Activatable setup

O objetivo do procedimento de setup do serviço é registrar o objeto correspondente à sua implementação junto ao sistema de ativação local, de forma que este saiba como criá-lo ou reativá-lo. A informação solicitada pelo sistema de ativação é encapsulada em um objeto da classe ActivationDesc.

O construtor de Activatable cria o objeto de descrição, quando invocado. Alternativamente, o objeto de descrição pode ser criado explicitamente e registrado no serviço de ativação. Para registrar a informação de ativação de um objeto sem criar uma instância deste objeto usa-se o método estático Activatable.register().

Todo objeto passível de ativação em RMI deve pertencer a um grupo de ativação, associado ao host do servidor do objeto. O grupo, que pode ser o default ou específico de uma aplicação, contém a coleção de objetos "ativáveis" que compartilham o mesmo espaço de endereçamento, executando na mesma máquina virtual.

Assim, antes de criar um serviço ativável, é preciso criar ou especificar o grupo de ativação ao qual ele pertence. Isto é realizado através dos métodos das classes ActivationGroup, ActivationGroupID e ActivationGroupDesc, todas do pacote java.rmi.activation.

Este exemplo ilustra uma aplicação servidora que realiza esse cadastramento para ativação.