next up previous contents
Next: Classes e Encapsulação Up: Programação Orientada a Objetos Previous: Sobrecarga de nome de   Sumário


Encapsulação

Este capítulo apresenta o início das verdadeiras técnicas de programação orientada a objetos em C ++. O tópico abordado aqui é encapsulação, que é basicamente uma técnica na linha de ``dividir para conquistar.''

Encapsulação é o processo no qual se baseia a formação de objetos. Um objeto encapsulado é muito similar ao conceito de Tipos Abstratos de Dados, suportado em outras linguagens. Encapsulação envolve o uso de classes, e sem encapsulação não há programação orientada a objetos. Há mais em programação orientada a objetos do que encapsulação, mas este é um princípio fundamental.

A idéia por trás de encapsulação é proteger a informação -- código, dados -- por trás de uma barreira, de forma a evitar que programadores usando aquele objeto venham porventura corromper esta informação devido a pequenos enganos a que todos estão sujeitos. Este é o mecanismo conhecido como ocultamento da informação3.1. Outra contribuição é a possibilidade de isolar erros em seções pequenas de código, o que facilita encontrá-los e corrigí-los.



Subsections

Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-06-01