O que é uma classe

Uma classe é um gabarito para a definição de objetos. Através da definição de uma classe, descreve-se que propriedades -- ou atributos -- o objeto terá.

Além da especificação de atributos, a definição de uma classe descreve também qual o comportamento de objetos da classe, ou seja, que funcionalidades podem ser aplicadas a objetos da classe. Essas funcionalidades são descritas através de métodos. Um método nada mais é que o equivalente a um procedimento ou função, com a restrição que ele manipula apenas suas variáveis locais e os atributos que foram definidos para a classe.

Em UML (Unified Modeling Language), a representação para uma classe no diagrama de classes é:

classe

A especificação de uma classe é composta por três regiões:

Nome da classe
Um identificador para a classe, que permite referenciá-la posteriormente -- por exemplo, no momento da criação de um objeto.
Atributos
O conjunto de propriedades da classe. Para cada propriedade, especifica-se:
Métodos
O conjunto de funcionalidades da classe. Para cada método, especifica-se sua assinatura, composta por:

As técnicas de programação orientada a objetos recomendam que a estrutura de um objeto e a implementação de seus métodos devem ser tão privativos como possível. Normalmente, os atributos de um objeto não devem ser visíveis externamente. Da mesma forma, de um método deve ser suficiente conhecer apenas sua especificação, sem necessidade de saber detalhes de como a funcionalidade que ele executa é implementada.