Princípios gerais

No paradigma de arquiteturas de objetos, há três elementos principais. A arquitetura OO fornece uma descrição abstrata do software -- que categorias de objetos serão utilizadas, como estarão particionados e como interagirão. As interfaces são as descrições detalhadas das funcionalidades do software. Finalmente, a implementação é composta por módulos de software que suportam as funcionalidades especificadas nas interfaces.

Elementos da arquitetura de objetos

O uso de interfaces permite isolar a arquitetura de um sistema de sua implementação. Dessa forma, o sistema pode ser construído com um alto grau de independência em relação às implementações específicas de suas funcionalidades, ou seja, é possível substituir implementações específicas com pequeno impacto sobre o sistema como um todo.

A adoção do paradigma de arquitetura de objetos permite também atingir um alto grau de inter-operabilidade através da adoção de uma infra-estrutura padronizada de comunicação entre objetos através das interfaces. Assim, cada componente da arquitetura deve se preocupar apenas em como se dará sua comunicação com a infra-estrutura de comunicação, estabelecida através de um objeto wrapper. Sem essa padronização, seria necessário estabelecer os mecanismos de comunicação com todos os demais componentes do sistema:

Arquitetura de objetos

Em uma arquitetura de objetos, alguma forma deve ser estabelecida para que clientes possam localizar serviços que estão sendo oferecidos. Isso é usualmente oferecido na forma de um serviço básico da plataforma de objetos distribuídos.