione um começo impressivo
- Numere os tópicos numa ordem lógica
- Escolha um final impressivo
Escrever
- Se possível, deixe de lado outras atividades e providencie para que
não haja interrupções em seu trabalho
- Use o esboço dos tópicos como orientação
- Escolha títulos apropriados para as várias seções do trabalho;
não se afaste do assunto de cada uma delas
- Comece a escrever e prossiga até completar o primeiro esboço
Revisar
- A composição é lida com facilidade?
Está equilibrada?
- Os pontos principais foram devidamente enfatizados?
Faltou algum ponto essencial?
- Existem erros de coerência lógica ou erros de ortografia?
- O significado de cada sentença está claro e correto?
- As sentenças longas estão bem organizadas?
- O trabalho se ajusta às necessidades do(s) leitor(es) quanto a
estilo, vocabulário, abreviações, símbolos, nível de conhecimentos
matemáticos e ilustrações?
- Deixe de lado a composição por algum tempo e torne a revê-la mais
tarde.
Nos processos de redação e revisão, há uma série de
recomendações que podem ser seguidas para
orientar esse trabalho.
Fatores de avaliação de relatórios/teses
- Maneira de focalizar o projeto
- delimitar claramente o problema
- contornar as dificuldades
- Amplitude do trabalho
- considerando prazos disponíveis e escopo do trabalho
- Acuidade no registro de dados
- Capacidade de interpretação de resultados de outros pesquisadores e
das próprias observações e na formulação de conclusões
- Capacidade do estudante de relacionar o trabalho ao que já conhecia
- A forma de apresentação do trabalho
- redação clara
- concisão
- organização
© Ivan Luiz Marques Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP
Last modified: Thu Dec 2 17:58:13 EDT 1999