Interfaces gráficas com usuários

A construção de uma interface gráfica com usuários em Java começa com a criação de um container , um componente que pode receber outros. Em uma aplicação gráfica autônoma , tipicamente o container usado como base é um frame , enquanto que em um applet o container base é um panel. Em aplicações complexas, qualquer tipo de combinação desses e de outros tipos de componentes é utilizado.

Em uma segunda etapa, os containers da aplicação recebem componentes de interface com usuários , que permitirão apresentar e receber dados aos e dos usuários. Embora seja possível posicionar esses componentes de forma absoluta em cada container, é recomendável que o projetista utilize sempre um gerenciador de layout para realizar essa tarefa, pois deste modo garante-se que a aplicação possa ser executada independentemente das características da plataforma onde será executada.

Finalmente, é preciso especificar quais devem ser os efeitos das ações dos usuários -- tais como um "clique" do mouse ou uma entrada de texto -- quando realizadas sobre cada um desses componentes. Isto se dá através da especificação de classes manipuladoras de eventos , projetadas para a aplicação. Ao associar objetos dessas classes aos componentes gráficos, o projetista determina o comportamento da aplicação.


© Ivan L. M. Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP