Componentes gráficos

Java oferece um amplo conjunto de classes pré-definidas e re-utilizáveis que simplificam o desenvolvimento de interfaces gráficas com usuários (GUI). A raiz desse conjunto de classes gráficas no pacote java.awt é a classe abstrata Component, que representa qualquer objeto que pode ser apresentado na tela e ter interação com usuários. Componentes definidos no pacote Swing têm por raiz a classe JComponent, uma extensão de Component.

Subclasses de Component que são amplamente utilizadas no desenvolvimento de aplicações gráficas incluem os containers, um objeto gráfico que pode conter outros componentes, e os componentes de interface gráfica com usuários.

A classe Component define propriedades e funcionalidades que dizem respeito à manipulação de qualquer componente gráfico em Java. Por exemplo, todo componente tem uma propriedade que é seu tamanho. O método getSize() permite obter as dimensões do componente, expressas na forma de um objeto da classe Dimension -- um objeto dessa classe tem campos públicos width e height que indicam respectivamente as dimensões horizontais e verticais do componente em pixels. Já o método setSize() permite definir a dimensão do componente.

Componentes são objetos que geram eventos, os quais serão relevantes para determinar como cada elemento da GUI irá responder às ações dos usuários. Alguns eventos são genéricos e associados a qualquer tipo de componente, como por exemplo a detecção de eventos de mouse (movimentação, "cliques") e de teclado. Outros estão associados a alguns tipos de componentes, apenas.


© Ivan L. M. Ricarte
DCA/FEEC/UNICAMP

Last modified: Tue Jul 23 14:55:49 BRT 2002