Clientes RMI

A principal etapa no desenvolvimento de uma aplicação cliente RMI é a obtenção da referência remota para o objeto (remoto) que implementa o serviço desejado. Para tanto, o cliente RMI usa o serviço padrão oferecido pelo mecanismo de registro de nomes de serviços.

Uma vez que a referência remota seja obtida, ela pode ser convertida (downcast) para uma referência para a interface que especifica o serviço. A partir de então, os métodos oferecidos pelo serviço remoto são invocados da mesma forma que ocorre para objetos locais.

Esses exemplos ilustram o desenvolvimento de código cliente em RMI. No primeiro exemplo desenvolve-se um cliente RMI que simplesmente invoca o método reset() através de uma referência remota para o objeto servidor. No exemplo seguinte, o cliente utiliza os métodos para modificar e obter o valor do contador remoto.

Esse exemplo alternativo ilustra a utilização de RMI a partir de um cliente desenvolvido como um applet. Nesse applet, um campo de texto mostra o valor do contador no objeto servidor. Dois botões são fornecidos, um para incrementar o valor mil vezes (Start) e outro para obter o valor atual do contador (Get).