O Projeto SAPIENS é um esforço multidisciplinar que une pesquisadores das áreas de multimídia, engenharia de software e educação, com o objetivo de analisar e estudar o relacionamento entre o pedagógico (a aprendizagem) e o tecnológico, buscando a harmonização entre ambos os aspectos, no sentido de avançar na direção de melhores ambientes de ensino e aprendizagem.
O primeiro relatório do projeto, datado de dezembro de 1999, apresentou resultados baseados, em sua maioria, em atividades realizadas no âmbito de cada um dos grupos, usando-se as reuniões periódicas para a troca de experiências e ajustes de objetivos.
Assim as atividades foram centradas em dois grandes grupos:
O presente relatório apresenta o resultado das atividades realizadas através de atividades conjuntas que deram continuidade àquelas realizadas durante a primeira fase.
Assim, o Capítulo 2 apresenta, através de situações de teste e avaliação de ambientes, os resultados obtidos em cada área de atividade.
O Capítulo 3, baseado principalmente nas experiências relatadas no capítulo anterior, lança as bases para um Sistema de Aprendizagem baseado nas premissas descritas na Seção 2.1 e fruto de toda a experiência do Projeto.
O último capítulo comenta os principais resultados obtidos, bem como as atividades que devem dar continuidade aos esforços aqui iniciados. É dada ênfase igualmente aos diversos trabalhos de mestrado, doutorado e iniciação científica desenvolvidos no âmbito do projeto, bem como às publicações realizadas no período.
Os apêndices apresentam um resumo curricular de todos os participantes, a versão atualizada do glossário do projeto e um resumo do workshop realizado em São Carlos, em dezembro de 2000, que contou com a participação de pesquisadores externos ao projeto. Ao final é apresentado o conteúdo do CD que acompanha este relatório, contendo uma documentação mais completa, os artigos publicados e o código do protótipo CALM desenvolvido.