Computer-Mediated Communication

Romiszowski, A. & Mason, R.

em Handbook of Research on Educational Communications and Technology, David Jonassen (Ed.), 1996.

Resumo por Carlos J. M. Olguin, julho 2000

Escopo do artigo

Comunicacao Mediada pelo Computador (Computer-Mediated Communication - CMC) é um termo genêrico que está sendo atualmente usado para representar uma variedade de sistemas que permitem que as pessoas se comuniquem com outras através do uso do computador utilizando redes de computadores.

Alguns exemplos são: (i) conferências mediadas por computador; (ii) correio eletrônico; (iii) listas de discussão, etc.

Além da comunicação entre pessoas o uso de CMC dá subsídios para outro tipo de aplicações. Por exemplo, em ambientes de trabalho trabalho colaborativo realizado por pessoas ou grupos que estão separados uns dos outros quer seja por tempo ou distância (CSCW). No contexto de educação e treinamento além de conferências mediadas pelo computador, podem ser mencionadas outras formas de uso tais como: discussões mediadas pelo computador sobre assuntos específicos, seminários mediados por computador dentre outros.

Este tipo de aplicações é o que se considera na análise feita no artigo apresentado. O uso de redes de computadores para acessar bases de dados remotas ou bibliotecas virtuais está fora do escopo deste trabalho. Da mesma forma excluem-se deste trabalho quaisquer variantes de sistemas de aprendizado assitido por computador (Computer-Assisted Learning - CAL) onde os estudantes interagem com o computador mas não necessariamente com outras pessoas. Também excluem-se deste trabalho grupos de, por exemplo, 4 ou 5 pessoas trabalhando juntas para colaborativamente resolver um problema mediante o uso de um computador.

Houve uma tentativa neste artigo de concentrar as análises apresentadas nos contextos de educação superior e de treinamento econômico.

Características da CMC

Uma definição informal de CMC é “comunicação entre diferentes participantes que estão separados em espaço e/ou tempo, mediada por computadores que estão interconectados”.

O computador trouxe algumas características ao processo de comunicação que a maioria das mídias utilizadas anteriormente não oferecia.

  1. Comunicação altamente interativa – capacidade de dar suporte a complexos processos de interação entre participantes.

  2. Comunicação em várias direções (multi-way) – o processo de comunicação é essencialmente em várias direções. No pior dos casos é um processo de duas direções (correio eletrônico entre duas pessoas).

    Um ponto que deve ser considerado é se este tipo de comunicação é sempre desejado num contexto educacional ou não. As vezes os participantes destes sistemas se sentem frustrados ao não poder gerenciar a grande quantidade de mensagens que recebem. Para tentar dar uma solução a este tipo de problema são desenvolvidos ambientes de software baseados em CMC para propósitos educacionais. Outra possibilidade é o uso de ambientes de hipertexto.

  3. Comunicação síncrona vs. assíncrona – através do uso do computador é possível usar os dois tipos de comunicação sendo que cada uma delas pode trazer benefícios dependendo da situação específica.

Surgimento da CMC

Origens

CMC é um dos primeiros modos nos quais o computador tem sido usado no processo educacional. Instituições de pesquisa do governo americano foram conectadas através de uma rede chamada ARPANET a qual tinha sido projetada para oferecer múltiplos caminhos de comunicação entre os vários nós ou locais da rede. Seus sucessores foram a Bitnet e a Internet. Sendo que a internet pode ser vista como sendo uma rede mundial de redes locais tipo ARPANET.

Proliferação

Esta rede poderosa de comunicação se tornou uma ferramenta indispensável para apoio à pesquisa e ao trabalho colaborativo dentro da comunidade científica.

O número de computadores conectados à rede tem dobrado ano a ano e se estima que este fator de crescimento se manterá neste patamar.

Usos corporativos da CMC

Na área de negocios, a CMC está fortemente estabelecida. A maior parte das grandes companhias americanas e europeias alugam ou possuem suas proprias redes de comunicaçao de dados de forma que todos os seus departamentos podem se comunicar efetiva e eficientemente através de mídias eletrônicas.

Alguns exemplos são o uso de correio eletrônico, conferencias mediadas por computador, CSCW entre pessoas ou grupos que podem estar espalhadas em diferentes regiões do pais ou do mundo.

A adoção desta tecnologia se beneficia do baixo custo que as empresas de telecomunicações oferecem para as conexões de negocios.

Usos educacionais da CMC

Em ambientes educacionais a adoção se deve não somente ao fato de possibilitar educação a distancia entre participantes que estão separados fisicamente mas também para comunicação mais eficiente dentro do mesmo campus.

CMC tem sido usado para oferecer (i) cursos inteiros, (ii) algumas unidades de um curso ou (iii) como suporte de forma a enriquecer cursos convencionais.

O problema da adoção de CMC é a sobrecarga de trabalho que o professor tem. Porém vários educadores tem adaptado técnicas de trabalho com grupos pequenos e com pessoas interagindo de forma presencial para serem usadas em ambientes apoiados por computador. Exemplos são: seminários, projetos em grupo, apresentações de grupo, simulações e outros.

O custo decrescente da comunicação eletrônica e o crescente custo com transporte, alimentação, espaço físico, luz e salário do professor fazem com que a educação a distancia através de mídias eletrônicas aumente cada vez mais.

Questões em CMC

Mudança das tecnologias

Índice elevado com que as novas tecnologias de comunicação estão sendo disseminadas.

A incorporação de gráficos, audio, video e no futuro ainda simulações utilizando ambientes de realidade virtual está possibilitando um grande potencial para uma forma mais elaborada de CMC. A maior parte das pesquisas até o momento se concentram no uso de CMC baseado em texto.

Copiar ou inovar

Um aspecto a analizar é se CMC deve ser considerada uma forma alternativa de implementar técnicas de ensino/aprendizado já validadas ou se esta forma de comunicação pode levar à implementação de novas técnicas que ainda não foram utilizadas.

Sinergia tecnologica

Entre as áreas de Ciencia da Computação, Ciencias do conhecimento e Telecomunicações.

Exemplos de possibilidades: (i) Interfaces inteligentes; (ii) Tradução instantanea entre participantes de um mesmo grupo de trabalho. (Torre de Babel) e (iii) Uso de realidade virtual.

Teorias e filosofias cambiantes

Uma discussão atual que afeta o uso de CMC na educação é “construtivismo vs. objetivismo”. A abordagem construtivista está normalmente associada ao uso de CMC. A força que a filosofia construtivista tem nos dias de hoje pode ser um dos fatores que impulsionam CMC.

Uma outra discussão não tão recente é “humanismo vs. mecanisação”. Neste sentido os humanistas vem a interação entre as pessoas que CMC propicia como um elemento importante no uso dos computadores na educação.

Mais pesquisas são necessárias para validar as argumentações colocadas pelos defensores das diversas posições e para poder desenvolver um conjunto de principios que permitam selecionar, projetar e usar ambientes CMC na educação e no treinamento.

Estado na pesquisa em CMC

Fontes de informação em CMC

Desde meados da década do 80 tem aparecido artigos em revistas, embora as primeiras pesquisas sejam da decada de 60 ou antes.

Existem conferencias academicas sobre o assunto que se realizam regularmente.

Vários livros sobre CMC foram editados.

Na atualidade vários anais de congressos e livros sobre CMC são editados anualmente.

Principais questões pesquisadas

Uma grande parte dos primeiros trabalhos escritos sobre a área e alguns atuais exploram o potencial que CMC tem em vez de apresentar resultados de pesquisas. Para se ter uma ideia disto constatou-se que em um levantamento bibliografico sobre CMC realizado em 1991 onde figuravam 400 referencias, somente pouco mais de 10% eram trabalhos de pesquisa.

Os trabalhos de pesquisa sobre CMC podem ser classificados dentro de tres áreas:

  1. Questões gerais – democratização da informação; qualidade do material on-line vs. impresso; impacto na sociedade; aspectos sobre a capacidade, o projeto e o uso do software para CMC.

  2. Questões sobre ensino e aprendizado – conteúdo e objetivos que podem ser tratados atraves de CMC; o processo de interatividade e interação que ocorre; controle do aprendiz vs. controle do sistema; estrategias de aprendizado; efetividade do uso de CMC para propositos educacionais.

  3. Questões de implementação – participação ou não de estudantes e suas atitudes; atitudes e estilos de participação dos instrutores e professores; implementação e administração de sistemas CMC.

Métodos usados

A maior parte dos esforços de pesquisa na area até o momento são surveys realizados atraves de questionarios utilizando para sua distribuição meios eletrõnicos ou convencionais.

Porém, a mais notória omissão nas pesquisas sobre CMC continua a ser a falta de tecnicas analiticas aplicadas ao conteudo das transcrições de conferencias eletronicas.

Extensão da base teórica/de conhecimento

Os usuarios de CMC tendem a proclamar com orgulho os meritos desta tecnologia por uma serie de motivos – acesso, colaboracao, interatividade, auto-aprendizado, etc. – porem poucos destes comentarios se baseiam numa pesquisa rigorosa e sistematica. A pesquisa atual em CMC, como a maior parte da pesquisa em educacao a distancia, se concentra em topicos de relativa importancia dentro de contextos institucionais e nao tem sido feita uma generalizacao para contextos maiores.

Dificuldade do “alvo móvel”

Para agravar a situacao temos o fato de que as mudancas na tecnologia alteram continuamente e enriquecem os sistemas para instrucao que se enquadram dentro do termo CMC. Porem, padroes educacionais convencionais sao replicados usando estas novas tecnologias.

Resultados até a presente data

O que nos dizem as pesquisas em CMC ate o momento?

Aspectos gerais

Acesso democratizado

Aqueles que promovem o uso de CMC, especialmente para educacao a distancia, dizem que esta tecnologia permite maior acesso a educacao a um custo reduzido alcancado areas rurais e permitindo que aqueles que nao podem assistir aulas devido a limitacoes fisicas, a uma vida agitada ou a barreiras institucionais o facam.

Porem outros contra-argumentam dizendo que o uso do computador em geral e acessivel para pessoas ricas ou de um alto poder adquisitivo que vivem em areas urbanas. Outros estudos apontam que em paises em desenvolvimento a tecnologia as vezes acentua ainda mais as diferencas entre pobres e ricos.

Qualidade da informação

Quanto maior e a rede CMC mais rica se torma a fonte de troca de informacoes. Porem, ocorre o que se chama de “depessoalizacao” e assim tem uma chance menor de saber a posicao, a base de conhecimento e a experiencia daqueles com os quais esta se comunicando. Isto pode comprometer a credibilidade das informacoes e das opinioes recebidas.

Impacto social da educação a distancia

Um par de estudos considerou questoes relacionadas com a saude dos estudantes que usam CMC.

Alguns pesquisadores comentaram sobre a possibilidade do CMC construir redes globais ao mesmo tempo que reduziriam relacionamentos basicos tais como familiares e de vizinhanca, proclamando que o uso de CMC poderia alterar os padroes de comunicacao e laborais tornando as interacoes interpessoais menos humanas.

Outros estudos mostram que estudantes que usaram CMC gostaram de usar chat porque se sentiram menos isolados e conseguiram fazer amigos e estabelecer alguns contatos profissionais.

Outro estudo verificou o impacto do uso do computador nas empresas e constatou-se um certo grau de alienacao do trabalhador e uma ruptura dos contatos sociais no local de trabalho.

Impacto intelectual sobre os cursos convencionais

Um estudo sugere que o uso do correio eletronico pode extender as discussoes de classe, facilitar a avaliacao dos estudantes, incrementar a conectividade entre alunos e professores e favorecer tanto social quanto intelectualmente o impacto deste meio de comunicacao.

Projeto do software para CMC

Neste ponto as opinioes estao divididas.

Um estudo aponta que a amigabilidade e a transparencia do sistema em permitir que usuarios de CMC utilizem as funcionalidades do software impacta fortemente as abordagens pedagogicas e a experiencia no uso de CMC.

Outros pesquisadores comentam que questoes de ordem social e pedagogicas tem uma influencia maior para o sucesso na criacao de ambientes de aprendizado.

Um estudo sobre a dinamica numa conferencia educacional via computador realizada usando correio eletronico mostrou que os participantes perderam o “senso da estrutura” da discussao. No final da conferencia descubriu-se que os participantes tinham obtido percepcoes diferentes em termos da visao geral do que tinha sido discutido e decidido. Outro problema encontrado foi a “perda de controle” sobre o que poderia ser discutido.

Descubriu-se tambem que a tarefa de voltar ao assunto de discussao quando a conversa ia por outros caminhos era mais dificil do que numa discussao presencial.

Aspectos educacionais

Questões de ensino/aprendizado

Conteudo e objetivo.

As caracteristicas de CMC, aunque muito cambiantes, ainda direcionam as atividades de comunicacao e instrucao as quais dao suporte.

Um estudo sugere que aqueles assuntos que envolvem discussao, brainstorming, resolucao de problemas, colaboracao e reflexao melhor se encaixam com CMC.

Processos de interatividade e interacao.

A interatividade, ou seja, a capacidade de receber opinioes dos outros participantes da sessao CMC sobre as contribuicoes dadas por uma pessoa, e apontada como sendo a principal vantagem do CMC.

Estrategias de aprendizado.

Um estudo mostrou que as estrategias de aprendizado utilizadas por estudantes usando CMC podiam ser categorizadas em: (i) fazer escolhas, (ii) expresar-se, (iii) interagir em grupo e (iv) organizar informacao.

Outro estudo mostrou que os alunos que participavam de cursos a distancia transferiam abordagens para aprender-a-aprender de outros ambientes educacionais. E que algumas estrategias especificas de CMC utilizadas foram: lidar com multiplas discussoes, lidar com sobrecarga de informacao, assincronismo, ambiguidade textual, e processamento da informacao on-line determinando que contribuicoes fazer.

Controle do aprendiz e controle do sistema.

Alguns proponentes de CMC vem o meio como uma forma de comunicacao emancipatoria que da total controle aos usuarios.

Outro estudo aponta CMC como um excelente meio para estudo auto-dirigido, muito adequado para estudo adulto.

Porem existem alguns problemas que devem ser considerados quando se usa CMC como parte integrante de um curso.

Um deles e a questao do assincronismo. Por um lado, esta caracteristica permite que o estudante decida quando responder ao comentario de outro participante. Isto tem o beneficio de permitir pensar um pouco mais a resposta e tambem escolher o momento mais conveniente para a pessoa responder mas uma dificuldade pode ser a demora para responder dado que os comentarios podem vir num momento onde o estagio da discussao ja e outro.

Outro problema e a distancia dado que introduz algumas dificuldades para controlar a discussao. Quando a discussao sai do assunto inicial e mais dificil voltar ao ponto de partida e, por outro lado, ha o problema em saber quem esta ou nao participando.

Resultados e avaliacao.

Quando comparado CMC com outro tipo de formato de curso (correspondencia, presenciais) um estudo mostrou que os estudantes que usaram CMC obtiveram notas menores que os outros dois grupos sendo que o tempo de estudo usado foi o mesmo.

Outro estudo realizado nas Forcas Armadas americanas mostrou que o grupo que usou CMC obteve notas maiores e apontou que uma vez que os custos de conversao e inicio do curso sao recuperados estes custam um pouco mais da metade dos cursos convencionais.

Questões de implementação

Um estudo apontou que estudantes de pos-graduacao achavam que o correio eletronico era efetivo para trocar informacao academica e de carater social com seus colegas e professores.

Outra pesquisa sobre o uso de conferencia assitida por computador apresentou a opiniao dos estudantes sobre as vantagens e desvantagens do uso desta midia. As vantagens foram: interacao incrementada; acesso a um grupo; o controle sobre o processo educativo; a motivacao, dentre outros. As desvantagens foram: o sobrecarga de informacao; o assincronismo de meio; dificuldade em manter o “fio da meada” da discussao; a perda de sinais visuais da comunicacao; e questoes associadas a saude.

Instrutores e o ensino

Professores.

O papel do professor num curso que usa conferencia via computador e um pouco diferente do instrutor de um curso convencional. A estrutura do curso se torna mais importante e a preparacao abrange a estruturacao das conferencias e os topicos a serem tratados e a determinacao das atividades e dos sub-grupos de trabalho.

O professor deve atuar como facilitador e nao como fornecedor de informacao.

Alguns estudos indicam que o professor gasta o dobro do tempo que ele gastaria num curso convencional para oferecer um curso que usa conferencia assitida por computador.

Administradores.

Implementar um programa de ensino a distancia implica em mudancas de ordem politica nas instituicoes. Poucas instituicoes, porem, reconhecem o esforco adicional e o tempo envolvido em lecionar via CMC mediante um pagamento diferenciado.

Ha um certo consenso que adotar o uso de CMC nao tem como consequencia o corte de custos associados ao ensino mas sim extender o acesso aos cursos, melhorar a qualidade dos cursos atuais e atender a necessidades por ensino flexivel.

Equipe de apoio.

Lecionar atraves de conferencias assistidas por computador requer um alto grau de familiaridade com as caracteristicas e a arquitetura dos sistemas e o treinamento e o suporte aos professores e estudantes e critico para o sucesso de um programa educacional que usa este meio.

Professores com experiencia no uso de computador para fins educativos tem escrito guias mas, na verdade o que acontece e que os professores tem que encontrar seu proprio estilo de trabalho na pratica.

Algumas instituicoes que implementam programas de ensino usando CMC oferecem um sistema de helpdesk para tirar as duvidas que os usuarios possam ter sobre o equipamento e o sistema de comunicacao mas a maioria delas espera que estes ressolvam seus problemas com o proveedor local.

Um olhar ao futuro

Redes de computadores e o futuro da educação e o treinamento

Na medida que as redes de computadores se tornam mais presentes, faceis de usar e poderosas a tendencia em usar redes de comunicacao eletronicas cresce rapidamente. A tendencia e que numero de reunioes com fins educativos ou de treinamento de recursos humanos aumente.

E claro que a rapida expansao no uso de tele-treinamento esta sendo direcionada nao somente pela efetividade do meio mas tambem por fatores economicos.

Novas formas de educação e treinamento

Existem outras pressoes, organizacionais e filosoficas, que estao aumentando a quantidade de autonomia, auto-direcao e responsabilidade que os aprendizes tem em relacao ao seu proprio desenvolvimento e a sua educacao.

Do ponto de vista filosofico existe a visao de que as pessoas deveriam ter um controle maior sobre o que eles aprendem e sobre a forma como eles aprendem.

Dois paradigmas comparados

CMC e visto como sendo capaz de dar suporte aos procedimentos conversacionais e instrucionais.

Tabela 1. Dois paradigmas de aprendizado.

Paradigma


“Instrucao”

“Conversacao”

Objetivos

(porque?)

Especifico

Geral

(saida)


Pre-definido

Negociavel



Produtos

Processos



Padrao

Variavel





Mensagens

(o que?)

Projetado

Criado

(entrada)

(quando?)

Pre-preparado

On-line


(quem?)

Instrutor

Participantes


(quantos?)

Um-para-varios

Varios-para-varios





Interacao

(focado no processo)

Comportamentos

Ideias


(analise)

Associado ao criterio

Conteudo/estrutura


(feedback)

Corretivo

Construtivo


(complexidade)

Uma camada

Camadas relacionadas





Educacao a distancia (exemplos)


Cursos por

correspondencia

Teleconferencia, videoconferencia







CMC


Tendências futuras

O futuro da conferencia assistida por computador e sem duvida alguma um de grandes fussoes: com midia sincrona, com multimidia e com um grande leque de facilidades desktop.

Outra tendencia que tende a continuar sao as conexoes internacionais on-line, por exemplo, entre estudantes que atendem cursos similares em instituicoes diferentes.

A curto prazo a conferencia assistida por computador com interfaces melhoradas terao um mercado crescente e os aprendizes terao que se adaptar cada vez mais ao paradigma interativo e colaborativo.

Uma agenda de pesquisa

Esta secao estabelece os principios organizacionais que considera os aspectos que devem ser investigados de forma a fornecer as respostas necessarias para:

Pesquisa geral: O nivel político

A necessidade de pesquisas mais rigorosas que possam avaliar, com antecedencia, o impacto das potenciais mudancas na sociedade e nos ambientes de trabalho. Isto deveria ser avaliado considerando dois fatores: (i) o impacto direto que as mudancas na sociedade tem sobre a educacao, ou seja, nos objetivos, o conteudo e os metodos de distribuicao; e (ii) de que maneira os novos desenvolvimentos tecnologicos podem oferecer solucoes para alguns dos problemas/desafios atuais ou futuros da educacao.

A predicao do futuro deveria ser considerada uma tarefa continua.

Estes estudos sobre o futuro nao podem ser feitos considerando somente aspectos tecnologicos ou do usuario final. Questoes economicas e politicas influenciam a implantacao de quaisquer tecnologias.

Pesquisa organizacional: O nível estratégico

Os aspectos de pesquisa que requerem atencao estao associados ao planejamento do sistema educacional como um todo, com a CMC vista como uma componente.

Outro aspecto importante a ser estudado diz respeito as estrategias para permitir a disseminacao efetiva do CMC nos sistemas educacionais atuais.

Escalabilidade.

Alguns estudos tem sido feitos com conferencia via computador com grupos de 25 a 50 pessoas. Os resultados mostram quao importante esta midia pode ser do ponto de vista educacional. Porem, nao foi identificado ate o momento um modelo ideal para aplicar estes resultados positivos para grupos maiores (1000 a 5000 estudantes).

Algumas sugestoes sao o uso de “master classes”; por para lecionar o pessoal que normalmente escreve os cursos; o uso das facilidades da WWW integradas as facilidades da conferencia via computador e o treinamento de poucos especialistas que facam o papel de turores de video-conferencias.

Uma serie de usos da video-conferencia se misturam nestas sugestoes: (i) VC usada para ensino (conteudo do curso); (ii) VC usada para acompanhamento do aluno; (iii) VC usada para a distribuicao do curso (artigos, diretivas para o curso) e (iv) VC usada para interagir (entre alunos e professores).

Pesquisa instrucional: O nível tático

Uma das mais importantes areas neste nivel e investigar as aplicacoes potenciais e as metodologias especificas para aprendizado colaborativo.

Uma outra area e o projeto e a avaliacao de ambientes especificos de CMC para poder implementar de forma efetiva tipos particulares de atividades educativas.

Pesquisa de redes: O nível das ferramentas

Neste sentido a pesquisa se concentra na tentativa de encontrar as ferramentas requeridas para por em pratica os planos taticos e estrategicos.