Teoria da Carga Cognitiva
A memória de trabalho humana é limitada.
Dois mecanismos que podem transpor os limites da memória de trabalho são:
- a aquisição de esquemas, que permite a divisão da informação em unidades significativas;
- a automação do conhecimento, relativo a procedimentos.
A transposição se dá através da alimentação contínua das memórias de longo termo, que são muito detalhadas e poderosas.
Notes:
A Teoria da Carga Cognitiva é devida a John Sweller, psicólogo australiano, da Universidade de New South West.
O ser humano pode manter poucas coisas na memória a cada momento e isto impõe uma restrição fundamental no seu desempenho e na capacidade de aprendizado.
O primeiro mecanismo lida primordialmente com processamento e entendimento de informação. O segundo, com habilidades de aquisição.
A limitação das memórias de trabalho torna difícil a assimilação de múltiplos elementos de informação simultaneamente.
Quando múltiplos elementos de informação interagem, estes devem ser apresentados simultaneamente. Isto impõe uma carga cognitiva pesada sobre o aprendiz da informação, tornando-se uma ameaça ao sucesso do aprendizado.
Altos níveis de interação entre elementos e sua decorrente carga cognitiva podem ser inerentes no conteúdo, por exemplo, o aprendizado de gramática de uma língua inerentemente envolve mais interação entre elementos do que o simples aprendizado de vocabulário.