Fundamentos da Animação Modelada por Computador

RESUMO



O campo da Animação por Computador é uma rica área de investigação científica, além de possuir um grande potencial de mercado. De fato, a crescente demanda por profissionais nesta área tem exigido uma expansão do número de pessoas que atuam na área de animação por computador.

Este tutorial tem por objetivo apresentar ao público conceitos relativos ao desenvolvimento de animações por computador. Serão abordados desde as ferramentas matemáticas necessárias para a modelagem de animações até os métodos de implementação de animações, incluindo o projeto dos atores, o desenvolvimento de roteiros, a geração dos quadros de uma animação, etc. Adicionalmente, pretendemos ainda no decorrer do tutorial apresentar exemplos práticos de animações, ilustrando os conceitos apresentados.

Para um correto acompanhamento dos temas a serem desenvolvidos, o público deste tutorial deve dispor de conhecimento básico nas áreas de Computação Gráfica e Cálculo, além de muita criatividade para explorar ao máximo os conceitos apresentados.

A meta fundamental deste curso é estimular o interesse pela área de animação por computador, de forma a ampliar o número de interessados, principalmente alunos de graduação e pós-graduação desenvolvendo atividades nesta área.