Mini-curso: Uma Introdução à Visualização Volumétrica para Diagnóstico de Lesões Cerebrais

[Resumo] [Mini-curso] [Texto Complemento] [Alguns momentos ... ]

Este mini-curso de seis horas de duração foi preparado pela Dra. Clarissa Lin Yasuda e pela Profa. Wu Shin Ting, objetivando a proporcionar aos acadêmicos e profissionais de informática uma visão geral do tema de Visualização Volumétrica Interativa em Aplicações Médicas e a despertar neles o interesse por este tema de grande relevância social e cheio de desafios para os especialistas em tecnlogias digitais. Ele foi ministrado pela Profa. Wu Shin Ting durante o evento de XXXII Jornadas de Atualização em Informática do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação.

Resumo

Acompanhando a tendência do uso de imagens para diagnóstico não-invasivo de uma eventual doença, cresce continuamente o número de aplicativos que assistem os médicos no seu processamento. Alguns deles chegam até desempenhar o papel de um segundo especialista identificando automaticamente, por exemplo, nódulos nos exames mamográficos e radiológicos de tórax. No entanto, por apresentarem uma estrutura complexa, algoritmos de alta sensibilidade e de alta especificidade para análise de imagens do encéfalo ou cérebro são ainda objetos de pesquisa. A intervenção de especialistas é, portanto, imprescindível para interpretá-las corretamente. Uma visualização volumétrica interativa dessas neuroimagens pode auxiliar os médicos a detectarem com maior precisão lesões sutis no espaço nativo do cérebro e facilitar planejamento cirúrgico. Introduzimos este tutorial com uma introdução ao protocolo utilizado pelos médicos no diagnóstico de uma lesão cerebral específica, com foco em suas expectativas em relação a um visualizador interativo de neuroimagens. Em seguida, apresentamos o estado-da-arte da visualização volumétrica exploratória: o algoritmo de ray-casting implementado em unidades de processamento gráfico (GPUs). Mostramos ainda como este algoritmo pode ser modificado para integrar as ferramentas de interação na granularidade de voxels. Concluimos o tutorial com os problemas em aberto e recomendações para projetos futuros.


Mini-Curso

O mini-curso é dividido em três módulos, acompanhado de códigos em C++ para demonstrar as funcionalidades apresentadas:

Quem quiser rever o vídeo apresentado no primeiro módulo do mini-curso, basta clicar aqui. Este vídeo foi editado pelo Wallace Souza Loos.

Os códigos-fonte, em C++, são acompanhados de dois arquivos Makefile.linux e Makefile.win. Eles são, respectivamente, makefile builders dos códigos executáveis para a plataforma Linux e para a plaforma Windows. É necessário, porém, adequar os caminhos das bibliotecas nestes Makefiles:

Adicionalmente, para a plataforma Windows, é imprescindível que seja instalado:

Finalmente, para quem quiser um complilador de C e C++ livre em Windows, instale

Agradecemos ao Prof. Fernando Cendes por ceder 3 arquivos de imagens no formato DICOM para serem utilizados nas demonstrações com fins estritamente acadêmicos.


Texto Complemento

É acompanhado ao mini-curso um texto-complemento. Mesmo após diversas revisões, ainda encontramos erros cujas correções seguem abaixo:


Algns momentos ...

O painel que se encontra na entrada do Centro de Convenções dá boas vindas para todos os participantes!

Graças à aluna do minicurso. Rogéria Nunes, que lembrou tirar fotos, conseguimos registrar uma parte dos participantes no final do minicurso no final da última aula.

No dia seguinte, consegui ainda tirar uma foto com o Prof. Alexandre Braga e o Prof. Alexandere Paes, que junto com uma equipe eficiente, permitiram que o minicurso seja ministrado sem surpresas.

"Esta página, assim como todas as páginas sob esta mesma árvore, não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor."

"This page, as well as all pages under this same tree, is not an official publication from UNICAMP; its content has not been verified and/or edited by this institution. The author is solely responsible by its contents."