Inclusão de servlets

Em um servidor Web habilitado para tal, servlets podem ser incluídos em trechos de páginas HTML (com extensão .shtml) usando um tag <SERVLET>. Assim como para applets, um atributo dessa tag é CODE, que identifica o servlet que deve ser invocado. CODEBASE pode ser incluído para carregar servlets desde outros sites. Observe que essa funcionalidade não é padrão, sendo dependente do servidor.

Quando o servidor encontra a tag <SERVLET>, ele substitui todo esse elemento (ou seja, até encontrar a tag </SERVLET>) pela saída obtida da execução do servlet.

Assim como para applets, parâmetros podem ser passados para o servlet através de elementos <PARAM>, especificando atributos NAME e VALUE. No código do servlet, esses parâmetros são obtidos através do método getParameter().

Deve ser observado que, nesse caso, o conteúdo gerado pelo servlet será incluído em alguma página; portanto, o cabeçalho HTTP (por exemplo, com informação sobre o tipo de conteúdo) não deve ser gerado pelo servlet.

Java Server Pages (JSP) é uma extensão de servlets que também permite especificar conteúdo dinamicamente no lado do servidor, com funcionalidade similar àquela da tecnologia ASP (Active Server Pages) da Microsoft.