Pretty Good Privacy (PGP)

Introdução

O PGP (abreviação de Pretty Good Privacy, ou Muito Boa Privacidade) é um programa de criptografia de chave pública altamente seguro, originalmente escrito por Philip Zimmermann. Nos últimos anos o PGP conquistou milhares de entusiastas em todo o mundo e tornou-se de fato um padrão para a criptografia de correio eletrônico (email) na Internet. Se você não sabe se o PGP é algo de seu interesse, por favor dedique alguns minutos à leitura do texto why you should use PGP por Philip Zimmermman. Outras referências interessantes (essas em inglês) são os textos introduction to PGP , obtido de um workshop sobre o PGP realizado pela Electronic Frontiers Houston. Adam Back escreveu essa história do PGP (inglês).

Plataformas

O PGP está disponível em muitas plataformas diferentes, incluindo versões para Unix, VMS, MS-DOS, OS/2, Macintosh, Amiga, Atari e Archimedes. Não existem versões nativas do PGP para Windows ainda, apesar de alguns shells terem sido desenvolvidos para acrescentar a interface gráfica do Windows à versão para MSDOS.

Últimas versões

As últimas versões gratuitas (freeware) do PGP são 2.6.3 (apenas para os EUA) e 2.6.3i (versão internacional), a qual você pode downloadear daqui. Entretanto, existem muitas outras versões do PGP, incluindo uma variante comercial sob a responsabilidade da ViaCrypt.

Documentação

A documentação do PGP original em inglês, escrita por Philip Zimmermman, está disponível em hipertexto graças à Arne Helme. Jeff Licquia mantém o FAQ on PGP do newsgroup alt.security.pgp e Michael Johnson edita o FAQ Where to Get PGP. Existem também à disposição vários livros sobre o PGP.

Suporte a línguas estrangeiras

Tanto o PGP quanto o Guia do Usuário do PGP foram traduzidos para várias línguas diferentes. Existem também páginas no WWW em outras línguas que não o inglês.

Detalhes jurídicos

Ao contrário do que muita gente parece pensar, o uso do PGP é perfeitamente legal, desde que você escolha a versão correta e tome as precauções necessárias ao obter o programa.

Note que isso é válido apenas do ponto de vista dos autores do programa e da legislação internacional de copyright. O uso de programas como o PGP pode ser ilegal caso seu país proíba a utilização do tipo de criptografia oferecido pelo PGP.

Informações sobre o PGP no WWW

Francis Litterio mantém a WWW Virtual Library of pages on PGP.

Você pode tentar também a tabela local de links sobre o PGP.


Última atualização em 10/06/1997 07:50:06 BRT por Henrique Holschuh, <henriqmh@dca.fee.Unicamp.br>